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dc.creatorGuerra, Carmem Ariane Filgueira de Medeiros
dc.creatorNunes, Albino Oliveira
dc.creatorPontes, Sandra Renuzia de
dc.creatorSantos, Fábio Alexandre Araújo dos
dc.date.accessioned2024-06-06T19:15:17Z
dc.date.available2024-01-01
dc.date.available2024-06-06T19:15:17Z
dc.date.issued2020-01-01
dc.identifier.citationGUERRA, Carmem Ariane Filgueira de Medeiros; NUNES, Albino Oliveira; PONTES, Sandra Renuzia de; SANTOS, Fábio Alexandre Araújo dos. De escola de aprendizes artífices aos Institutos Federais: a transformação na educação profissional brasileira. Educação & Linguagem, Aracati, ano 7, n. 1, p. 40-54, jan./abr. 2020.pt_BR
dc.identifier.issn2359-277Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2635
dc.description.abstractThis work aims to discuss the evolution of the Brazilian professional education, based on the changes in institutionality of the Federal Network of Professional and Technological Education, since the founding of the School of Apprentices and Artisans, to the current Federal Institutes of Education, Science and Technology. The research in question is characterized as documentary and qualitative, and has, as first results, the change in these institutions' objectives, that go from an assistentialist mission with a "mechanical" character, to institutions offering various modalities and levels of education, starting to understand professional education as a strategy of national development, and not as just a tool for labor professionalization.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofEducação e Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação profissionalpt_BR
dc.subjectInstitutos Federaispt_BR
dc.subjectEscola de Aprendizes e Artificiespt_BR
dc.titleDe escola de aprendizes artífices aos Institutos Federais: a transformação na educação profissional brasileirapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMossorópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.volume7pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage40pt_BR
dc.citation.epage54pt_BR
dc.description.resumoRESUMO Este artigo pretende discutir a evolução da educação profissional brasileira com base nas mudanças de institucionalidade da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica desde a instituição da Escola de Aprendizes e Artífices aos atuais Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia. A pesquisa em questão se caracteriza como documental e qualitativa e tem como primeiros apontamentos a mudança nos objetivos de tais instituições que passam de uma missão assistencialista de caráter “mecânico” para instituições com oferta de diversas modalidades e níveis de ensino passando a entender a educação profissional como uma estratégia de desenvolvimento nacional e não apenas uma profissionalização de mão-de-obra.pt_BR


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