Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Airton Rodrigues dos
dc.date.accessioned2023-07-18T23:04:00Z
dc.date.available2023-07-18T23:04:00Z
dc.date.issued2019-10-30
dc.identifier.citationSANTOS, Airton Rodrigues dos. Potencial didático da implantação de hortas escolares na educação básica e educação superior. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Tecnologia em Agroecologia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2462
dc.description.abstractA vegetable garden is an area, usually of small extension, where the cultivation activity of the most diverse agricultural crops, such as vegetables, ornamental plants, can be performed, subjected to an intensive management of production. The objective of this work was to evaluate the implementation of vegetable gardens in different didactic uses against two perspectives of different levels of education: vocational education and early childhood education. In professional education, the vegetable garden was used for the implementation and management practices seen in the classroom in the discipline of Olericulture and Medicinal Plants of the undergraduate course in Technology in Agroecology of the Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do North - IFRN, Campus Ipanguaçu. In environmental education, the flowerbeds were used as a didactic tool for the contact with the living beings and foods that are produced there to promote environmental awareness of the students of the municipal school of the kindergarten (Jardim II) of the Vereador Municipal School. João Medeiros Lopes in Itajá/RN. In both places where the gardens were implanted, semi-structured questionnaires were applied and after tabulating these data it was possible to conclude that for elementary school the garden had the objective of environmental awareness and education, while for the professional level students it served as technical training. future Agroecologists in training. Therefore, the implementation of vegetable gardens is an active teaching methodology that can be used at different levels of education and for different purposes.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEducação Ambientalpt_BR
dc.subjectHorticulturapt_BR
dc.subjectAgroecologiapt_BR
dc.titlePotencial didático da implantação de hortas escolares na educação básica e educação superiorpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4670389254756552pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Fabiana Rodrigues da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3628208717900656pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIpanguaçupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoUma horta constitui uma área, geralmente de pequena extensão, onde pode ser realizada a atividade de cultivo das mais diversas culturas agrícolas, como legumes, hortaliças, plantas ornamentais, submetidas a um manejo intensivo de produção. Objetivo desse trabalho foi avaliar a implantação de hortas em diferentes usos didáticos frente a duas perspectivas de diferentes níveis de ensino: educação básica e educação superior. Na educação superior a horta foi utilizada para a realização de práticas de implantação e manejo vistas dentro da sala de aula na disciplina de Olericultura e Plantas Medicinais do curso de graduação de Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – IFRN, Campus Ipanguaçu. Já na educação básica os canteiros foram utilizados como ferramenta didática para o contato com os seres vivos e alimentos que são produzidos para a promoção de sensibilização ambiental dos alunos da rede municipal de ensino dos alunos da Educação Infantil (Jardim II) da Escola Municipal Vereador João Medeiros Lopes em Itajá/RN. Em ambos os locais de implantação das hortas foi realizado a aplicação de questionários semiestruturados e após tabulação desses dados foi possível concluir que na educação básica, a horta teve como objetivo a sensibilização e educação ambiental. Já para a educação superior serviu como treinamento técnico profissional para os futuros Agroecólogos em formação. Portanto, a implantação de hortas é uma metodologia ativa de ensino que pode ser usada em diferentes níveis de ensino e com diferentes objetivos.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples