dc.creator | Araújo, Amanda | |
dc.date.accessioned | 2023-10-06T18:26:46Z | |
dc.date.available | 2023-10-06T18:26:46Z | |
dc.date.issued | 2022-08-29 | |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, Amanda Emmyle Lopes de. O PIBID e a formação docente inicial no curso de letras – espanhol do IFRN: experiências no ensino remoto. Orientadora: Carla Aguiar Falcão. 2022. 39 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Espanhol) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2497 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PIBID; Formação docente; Ensino remoto. | pt_BR |
dc.title | aújo, Amanda Emmyle Lopes de. A663p O PIBID e a formação docente inicial no curso de letras – espanhol do IFRN: experiências no ensino remoto | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7737324860079195 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Falcão, Carla | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7568583885893731 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho teve como objetivo analisar as experiências no ensino remoto dos alunos
do curso de Letras - Espanhol do Instituto Federal do Rio Grande do Norte a partir das práticas
do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à docência (PIBID). Em termos
metodológicos, após o levantamento bibliográfico, aplicou-se a 16 bolsistas do PIBID um
questionário eletrônico contendo sete perguntas, no qual foi possível investigar as contribuições
do PIBID para a formação docente, as dificuldades encontradas no programa de forma remota
e a visão da sala de aula que o programa proporciona. Como resultado, constatou-se que apesar
das dificuldades do ensino remoto relatadas pelos bolsistas, o programa institucional de bolsas
de iniciação à docência manteve o seu objetivo, contribuindo para a formação docente inicial e
criando oportunidades para a participação e desenvolvimento de experiencias metodológicas,
os tornando, assim, mais preparados para a prática docente cotidiana. | pt_BR |