Mostrar registro simples

dc.creatorAlmeida, Danielle Pereira de
dc.creatorSales, Elaine Cristina do Nascimento Sousa
dc.creatorNunes, Albino Oliveira
dc.date.accessioned2024-06-06T19:06:40Z
dc.date.available2024-01-01
dc.date.available2024-06-06T19:06:40Z
dc.date.issued2022-01-01
dc.identifier.citationALMEIDA, Danielle Pereira de; SALES, Elaine Cristina do Nascimento Sousa; NUNES, Albino Oliveira. Questões sociocientíficas: um caminho possível para a promoção da alfabetização científica e tecnológica. Educação & Linguagem, Aracati, ano 9, n. 1, p. 63-74. jan./abr. 2022.pt_BR
dc.identifier.issn2359-277Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2634
dc.description.abstractScientific and technological advances are present throughout the social sphere, offering contributions to society, but also losses. Considering these aspects, it is essential to discuss science and technology in science teaching from a critical, dialogical and interdisciplinary perspective, in order to enable a citizen education. Thus, this work is theoretical in nature, weaving discussions about the implications of the use of socio-scientific issues with a CTS focus as a strategy for promoting scientific and technological literacy. From the development of this work and in view of the dialogues established between the authors, it became evident that developing proposals in this area implies a certain complexity. However, it is noteworthy that even in the face of challenges, this type of approach can cooperate significantly to science teaching, contributing to the formation of individuals capable of discussing and making decisions of a scientific-technological nature.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofEducação e Linguagempt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectQuestões sociocientíficaspt_BR
dc.subjectCiência, Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.subjectAlfabetização Científica e tecnológicapt_BR
dc.titleQuestões sociocientíficas: um caminho possível para a promoção da alfabetização científica e tecnológicapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMossorópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.citation.volume9pt_BR
dc.citation.issue1pt_BR
dc.citation.spage63pt_BR
dc.citation.epage74pt_BR
dc.description.resumoOs avanços científicos e tecnológicos estão presentes em toda a esfera social, oferecendo contribuições para a sociedade, mas também prejuízos. Considerando tais aspectos, torna-se fundamental discutir sobre a ciência e a tecnologia no ensino de ciências desde uma perspectiva crítica, dialógica e interdisciplinar, de modo a possibilitar uma formação cidadã. Dessa forma, o presente trabalho é de natureza teórica e buscou tecer discussões acerca das implicações da utilização de questões sociocientíficas com enfoque CTS como estratégia para promoção da alfabetização científica e tecnológica. A partir do desenvolvimento deste trabalho e diante dos diálogos estabelecidos entre os autores, ficou evidenciado que desenvolver propostas neste âmbito podem resultar em certa complexidade. Porém, ressalta-se que mesmo perante os desafios, esse tipo de abordagem pode colaborar de maneira significativa para o ensino de ciências, contribuindo para a formação de indivíduos capacitados para discutir e tomar decisões de ordem científico-tecnológicas.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples