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dc.creatorAndrade, Maria Adilina Freire Jerônimo de
dc.date.accessioned2024-01-19T14:24:44Z
dc.date.available2024-01-19T14:24:44Z
dc.date.issued2023-08-03
dc.identifier.citationANDRADE, Maria Adilina Freire Jerônimo de. As instituições de aprendizagem de ofícios durante o período joanino no Brasil : formação de artistas e artífices no Rio de Janeiro. Orientador: José Mateus do Nascimento. 2023. 135 f. Tese (Doutorado em Educação Profissional) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2580
dc.description.abstractThe present research addresses the craft learning institutions created during the Johannine period in Rio de Janeiro, from 1809 to 1819. It aims to investigate these educational institutions for learning crafts in the quest to understand the training of apprentice artists and apprentices at that time. It is inserted in the theme of the history of professional education in Brazil, setting up a historical research. As for the methodology, aspects of the evidentiary method, by Carlo Ginzburg, were used in which the main sources were manuscripts, creation-decrees and newspapers of the time. For discussion and dialogue of the investigation it is based on Carlo Ginzburg (1989); Celso Fonseca (1961); Certeau (1982); Cunha (2000); Foucault (1999); Frago and Augustin (2001); Julia (2001); Le Goff (1990); Magalhães (2004); Manfredi (2002); Maria Ciavatta (2015); Rampazzo (2005); Chartier (1990). The study demonstrates that the acts of D. João VI during the Johannine period in Brazil configured actions for the establishment of the apprenticeship of trades. The institutions called Colégio das Fábricas and Companhia de Artífices do Arsenal do Army were created with the purpose of developing, in the privileged place of the workshop, the training of apprentices in the mechanical arts from the first decades of the 19th century onwards.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstituições de Ensino Profissional.pt_BR
dc.subjectAprendizagem de Ofíciospt_BR
dc.subjectPeríodo Joanino no Brasil Instituições de Ensino Profissionalpt_BR
dc.subjectProfessional education institutionspt_BR
dc.subjectLearning raftspt_BR
dc.subjectJohannine period in Brazilpt_BR
dc.titleAs instituições de aprendizagem de ofícios durante o período joanino no Brasil: formação de artistas e artífices no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1754953938247812pt_BR
dc.contributor.advisor1Nascimento, José Mateus do Nascimento
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9176401714554967pt_BR
dc.contributor.referee1Stamatto, Maria Inês Sucupira
dc.contributor.referee2Lima, Artemilson Alves de
dc.contributor.referee3Paiva, Marlúcia Menezes de
dc.contributor.referee4Medeiros Neta, Olivia Morais de
dc.contributor.referee5Perez, Valentín Martinez-Otero
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.programOutropt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEducaçãopt_BR
dc.subject.cnpqEducação Profissionalpt_BR
dc.description.resumoA presente pesquisa aborda as instituições de aprendizagem de ofícios criadas durante o período joanino no Rio de Janeiro, com recorte dos anos de 1809 a 1819. Tem como objetivo investigar essas instituições educativas de aprendizagem de ofícios na busca de compreender a formação de aprendizes artistas e artífices nessa época. Está inserida na temática da história da educação profissional no Brasil, configurando uma pesquisa histórica. Quanto à metodologia, foram utilizados aspectos do método indiciário, de Carlo Ginzburg, em que as fontes principais foram manuscritos, decretos-criação e jornais da época. Para discussão e diálogo da investigação, fundamenta-se em Carlo Ginzburg (1989); Celso Fonseca (1961); Certeau (1982); Cunha (2000); Foucault (1999); Frago e Augustin (2001); Julia (2001); Le Goff (1990); Magalhães (2004); Manfredi (2002); Maria Ciavatta (2015); Rampazzo (2005); Chartier (1990). O estudo demonstra que os atos de D. João VI durante o período joanino no Brasil configuraram ações para o estabelecimento da aprendizagem de ofícios. As instituições denominadas Colégio das Fábricas e Companhia de Artífices do Arsenal do Exército foram criadas com o propósito de desenvolver, no lugar privilegiado da oficina, a formação de aprendizes das artes mecânicas a partir das primeiras décadas do século XIX.pt_BR
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