dc.description.resumo | Desde o seu surgimento o homem mantém uma relação com a natureza. Porém, o que outrora visou exclusivamente sua sobrevivência veio se modificando. Foi a partir da Primeira Revolução Industrial, com o extrativismo insustentável dos recursos naturais, que se passou a ter progressivos níveis de degradações ambientais sobre os ecossistemas terrestres. Nesse sentido, a pesquisa traz à discussão a problemática sobre um dos biomas menos estudados, sendo por isso desde o Brasil colônia um dos mais explorados em seus recursos naturais: o Domínio Fitogeográfico da Caatinga, encontrado exclusivamente em nosso país. No que tange a área de abrangência da Caatinga no território brasileiro, percebe-se a dicotomia das pesquisas sobre tal questão e a falta de interesse tanto da ciência, como da população, o que tem provocado à Caatinga uma série de adversidades ambientais, sociais e econômicas. Ainda hoje, grande parte da população utiliza os recursos da biodiversidade para sobreviver, como por exemplo o desmatamento de grandes áreas de Caatinga para produção da lenha por famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesse sentido, é essencial enaltecermos o Domínio Fitogeográfico da Caatinga como fonte de conhecimento, sua importância para a biodiversidade global e para as comunidades que dela dependem para a sua sobrevivência. A Educação Ambiental (EA), fruto dos movimentos ambientais, se propõe a ser a ferramenta norteadora que tem por finalidade reajustar a relação homem-natureza, suscitar atitudes que co-responsabilizem a sociedade quanto ao cuidado com o meio ambiente. Assim, esta pesquisa tem como objetivo relatar as ações de Educação Ambiental que fizeram parte do projeto de Extensão intitulado “Arborização urbana com espécies nativas da Caatinga como prática de Educação Ambiental no Bairro Cohab, Macau, RN,” promovido pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) – Campus Macau. Dentre as atividades do projeto, para enfatizar a importância da Caatinga foram desenvolvidas ações de EA na escola professora Maura de Medeiros Bezerra, no bairro COHAB, Macau – RN, com estudantes das séries iniciais e finais utilizando estruturas das plantas da Caatinga, com a produção de desenhos, exposição de sementes e plantio das mudas da Caatinga na escola, entre outras ações, descritas no decorrer desta pesquisa. Além disso, durante as ações de EA na escola foram plantadas 12 espécies nativas, entre frutíferas e ornamentais do Domínio Fitogeográfico da Caatinga que futuramente propiciará a arborização urbana à aquele ambiente. Pensando no contexto climático da região semiárida, com temperatura média entre 25ºC a 30ºC diariamente, foram realizadas ações de plantio de espécies nativas no canteiro do bairro COHAB, e nas dependências internas e externas do IFRN - Campus Macau. Também houve a visita de escolas de outros munícipios e eventos que promoveram atividades de educação ambiental sobre o Bioma Caatinga e doações de mudas nativas com o objetivo de propogar a instalação da arborização urbana e contribuir para a minimização dos impactos ambientais provocados pela supressão da vegetação nativa. Sendo assim, este trabalho acadêmico visa contribuir e chamar a atenção da comunidade de modo geral para a importância do Bioma Caatinga para a região, onde práticas de EA desenvolva o preservar, conservar da biodiversidade local por meio da arborização urbana com plantas nativas na escola professora Maura de Medeiros Bezerra, e áreas adjacentes. | pt_BR |