Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, José Antonio
dc.date.accessioned2023-10-05T18:52:05Z
dc.date.available2023-10-05T18:52:05Z
dc.date.issued2023-08-01
dc.identifier.citationSILVA, José Antonio. Proposta de produto educacional: cartilha como metodologia de ensino sobre a educação ambiental do bioma caatinga no ensino fundamental anos finais em Ipanguaçu/RN. 2023. 45 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Tecnologia em Agroecologia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2494
dc.description.abstractThis work proposes the use of an educational product, an interactive booklet, as a didactic resource for teaching and learning about Environmental Education in the Caatinga biome. The educational product was developed on the basis of a learning diagnosis questionnaire with students from the 8th and 9th grades of the Escola Municipal Professora Francisca da Salete Ribeiro Barreto in the municipality of Ipanguaçu/RN. The booklet covers fauna, flora, medicinal potential, native bees and global warming, all of which are laid out in such a way that students can reflect on the local reality. It features clickable items, directing students to websites and news articles that will help them delve deeper into the subject. The Caatinga Quiz app, which offers quizzes and memory games about the Caatinga, was used to check learning and fix the content. As a methodology for validating the booklet, an evaluation questionnaire was administered to the teachers. According to the teachers' evaluation, this product, previously planned and adapted to the students' reality, is a resource that contributes to training students, who are capable of making transformations on the spot through conscious actions. There was also a deficiency in the students' perception of the Caatinga biome, as they didn't show any knowledge of simple aspects or made confusions with situations and practices from their own lives that weren't related to the subject. When asked about their perception of the importance of preserving the caatinga biome, only 11 of the 65 students interviewed were able to answer. With regard to the native bees of the caatinga, 52.3 said they knew them and 47.7 said they didn't. When they were asked to name the species they knew, they confused wasps and bees and the species most often mentioned was the Africanized honeybee Apis mellifera, popularly known to them as the Italian bee.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectBioma caatingapt_BR
dc.subjectCartilha interativapt_BR
dc.titleProposta de produto educacional: cartilha como metodologia de ensino sobre a educação ambiental do bioma caatinga no ensino fundamental anos finais em Ipanguaçu/RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9195156873250070pt_BR
dc.contributor.advisor1Alves, Sandra Maria Campos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6487313935953110pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIpanguaçupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho propõe a utilização de produto educacional, cartilha interativa como recurso didático no ensino e aprendizagem da temática Educação Ambiental do bioma Caatinga. O produto educacional foi elaborado a partir de questionário diagnóstico de aprendizagem com alunos do Ensino Fundamental, Anos Finais, das séries 8º e 9º anos, da Escola Municipal Professora Francisca da Salete Ribeiro Barreto no município de Ipanguaçu/RN. A cartilha expõe conteúdo da fauna, flora, potencial medicinal, abelhas nativas e aquecimento global, todos os assuntos estão dispostos de forma que aluno consiga refletir sobre a realidade local. Apresenta itens clicáveis, sendo o aluno direcionado para sites e matérias jornalísticas que o ajudarão se aprofundar no assunto. Utilizou-se para verificação de aprendizagem e fixação do conteúdo o Aplicativo Caatinga Quiz que dispõe de Quizzes e jogos da memória sobre a Caatinga. Como metodologia para validação da cartilha, foi aplicado com os professores, questionário de avaliação. Observou-se conforme a avaliação dos professores que este produto previamente planejado e adaptado a realidade dos alunos é um recurso que colabora na formação do aluno, capaz de realizar transformações in loco através de ações conscientes. Também foi verificado uma deficiência na percepção do bioma Caatinga pelos alunos, não demonstrando conhecer aspectos simples ou realizando confusões com situações e práticas de suas vivências que não está relacionado ao tema exposto. Quando questionados sobre a percepção da importância de preservar o bioma caatinga somente 11 dos 65 alunos entrevistados souberam responder. Sobre as abelhas nativas da caatinga 52,3 disseram conhecerem e 47,7 relataram não conhecer e quando foi pedido para citarem as espécies que conheciam apresentaram uma confusão entre vespas e abelhas e a espécie mais citada foi a Apis melífera africanizada, popularmente conhecida por eles como abelha italiana.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples