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dc.creatorMenezes, Maria Isabel Pereira
dc.date.accessioned2024-03-19T11:09:19Z
dc.date.available2024-03-19T11:09:19Z
dc.date.issued2023-12-19
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2608
dc.description.abstractHailing from Honório Gurgel - a suburb of Rio de Janeiro/Brazil, Anitta has a particular aesthetic and uses her costumes as a visual identity strategy to promote her culture, making it possible to see her as an artist who imprints the synergy between fashion, culture and Brazilianness. The aim of this study was to analyse Anitta's costumes as a semiotic representation of Brazilian culture. This is a descriptive and exploratory study with a qualitative approach, in which costumes from the albums "Anitta", "Ritmo Perfeito" and "BANG" were analyzed. For the data analysis stage, semiotic analysis was adopted, focusing on the semiotics of culture. The research made it possible to visualize the phases that make up Anitta's career, allowing us to observe the artist's evolution not only musically, but also culturally, at a time when she leaves the stereotype of the favela and begins to reach other people as a visual identity and reference in the music and fashion scene.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFigurinopt_BR
dc.subjectCultura brasileirapt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.titleA sensação da favela: análise de figurinos da cantora anitta como materialização semiótica de representação da cultura brasileira antes do processo de internacionalização de sua carreirapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3269828877597872pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva , Juan dos Santos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766208302114505pt_BR
dc.contributor.referee1Freire, Aline Gabriel
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5189574591234126pt_BR
dc.contributor.referee2Bottini, Edson Caetano
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9502204015426077pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEngenhariaspt_BR
dc.description.resumoAdvinda de Honório Gurgel – subúrbio do Rio de Janeiro/Brasil, Anitta é detentora de uma estética particular e que utiliza dos figurinos como estratégia de identidade visual, para promover sua cultura, sendo possível vislumbrá-la como uma artista que imprime a sinergia entre moda, cultura e brasilidade. O objetivo desse estudo consistiu em analisar os figurinos da Anitta como materialização semiótica de representação da cultura brasileira. Este é um estudo com tipologia descritiva e exploratória e abordagem qualitativa, no qual foram analisados figurinos referentes aos álbuns: “Anitta”, “Ritmo Perfeito”, e “BANG”. Para a etapa de análise dos dados, adotou-se a análise semiótica, tendo como enfoque a semiótica da cultura. A pesquisa permitiu visualizar as fases que constroem a carreira da Anitta, podendo observar a evolução não só musical, como também cultural da artista, em um momento que sai do estereótipo da favela e começa a atingir outras pessoas como uma identidade visual e referencial no cenário da música e da moda.pt_BR
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