dc.creator | Silva, José Antonio | |
dc.date.accessioned | 2023-10-05T18:52:05Z | |
dc.date.available | 2023-10-05T18:52:05Z | |
dc.date.issued | 2023-08-01 | |
dc.identifier.citation | SILVA, José Antonio. Proposta de produto educacional: cartilha como metodologia de ensino sobre a educação ambiental do bioma caatinga no ensino fundamental anos finais em Ipanguaçu/RN. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Tecnologia em Agroecologia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2494 | |
dc.description.abstract | This work proposes the use of an educational product, an interactive booklet, as a didactic
resource for teaching and learning about Environmental Education in the Caatinga biome. The
educational product was developed on the basis of a learning diagnosis questionnaire with
students from the 8th and 9th grades of the Escola Municipal Professora Francisca da Salete
Ribeiro Barreto in the municipality of Ipanguaçu/RN. The booklet covers fauna, flora,
medicinal potential, native bees and global warming, all of which are laid out in such a way
that students can reflect on the local reality. It features clickable items, directing students to
websites and news articles that will help them delve deeper into the subject. The Caatinga
Quiz app, which offers quizzes and memory games about the Caatinga, was used to check
learning and fix the content. As a methodology for validating the booklet, an evaluation
questionnaire was administered to the teachers. According to the teachers' evaluation, this
product, previously planned and adapted to the students' reality, is a resource that contributes
to training students, who are capable of making transformations on the spot through conscious
actions. There was also a deficiency in the students' perception of the Caatinga biome, as they
didn't show any knowledge of simple aspects or made confusions with situations and practices
from their own lives that weren't related to the subject. When asked about their perception of
the importance of preserving the caatinga biome, only 11 of the 65 students interviewed were
able to answer. With regard to the native bees of the caatinga, 52.3 said they knew them and
47.7 said they didn't. When they were asked to name the species they knew, they confused
wasps and bees and the species most often mentioned was the Africanized honeybee Apis
mellifera, popularly known to them as the Italian bee. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Bioma caatinga | pt_BR |
dc.subject | Cartilha interativa | pt_BR |
dc.title | Proposta de produto educacional: cartilha como metodologia de ensino sobre a educação ambiental do bioma caatinga no ensino fundamental anos finais em Ipanguaçu/RN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9195156873250070 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Alves, Sandra Maria Campos | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6487313935953110 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ipanguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho propõe a utilização de produto educacional, cartilha interativa como recurso
didático no ensino e aprendizagem da temática Educação Ambiental do bioma Caatinga. O
produto educacional foi elaborado a partir de questionário diagnóstico de aprendizagem com
alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais, das séries 8º e 9º anos, da Escola Municipal
Professora Francisca da Salete Ribeiro Barreto no município de Ipanguaçu/RN. A cartilha
expõe conteúdo da fauna, flora, potencial medicinal, abelhas nativas e aquecimento global,
todos os assuntos estão dispostos de forma que aluno consiga refletir sobre a realidade local.
Apresenta itens clicáveis, sendo o aluno direcionado para sites e matérias jornalísticas que o
ajudarão se aprofundar no assunto. Utilizou-se para verificação de aprendizagem e fixação do
conteúdo o Aplicativo Caatinga Quiz que dispõe de Quizzes e jogos da memória sobre a
Caatinga. Como metodologia para validação da cartilha, foi aplicado com os professores,
questionário de avaliação. Observou-se conforme a avaliação dos professores que este
produto previamente planejado e adaptado a realidade dos alunos é um recurso que colabora
na formação do aluno, capaz de realizar transformações in loco através de ações conscientes.
Também foi verificado uma deficiência na percepção do bioma Caatinga pelos alunos, não
demonstrando conhecer aspectos simples ou realizando confusões com situações e práticas de
suas vivências que não está relacionado ao tema exposto. Quando questionados sobre a
percepção da importância de preservar o bioma caatinga somente 11 dos 65 alunos
entrevistados souberam responder. Sobre as abelhas nativas da caatinga 52,3 disseram
conhecerem e 47,7 relataram não conhecer e quando foi pedido para citarem as espécies que
conheciam apresentaram uma confusão entre vespas e abelhas e a espécie mais citada foi a
Apis melífera africanizada, popularmente conhecida por eles como abelha italiana. | pt_BR |