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dc.creatorSilva, Erison Paulo dos Santos
dc.date.accessioned2023-09-14T16:59:33Z
dc.date.available2023-02-14
dc.date.available2023-09-14T16:59:33Z
dc.date.issued2023-02-01
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2484
dc.description.abstractThe didactic potential that a Didactic Sequence (DS) presents is unspeakable for a teacher, as it can enable the change of their posture in the classroom, because from it, the student assumes total autonomy regarding the various methodologies that are presented. A subject little explored in science teaching through methodologies that require greater student participation is marine pollution by sewage and household waste. In this work, we elaborate SD for the teaching of the subject under the Science, Technology and Society approach, which allows even more autonomy on the part of the students, as they can become critical citizens before society with attitudes that promote knowledge of the human impacts on these environments and help them act responsibly. Once elaborated, the didactic sequences were validated by elementary school II teachers, since they were proposed for this level of education. The validation mechanism was based on an electronic form that presented statements and questions about the sequences, seeking information about its didactic potential and its applicability in the classroom. Results indicated that the sequences are applicable in the classroom. The teachers considered that it is a great proposal to address this issue, as students become critical of the society in which they live, and it is a facilitating way to improve teaching-learning, for the simple fact that they have an excellent didactic potential through the teachers' validation, and emphasized that they are applicable in the classroom.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectSequência Didáticapt_BR
dc.subjectPoluição Marinhapt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectAbordagem CTSpt_BR
dc.titleTrabalhando a poluição marinha através de sequências didáticas com ênfase na abordagem ciência, tecnologia e sociedadept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1070118245256796pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Allan de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9498152712350318pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Carlos Allan de Souza
dc.contributor.referee2Rocha, Luciana Helena Silva
dc.contributor.referee3Santos, Luiz Otávio Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMacaupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Biológicaspt_BR
dc.description.resumoO potencial didático que uma Sequência Didática (SD) apresenta é inenarrável para um professor, pois pode possibilitar a mudança de sua postura em sala de aula, pois a partir dela, o aluno assume uma total autonomia acerca das diversas metodologias que são apresentadas. Uma temática pouco explorada no ensino de ciências através de metodologias que requerem maior participação dos estudantes é a poluição marinha por esgotos e lixo doméstico. Neste trabalho, elaboramos SD para o ensino da temática sob o enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade, que possibilita ainda mais autonomia por partes dos alunos, pois podem se tornar cidadãos críticos perante a sociedade com atitudes que promovam o conhecimento dos impactos humanos sobre esses ambientes e os auxiliem a agir com responsabilidade. Uma vez elaborada, as sequências didáticas foram validadas, por professores do ensino fundamental II, uma vez que foram propostas para esse nível de ensino. O mecanismo de validação ocorreu a partir de um formulário eletrônico que apresentava afirmativas e perguntas a respeito das sequências, buscando informações sobre o seu potencial didático, e sua aplicabilidade em sala de aula. Os Resultados indicaram que as sequências são aplicáveis em sala de aula. Os professores consideraram que é uma ótima proposta para ser abordada tal temática, pois os alunos se tornam críticos perante a sociedade em que vivem, e é uma maneira facilitadora para melhoria do ensino-aprendizagem, pelo simples fato de apresentarem um excelente potencial didático mediante a validação dos professores, e ressaltaram que são aplicáveis em sala de aula.pt_BR


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