dc.creator | Almeida, Danielle Pereira de | |
dc.creator | Sales, Elaine Cristina do Nascimento Sousa | |
dc.creator | Nunes, Albino Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-06-06T19:06:40Z | |
dc.date.available | 2024-01-01 | |
dc.date.available | 2024-06-06T19:06:40Z | |
dc.date.issued | 2022-01-01 | |
dc.identifier.citation | ALMEIDA, Danielle Pereira de; SALES, Elaine Cristina do Nascimento Sousa; NUNES, Albino Oliveira. Questões sociocientíficas: um caminho possível para a promoção da alfabetização científica e tecnológica. Educação & Linguagem, Aracati, ano 9, n. 1, p. 63-74. jan./abr. 2022. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-277X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2634 | |
dc.description.abstract | Scientific and technological advances are present throughout the social sphere, offering
contributions to society, but also losses. Considering these aspects, it is essential to discuss
science and technology in science teaching from a critical, dialogical and interdisciplinary
perspective, in order to enable a citizen education. Thus, this work is theoretical in nature,
weaving discussions about the implications of the use of socio-scientific issues with a CTS
focus as a strategy for promoting scientific and technological literacy. From the development of
this work and in view of the dialogues established between the authors, it became evident that
developing proposals in this area implies a certain complexity. However, it is noteworthy that
even in the face of challenges, this type of approach can cooperate significantly to science
teaching, contributing to the formation of individuals capable of discussing and making
decisions of a scientific-technological nature. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação e Linguagem | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Questões sociocientíficas | pt_BR |
dc.subject | Ciência, Tecnologia e Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização Científica e tecnológica | pt_BR |
dc.title | Questões sociocientíficas: um caminho possível para a promoção da alfabetização científica e tecnológica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.volume | 9 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 63 | pt_BR |
dc.citation.epage | 74 | pt_BR |
dc.description.resumo | Os avanços científicos e tecnológicos estão presentes em toda a esfera social, oferecendo
contribuições para a sociedade, mas também prejuízos. Considerando tais aspectos, torna-se
fundamental discutir sobre a ciência e a tecnologia no ensino de ciências desde uma perspectiva
crítica, dialógica e interdisciplinar, de modo a possibilitar uma formação cidadã. Dessa forma,
o presente trabalho é de natureza teórica e buscou tecer discussões acerca das implicações da
utilização de questões sociocientíficas com enfoque CTS como estratégia para promoção da
alfabetização científica e tecnológica. A partir do desenvolvimento deste trabalho e diante dos
diálogos estabelecidos entre os autores, ficou evidenciado que desenvolver propostas neste
âmbito podem resultar em certa complexidade. Porém, ressalta-se que mesmo perante os
desafios, esse tipo de abordagem pode colaborar de maneira significativa para o ensino de
ciências, contribuindo para a formação de indivíduos capacitados para discutir e tomar decisões
de ordem científico-tecnológicas. | pt_BR |