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dc.creatorFreitas, Alana Cristina da Silva
dc.date.accessioned2023-11-03T22:43:02Z
dc.date.available2019-03-31
dc.date.available2023-11-03T22:43:02Z
dc.date.issued2019-01-09
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2520
dc.description.abstractThe web accessibility is a theme of great importance that has its place in treaties, conventions and events held in Brazil and in the world. Accessibility on the web has guidelines, regulations and legislation aimed at it, but it is noticeable that many websites and portals do not comply with these documents, which may make them inaccessible to people with disabilities. This work aimed to analyze 30 websites and portals divided into different categories with three analysis tools - Total Validator, ASES and Access Monitor -, quantify and calculate the results statistically, inform the degree of accessibility and propose advances and improvements to make the web increasingly accessible. In the methodology, the sites were selected and separated into six categories: public education institutions of Rio Grande do Norte, e-commerce, airlines, Northeastern region newsletters, portals of federal institutions of higher education of Distance Learning (EAD) Northeast and public and private banks. From the tests, the data were collected, quantified and statistically calculated. The Accessibility Index calculation was also developed and applied considering the errors found and the accessibility items required by the Web Content Accessibility Guidelines (WCAG) and eGovernment Accessibility Model (e-MAG) . In the results obtained it was noticed that none of the sites were in compliance with the requirements of the regulatory documents. This can lead to barriers and access difficulties for people who have limitations and need the assistance of assistive technologies or resources present on the sites. It has also been realized that the tools have limitations and that their results may not be totally reliable.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAcessibilidade na webpt_BR
dc.subjectPessoas com deficiênciapt_BR
dc.subjectFerramentas de análisept_BR
dc.titleAcessibilidade na web: um comparativo entre validadores e análise de páginas webpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6468064152478232pt_BR
dc.contributor.advisor1Pereira, Jeferson Queiroga
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6835839771548646pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Moreira, Irlan Arley Targino
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/200183254291437pt_BR
dc.contributor.referee1Pereira, Jeferson Queiroga
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6835839771548646pt_BR
dc.contributor.referee2Moreira, Irlan Arley Targino
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4861396173974431pt_BR
dc.contributor.referee3Linhares, Leandro Luttiane da Silva
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2692012987625830pt_BR
dc.contributor.referee4Lima, Tiago Pessoa Ferreira de
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/4861396173974431pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPau dos Ferrospt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA acessibilidade na web é um tema de grande importância que tem seu espaço em tratados, convenções e eventos realizados no Brasil e no mundo. A acessibilidade na web conta com documentos de diretrizes, regulamentações e legislações voltadas para ela, porém é perceptível que muitos sites e portais não atendem a esses documentos, o que pode torná-los inacessíveis para pessoas com deficiência. Este trabalho teve como objetivo analisar 30 sites e portais divididos em categorias diferentes com três ferramentas de análise - Total Validator, ASES e Access Monitor -, quantificar e calcular os resultados estatisticamente, informar o grau de acessibilidade e propor avanços e melhorias para tornar a web cada vez mais acessível. Na metodologia, os sites foram selecionados e separados em seis categorias: instituições de ensino públicas do Rio Grande do Norte, e-commerce, linhas aéreas, noticiários da Região Nordeste, portais de instituições federais de educação superior de Ensino à Distância (EAD) do Nordeste e bancos públicos e privados. A partir dos testes, os dados foram colhidos, quantificados e calculados estatisticamente. Também foi desenvolvido e aplicado o cálculo de Índice de Acessibilidade considerando os erros encontrados e os itens de acessibilidade exigidos pelas Diretrizes de Acessibilidade para Conteúdo Web (WCAG, do inglês Web Content Accessibility Guidelines) e Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico (e-MAG). Nos resultados obtidos percebeu-se que nenhum dos sites estavam em conformidade com as exigências dos documentos de regulamentação. Isto pode acarretar barreiras e dificuldade de acesso a pessoas que possuem limitações e que precisam do auxílio de tecnologias assistivas ou recursos presentes nos sites. Percebeu-se também que as ferramentas possuem limitações e que seus resultados podem não ser totalmente confiáveis.pt_BR
dc.relation.referencesAUCHARIYABUT, Sittiporn; LIMPIYAKORN, Yachai. Improving Web Accessibility for Visually Impaired with Open Source Browser Extension. International Journal of Software Engineering and its Applications, v. 8, n. 1, p.457-468, jan. 2014. BACH, Catharine Ferreira; FERREIRA, Simone Bacellar Leal; SILVEIRA, Denis. Avaliação de acessibilidade na web: estudo comparativo entre métodos de avaliação com a participação de deficientes visuais. In: XXXIII Encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, São Paulo, 2009. BACK, Catharine F. et al. Diretrizes de acessibilidade: uma abordagem comparativa entre WCAG e e-MAG. In: V Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, Brasília, 2009. BERSCH, Rita. Introdução à tecnologia assistiva. Porto Alegre: Assistiva - Tecnologia e Educação, 2017. BITTAR, Thiago Jabur; FARIA, Fernanda Bontempo; AMARAL, Leandro Agostini do. 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