dc.creator | Guerra, Carmem Ariane Filgueira de Medeiros | |
dc.creator | Nunes, Albino Oliveira | |
dc.creator | Pontes, Sandra Renuzia de | |
dc.creator | Santos, Fábio Alexandre Araújo dos | |
dc.date.accessioned | 2024-06-06T19:15:17Z | |
dc.date.available | 2024-01-01 | |
dc.date.available | 2024-06-06T19:15:17Z | |
dc.date.issued | 2020-01-01 | |
dc.identifier.citation | GUERRA, Carmem Ariane Filgueira de Medeiros; NUNES, Albino Oliveira; PONTES, Sandra Renuzia de; SANTOS, Fábio Alexandre Araújo dos. De escola de aprendizes artífices aos Institutos Federais: a transformação na educação profissional brasileira. Educação & Linguagem, Aracati, ano 7, n. 1, p. 40-54, jan./abr. 2020. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-277X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2635 | |
dc.description.abstract | This work aims to discuss the evolution of the Brazilian professional education, based on the
changes in institutionality of the Federal Network of Professional and Technological Education,
since the founding of the School of Apprentices and Artisans, to the current Federal Institutes
of Education, Science and Technology. The research in question is characterized as
documentary and qualitative, and has, as first results, the change in these institutions'
objectives, that go from an assistentialist mission with a "mechanical" character, to institutions
offering various modalities and levels of education, starting to understand professional
education as a strategy of national development, and not as just a tool for labor
professionalization. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação e Linguagem | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação profissional | pt_BR |
dc.subject | Institutos Federais | pt_BR |
dc.subject | Escola de Aprendizes e Artificies | pt_BR |
dc.title | De escola de aprendizes artífices aos Institutos Federais: a transformação na educação profissional brasileira | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.volume | 7 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 40 | pt_BR |
dc.citation.epage | 54 | pt_BR |
dc.description.resumo | RESUMO
Este artigo pretende discutir a evolução da educação profissional brasileira com base nas
mudanças de institucionalidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica desde
a instituição da Escola de Aprendizes e Artífices aos atuais Institutos Federais de Educação,
Ciência e Tecnologia. A pesquisa em questão se caracteriza como documental e qualitativa e
tem como primeiros apontamentos a mudança nos objetivos de tais instituições que passam de
uma missão assistencialista de caráter “mecânico” para instituições com oferta de diversas
modalidades e níveis de ensino passando a entender a educação profissional como uma
estratégia de desenvolvimento nacional e não apenas uma profissionalização de mão-de-obra. | pt_BR |