dc.creator | Santos, Airton Rodrigues dos | |
dc.date.accessioned | 2023-07-18T23:04:00Z | |
dc.date.available | 2023-07-18T23:04:00Z | |
dc.date.issued | 2019-10-30 | |
dc.identifier.citation | SANTOS, Airton Rodrigues dos. Potencial didático da implantação de hortas escolares na educação básica e educação superior. 2023. 55 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação Tecnologia em Agroecologia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Ipanguaçu, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2462 | |
dc.description.abstract | A vegetable garden is an area, usually of small extension, where the cultivation activity of the
most diverse agricultural crops, such as vegetables, ornamental plants, can be performed,
subjected to an intensive management of production. The objective of this work was to
evaluate the implementation of vegetable gardens in different didactic uses against two
perspectives of different levels of education: vocational education and early childhood
education. In professional education, the vegetable garden was used for the implementation
and management practices seen in the classroom in the discipline of Olericulture and
Medicinal Plants of the undergraduate course in Technology in Agroecology of the Federal
Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do North - IFRN, Campus
Ipanguaçu. In environmental education, the flowerbeds were used as a didactic tool for the
contact with the living beings and foods that are produced there to promote environmental
awareness of the students of the municipal school of the kindergarten (Jardim II) of the
Vereador Municipal School. João Medeiros Lopes in Itajá/RN. In both places where the
gardens were implanted, semi-structured questionnaires were applied and after tabulating
these data it was possible to conclude that for elementary school the garden had the objective
of environmental awareness and education, while for the professional level students it served
as technical training. future Agroecologists in training. Therefore, the implementation of
vegetable gardens is an active teaching methodology that can be used at different levels of
education and for different purposes. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação Ambiental | pt_BR |
dc.subject | Horticultura | pt_BR |
dc.subject | Agroecologia | pt_BR |
dc.title | Potencial didático da implantação de hortas escolares na educação básica e educação superior | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4670389254756552 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Fabiana Rodrigues da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3628208717900656 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ipanguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Uma horta constitui uma área, geralmente de pequena extensão, onde pode ser realizada a
atividade de cultivo das mais diversas culturas agrícolas, como legumes, hortaliças, plantas
ornamentais, submetidas a um manejo intensivo de produção. Objetivo desse trabalho foi
avaliar a implantação de hortas em diferentes usos didáticos frente a duas perspectivas de
diferentes níveis de ensino: educação básica e educação superior. Na educação superior a
horta foi utilizada para a realização de práticas de implantação e manejo vistas dentro da sala
de aula na disciplina de Olericultura e Plantas Medicinais do curso de graduação de
Tecnologia em Agroecologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio
Grande do Norte – IFRN, Campus Ipanguaçu. Já na educação básica os canteiros foram
utilizados como ferramenta didática para o contato com os seres vivos e alimentos que são
produzidos para a promoção de sensibilização ambiental dos alunos da rede municipal de
ensino dos alunos da Educação Infantil (Jardim II) da Escola Municipal Vereador João
Medeiros Lopes em Itajá/RN. Em ambos os locais de implantação das hortas foi realizado a
aplicação de questionários semiestruturados e após tabulação desses dados foi possível
concluir que na educação básica, a horta teve como objetivo a sensibilização e educação
ambiental. Já para a educação superior serviu como treinamento técnico profissional para os
futuros Agroecólogos em formação. Portanto, a implantação de hortas é uma metodologia
ativa de ensino que pode ser usada em diferentes níveis de ensino e com diferentes objetivos. | pt_BR |