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dc.creatorSilva, Maria Edineide
dc.date.accessioned2024-04-30T10:35:39Z
dc.date.available2024-04-30T10:35:39Z
dc.date.issued2024-03-26
dc.identifier.citationSILVA, Maria Edineide. Física e educação inclusiva: um relato de experiência de estratégias para a inclusão de um estudante com TEA. 2024. 29 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Caicó, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2627
dc.description.abstractThe education has undergone many changes over the years. However, we know that inclusive education is still greatly neglected and classroom adaptations are still challenging. Therefore, when speaking of inclusive education, it means including all students, regardless of their specificities, in the classroom. This study aims to analyze pedagogical practices used for teaching Physics in the 1st year of High School, focusing on a student with Autism Spectrum Disorder (ASD). To grasp the topic, it was necessary to provide a brief contextualization on Inclusive Education, Autism, and the use of experiments in Physics Education. Thus, a bibliographic review related to the theme was carried out, highlighting some authors such as Carvalho (2005), Lima (2013), Mantoan (2012), among others. The results showed that when experimental activities were used in the classroom, students had greater engagement and learning, not only the student with disabilities. Therefore, the study demonstrates the importance of using experiments in Natural Sciences Education, and the adaptation of content for a better understanding of teaching and learning.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectEducação inclusiva.pt_BR
dc.titleFísica e Educação Inclusiva: um relato de experiência de estratégias para a inclusão de um estudante com TEApt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1601067097891003pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.contributor.referee2Oliveira, Ednaldo Bernardo de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4610971280639497pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Humanaspt_BR
dc.description.resumoA educação sofreu muitas mudanças ao longo dos anos. No entanto, sabemos que uma educação inclusiva ainda é muito negligenciada e as adaptações em sala de aula ainda são difíceis. Assim, ao falar de educação inclusiva significa incluir todos os alunos, independentemente de suas especificidades em sala de aula. Este estudo tem por objetivo analisar estratégias pedagógicas utilizadas para o ensino de Física no 1° ano do Ensino Médio, com foco em um aluno com Transtorno do Espectro Autismo (TEA). Para se apropriar do tema, foi necessário realizar uma breve contextualização, sobre a Educação Inclusiva, o Autismo e o uso de Experimentos no Ensino de Física. Deste modo, foi realizada uma revisão bibliográfica relacionadas ao tema, ressaltando alguns autores como: Carvalho (2005), Lima (2013), Mantoan (2012), entre outros. Os resultados mostraram que ao ser utilizado atividades práticas em sala de aula, os alunos tiveram um maior entrosamento e aprendizado, não só o aluno com deficiência. Assim, o trabalho mostra a importância da utilização de experimentos no Ensino de Ciências da Natureza, e a adaptação do conteúdo para uma melhor compreensão do ensino-aprendizagem.pt_BR
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