dc.relation.references | ALCANTARA, M.; BRAGA, M. Elementos histórico-culturais para o ensino dos instrumentos ópticos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.34, n.1, p. 109-130, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n1p109. Acesso em: 18 de dez. de 2023.
BATISTA, C.; PEDUZZI, L. Contextualizando conteúdos científicos fundamentais à compreensão docente e estudantil da relação terra-universo sob a lente epistemológica da solução de problemas de Larry Laudan. Investigações em Ensino de Ciências, v.27, n.2, p. 23-56, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.22600/1518-8795.ienci2022v27n2p23. Acesso em: 29 de nov. de 2023.
BATISTA, G.; DRUMMOND, J.; FREITAS, D. Fontes primárias no ensino de física: considerações e exemplos de propostas. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.32, n.3, p. 663-702, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n3p663. Acesso em: 28 de nov. de 2023.
BATISTA, I. O ensino de teorias físicas mediante uma estrutura histórico-filosófica, Ciência & Educação, v.10, n.3, p. 462, 2004. Disponível em: Acesso em: 14 de out. de 2023.
BATISTA, I; COSTA, M. Noções de alunos do ensino médio a respeito da estrutura da matéria: investigação de uma abordagem histórico-didática para o ensino de física de partículas. Revista Eletrónica de Investigación en Educación en Ciencias, v.12, n.2, p. 41-62, 2017. Disponível em: https://www.uel.br/grupo-pesquisa/ifhiecem/arquivos/COSTA2017NocoesDeAlunosDoEnsinoMedioARespeitoDaEstruturaDaM.pdf. Acesso em: 15 de dez. de 2023.
FIÚZIA, L.; GUERRA, A. Controvérsias históricas em torno à ideia de natureza: atividades com imagens. Revista Ensaio, v.16, n.2, p. 125-145, 2014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/JJxX34zPnMjbKJ6xpkFhk8n/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 05 de nov. de 2023.
FREITAS, P.; AUGÉ, P. Ondas eletromagnéticas e visão: material complementar para o ensino médio sob a perspectiva do currículo mínimo do RJ. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v.12, n.1, p. 1-21, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.26843/rencima.v12n1a28. Acesso em: 18 de dez. de 2023.
GALVÃO, M.; RICARTE, I. Revisão sistemática da literatura: conceituação, produção e publicação. LOGEION: Filosofia da lnformação, v.6, n.1, p. 58-59, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73. Acesso em: 21 de ago. de 2023.
GUARNIERI, P. et al. História e filosofia da ciência na educação básica: reflexões a partir da Base Cumum Curricular. ALEXANDRIA: Revista de Educação em Ciências e Tecnologia, v.14, n.2, p. 331-356, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5007/1982-5153.2021.e76590 Acesso em: 29 de nov. de 2023.
GUTTMANN, G.; BRAGA, M. A origem do universo como tema para discutir a natureza da ciência no ensino médio. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.32, n.2, p. 442-460, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2015v32n2p442. Acesso em: 15 de dez. de 2023.
HIDALGO, M.; JUNIOR, Á. Reflexões sobre a inserção da história e filosofia da ciência no ensino de ciências. História da Ciência e Ensino, v.14, n.2, p. 19-38, 2016. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/26106. Acesso em: 01 de dez. de 2023.
JANUÁRIO, M.; MASSONI, N. O uso da argumentação na acepção de Stephen Toulmin articulado à abordagem histórico-epistemológica com enfoque no aluno: um caminho possível para construção da aprendizagem em relatividade. Revista Brasileira de Ensino de Ciências e Matemática, v.4, n.3, p.1268-1286, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.5335/rbecm.v4i3.12906. Acesso em: 29 de nov. 2023.
JARDIM, W.; GUERRA, A. República das letras, academias e sociedades científicas no século XVIII: a garrafa de Leiden e a ciência no ensino. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.34, n.3, p. 774-797, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p774. Acesso em: 03 de dez. de 2023.
JUNIOR, W.; ANDRADE, D.; MESQUITA, N. Visões de cientistas e atividade científica na obra ponto de impacto de Dan Brown: possibilidades de inserção de elementos de história e filosofia das ciências. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.2, n.1, p. 76-98, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-7941.2014v32n1p76. Acesso em: 07 de dez. de 2023.
LIMA, T.; MIOTO, R. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica, Revista Katálysis, v.10, n.esp., p. 37-45, 2007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rk/a/HSF5Ns7dkTNjQVpRyvhc8RR/?lang=pt. Acesso em: 20 de ago. de 2023.
LONDERO, L. O modelo atômico de Bohr e as abordagens para seu ensino na escola média. GÓNDOLA, Enseñanza y Aprendizaje de las Ciencia, v.9, n.1, p. 13-37, 2014. Disponível em: https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=7531136. Acesso em: 02 de dez. de 2023.
MARTINS, A. História e filosofia da ciência no ensino: há muitas pedras nesse caminho. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.24, n.1, p. 112-131, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/6056. Acesso em: 12 de nov. de 2023.
MATTHEWS, M. História, filosofia e ensino de ciências: a tendência atual de reaproximação. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.12, n.3, p. 164-214, 1995. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7084/6555. Acesso em: 14 de nov. de 2023
VALADARES, J. Os modelos investigativos atuais no ensino da física e o recurso à história e filosofiada ciência. In: PEDUZZI, L.; MARTINS, A.; FERREIRA, J. (org.). Temas de história e filosofia da ciência no ensino. Natal: EDUFRN, 2012. p. 1-374. Disponível em: https://ppgect.ufsc.br/files/2012/11/Temas-de-Historia-e-Filosofia-da-Ciencia-no-Ensino1.pdf. Acesso em: 09 de nov. de 2023.
PONTES, G. et al. O papel da história e filosofia no ensino de ciências. In: Congresso Nacional de Educação, 6. Campina Grande, 2019. Anais... Campina Grande: Conedu, 2019. p. 1-12. Disponível em: https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/61513. Acesso: 14 e nov. de 2023.
RAPOSO, W. História e filosofia da ciência na licenciatura em física, uma proposta de ensino através da pedagogia de projetos. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.31, n.3, p. 727-728, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2014v31n3p722. Acesso: 05 de nov. de 2023.
REIS, U.; REIS, J. Os conceitos de espaço e de tempo como protagonistas no ensino de física: um relato sobre uma sequência didática com abordagem histórico-filosófica. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.33, n.3, p. 744-778, 2016. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2016v33n3p744. Acesso: 18 de dez. de 2023.
RIBEIRO, S.; MOREIRA, M. As dificuldades de inserir história e filosofia da ciência na educação básica: percepções a partir do encontro nacional de pesquisa em ensino de ciências. In: Encontro nacional de Ensino de Ciências da Saúde e do Ambiente, 5. Niterói, 2018. Anais... Niterói: Campus da Praia Vermelha/UFF, 2018. p. 1-10.
SILVA, B. Um debate na escola: a história e filosofia da ciência em foco. Física na escola, v.11, n.2, p. 12, 2010. Disponível em: https://www1.fisica.org.br/fne/phocadownload/Vol11-Num2/a051.pdf. Acesso: 11 de nov. de 2023.
SILVA, G.; ERROBIDART, N. Termodinâmica e revolução industrial: uma abordagem por meio da história cultural da ciência. História da Ciência e Ensino, v.19, p. 71-97, 2019. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/hcensino/article/view/41758. Acesso em: 18 de dez. de 2023.
SILVA, H.; MORAES, A. O estudo da espectroscopia no ensino médio através de uma abordagem histórico-filosófica: possibilidade de interseção entre as disciplinas de química e física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v.32, n.2, p. 378-406, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2015v32n2p378. Acesso: 15 de dez. de 2023. | pt_BR |