dc.description.resumo | No tocante à rede supermercadista na atualidade, percebe-se que o comércio varejista vem passando por muitas transformações: aumento da concorrência, reestruturação patrimonial dos grandes grupos econômicos e rápida assimilação de inovações organizacionais e tecnologias [...] (IBGE, 2007, citado por TOALDO; SOBRINHO;
CAMARGO, 2009, p. 453). E é no momento de se diferenciar entre a concorrência e garantir sucesso, que um bom planejamento de “layout” faz a diferença em uma empresa. Perceptivamente, como a gestão do layout pode influenciar as atitudes do consumidor que, por sua vez, estão relacionadas ao desempenho lucrativo da empresa? Contudo, a devida importância do tema condiz com o motivo de sua escolha, para estudo: buscar contribuir e atualizar com os serviços de empresas, organizações, etc. Com isso, obtém se um melhor aproveitamento dessas entidades na prática, tendo em vista as atuais necessidades informacionais de cada público por qual é envolto/abrange/atende. E ainda, com a orientação do profissional da área, pode ser feito um novo planejamento e/ou reorganização de layout proposto para melhor desempenho, mostrando e trazendo um resultado benéfico e inovador para a empresa, esperando ainda, um feedback desta, através de questionários, se a intervenção for aceita ou não. Os dados serão obtidos ao observar, na prática, o comportamento de clientes numa amostra de empresa/ambiente. Posteriormente, tais dados ajudarão a propor uma
reorganização prática conseguinte de uma análise competente, aproveitando o estudo para obter-se melhoria na relação dessa ciência com o meio comercial, levando em conta possíveis exigências do empresário.O layout é o arranjo de vários pontos de uma organização nos espaços de um trabalho, onde interfere napreocupação de interagir a pessoas no ambiente de trabalho, seguindo a natureza da atividade desempenhada, das matérias primas, máquinas e móveis (CURY, 2007).Os clientes precisam de estímulos para ir comprar em uma determinada loja e o layout precisa cativá-lo para que o mesmo
permaneça no interior da loja por mais tempo (SOUSA, 2002). De modo geral, analisar a percepção de influência do layout nas atitudes do consumidor dentro da empresa supermercadista. Diante disso, a análise de layouts que fora realizado nesta pesquisa visa observar a influência destes nas atitudes do consumidor interferindo no desempenho das empresas supermercadistas, com o objetivo de mostrar uma abrangência não somente pelo ordenamento do arranjo físico em si, mas também a imposição do consumidor perante o que está disposto de fato. | pt_BR |