Mostrar registro simples

dc.creatorAraújo, Gisleyd Niedja de
dc.date.accessioned2024-03-20T10:30:55Z
dc.date.available2024-03-20T10:30:55Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2612
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFigurinospt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectCulturapt_BR
dc.title“Disseram que eu voltei americanizada?”: signos da cultura brasileira nos figurinos da Anitta no processo de sua internacionalizaçãopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2885094514876371pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Juan dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766208302114505pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Aline Gabriel
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5189574591234126pt_BR
dc.contributor.referee2Bottini, Edson Caetano
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9502204015426077pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
dc.description.resumoFigurinos têm sido utilizados por artistas para representar sua cultura e se aproximar de seu público, tendo como exemplo, neste estudo, a cantora Anitta por considera-la uma marca consolidada no Brasil e por atualmente estar empenhada em se promover no mercado exterior. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi identificar os signos da cultura brasileira nos figurinos da Anitta no seu processo de internacionalização. Essa é uma pesquisa descritiva, exploratória e qualitativa, que examinou imagens e videoclipes de três projetos da artista: “CHECKMATE’, ‘Kisses’ e ‘Versions of Me’, através da análise do discurso e da semiótica da cultura. Os resultados apontaram que a Anitta explora a cultura brasileira e seus signos e símbolos sob diversas formas nos seus figurinos, seja de forma sutil ou não, há o toque de brasilidade e há a identidade da Anitta no que ela veste, no que comunica e no modo como se apresenta e promove o lugar de onde vem.pt_BR
dc.relation.referencesCAMPOS, A. Q; LAGO, V. Análise de figurino como produção de moda: um estudo sobre a personagem dumbledore e o arquétipo do mago. Projetica, Londrina, v. 12, n. 2, p. 292- 316, ago. 2021. DOI: 10.5433/2236-2207.2021v12n2p292. Acesso em: 02 jun. 2023 CARDEAL, F. R. de A. Anitta ou Larissa? da Poderosa à Malandra: performatividades e identidades que promovem o empoderamento feminino no funk brasileiro. 81 f. TCC (Graduação) - Curso de Licenciatura em Letras: Português/Espanhol, Departamento de Letras, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/13929?show=full. Acesso em: 07 ago. 2023. CIDREIRA, R. P. A moda como expressão cultural e pessoal. Iara – Revista de Moda, Cultura e Arte. São Paulo, v.3, n.3, p. 227-244, dez. 2010. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistaiara/wp-content/uploads/2015/01/07_IARA_vol3_n3_Dossie.pdf. Acesso em: 01 jun. 2023 FONTANA, F. Técnicas de pesquisa. In: MAZUCATO, T. (org). Metodologia da Pesquisa e do Trabalho Científico. Penápolis: FUNEPE, 2018. (p. 59-78). FREITAS, A. dos S. Um estudo sobre o figurino da cantora Joelma Mendes: a cultura musical paraense e suas influências. In: COLÓQUIO DE MODA – 9a Edição Internacional 3° Congresso de Iniciação Científica em Design e Moda, 12., 2016. Anais [...]. [S.L], 2016. p. 1-15. Disponível em: http://coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20- %202016/COMUNICACAO-ORAL/CO-07-Figurino/CO-07-A-CULTURA-MUSICAL-PARAENSE-E-SUAS-INFLUENCIAS.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023. GODOY, E. V.; SANTOS, V. de M. Um olhar sobre a cultura. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 15-41, jul./set. 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-46982014000300002. Acesso em: 02 jun. 2023. HALL, S. A centralidade da cultura: notas sobre as revoluções culturais do nosso tempo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 22, n. 2. 1997. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/article/view/71361. Acesso em: 5 jun. 2023. IGLECIO, P.; ITALIANO, I. C. O figurinista e o processo de criação de figurino. In: COLÓQUIO DE MODA, 8., 2012, Rio de Janeiro. Anais [...] . Rio de Janeiro: Senai, 2012. p. 1-11. Disponível em: http://coloquiomoda.com.br/anais/Coloquio%20de%20Moda%20-%202012/GT09/COMUNICACAO-ORAL/103760_O_figurinista_e_o_processo_de_criacao_de_figurino.pdf. Acesso em: 02 jul. 2023. LARAIA, R. de B. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed. 2001. LINKE, P. P. A moda, a indumentária, o traje popular e o figurino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DE HISTÓRIA, 6., 2013. Anais [...]. Paraná: Universidade Estadual de Maringá, 2013. p. 1-12. Disponível em: http://www.cih.uem.br/anais/2013/trabalhos/188_trabalho.pdf. Acesso em: 02 jul. 2023. LOTMAN, I. Sobre o problema da tipologia da cultura. In: SCHNAIDERMAN, B. Semiótica russa. São Paulo: Perspectiva, 1979. p. 31-41. MACHADO, I. Concepção sistêmica do mundo: Vieses do círculo intelectual bakhtiniano e da escola semiótica da cultura. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, São Paulo, v. 8, n. 2, p. 136–156, jul./dez. 2013. Disponível em: https://revistas.pucsp.br/index.php/bakhtiniana/article/view/16400. Acesso em: 3 jun. 2023. MACHADO, I. Cultura em campo semiótico. Revista USP, São Paulo, n. 86, p. 157-166, jun./ago. 2010. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revusp/article/view/13822. Acesso em: 3 jun. 2023. OLIVEIRA, M. A. S. A.; CORDEIRO, D. G. D.; RODRIGUES, F. da S. F.; PENA, I. A. de B.; SANTOS, R. S.; SOUZA, V. Cultura Brasileira. Rio de Janeiro: Fundação CECIERJ, 2016. ORLANDI, E. P. Análise do discurso: princípios e procedimentos. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2005. ORTIZ, R. Imagens do Brasil. Sociedade e Estado, [S. l.], v. 28, n. 3, p. 609–633, 2016. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/sociedade/article/view/5840. Acesso em: 4 ago. 2023. REINKE, C. A. Quando as roupas falam: debate sobre a moda como uma forma de linguagem. Revista Prâksis, [S. l.], v. 1, p. 75–84, 2017. DOI: 10.25112/rpr.v1i0.1189. Disponível em: https://periodicos.feevale.br/seer/index.php/revistapraksis/article/view/1189. Acesso em: 1 de jun. 2023. SALES, S. S. P; BATISTA, I. M. S; FERNANDES, R. A. U; ARRAZOLA, L. S. D. O papel do figurino na construção da persona do cantor Ney Matogrosso. Revista de Iniciação Científica, Tecnológica e Artística, São Paulo, v. 7, n. 2, p. 61-82, mar. 2019. Disponível em: http://www1.sp.senac.br/hotsites/blogs/revistainiciacao/wp- content/uploads/2019/03/241_IC_ArtigoRevisado.pdf. Acesso em: 12 jul. 2023. SANTOS, J. L. O que é cultura. São Paulo: Brasiliense, 2006 SCHOLL, R. C.; DEL-VECHIO, R.; WENDT, G. W. Figurino e Moda: Intersecções entre criação e comunicação. In: CONGRESSO DE CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO NA REGIÃO SUL. 10., 2009, Blumenau. Anais [...] . Blumenau, 2009. p. 1-15. Disponível em: http://www.intercom.org.br/papers/regionais/sul2009/resumos/r16-0855-1.pdf. Acesso em: 02 jul. 2023. SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2013. SILVA, P. V. F. O show da poderosa: um estudo de caso sobre a carreira da cantora Anitta. 66 f. TCC (Graduação) - Curso de Comunicação Social, Com Habilitação em Publicidade e Propaganda, Departamento de Audiovisual e Publicidade e Propaganda, Universidade de Brasília, Brasília, 2017. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/19627/1/2017_PaulaVieiraFelixdaSilva.pdf. Acesso em: 13 fev. 2023. SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F. P. A PESQUISA CIENTÍFICA. In: GERHARDT, T. E.; SILVEIRA, D. T. (Org.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. SOUSA, R. P. L.; GOMEZ, L. S. R.; CAMPOS, A. Q. O sistema cultural da moda. Alceu: Revista de Comunicação, Cultura e Política, Rio de Janeiro, v. 14, n. 27, p. 33-47, jul./dez. 2013. THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna: Teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petropólis: Vozes, 2009. VELHO, A. P. M. A semiótica da cultura: apontamentos para uma metodologia de análise da comunicação. Revista de Estudos da Comunicação, Curitiba, v. 10, n. 23, p. 249-257, set./dez. 2009. Disponível em: https://periodicos.pucpr.br/estudosdecomunicacao/article/view/22315. Acesso em: 3 jun. 2023. VIEIRA, G. R. R. Um diálogo entre a cultura local e o design de moda. 2017. 205 f. Dissertação (Mestrado) Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017. Disponível em: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/25425. Acesso em: 01 jun. 2023.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples