dc.creator | Rodrigues, Sarita Cavalcante | |
dc.creator | Nunes, Albino Oliveira | |
dc.creator | Nunes, Albano Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2024-06-06T18:56:52Z | |
dc.date.available | 2024-05-01 | |
dc.date.available | 2024-06-06T18:56:52Z | |
dc.date.issued | 2021-01-30 | |
dc.identifier.citation | RODRIGUES, Sarita Cavalcante; NUNES, Albino Oliveira; NUNES, Albano Oliveira. Um olhar docente sobre as relações ciência, tecnologia e sociedade/ CTS no ensino médio integrado. Educação & Linguagem, Aracati, ano 8 , n. 1, p. 21-32., jan./abr. 2021. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2359-277X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2632 | |
dc.description.abstract | The present article aims to understand the views of teachers on various Federal Institutes campi
about the Science, Technology and Society (STS) relationships, with the goal to understand the
formation of the teacher and pedagogical practice with STS approach, in high school. The
research is of mixed methods with a predominance of qualitative aspects. For such, we
elaborated a data collection instrument with open and closed questions, validated by four
specialists on face validity. Altogether, 70 professors answered the questionnaire, which main
results were the comprehension of the educators' views about the STS relationships, the
formation of students and the implications on approaching these relationships in the classroom. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação e Linguagem | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Institutos Federais | pt_BR |
dc.subject | Ciência-Tecnologia-Sociedade | pt_BR |
dc.subject | Concepções de professores | pt_BR |
dc.title | Um olhar docente sobre as relações ciência, tecnologia e sociedade/ CTS no ensino médio integrado | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Mossoró | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.volume | 8 | pt_BR |
dc.citation.issue | 1 | pt_BR |
dc.citation.spage | 21 | pt_BR |
dc.citation.epage | 32 | pt_BR |
dc.description.resumo | No presente artigo busca-se conhecer as atitudes dos professores dos campi dos Institutos
Federais de Educação, Ciência e Tecnologia do Brasil quanto às relações da ciência, tecnologia
e sociedade (CTS), com a intencionalidade de compreender a formação do professor e prática
pedagógica com enfoque CTS, dentro do ensino médio. A pesquisa é de natureza mista com
predominância de aspectos qualitativos. Para tanto, foi elaborado um instrumento de coleta de
dados com questões abertas e fechadas, validado com quatro especialistas por validação de
face. Ao todo, setenta professores responderam a pesquisa, cujos principais resultados foram a
compreensão das concepções docentes sobre as relações CTS, sobre a formação do educando e
as implicações sobre abordar as relações no ensino. | pt_BR |