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dc.creatorSilva Filho, Jairo Lopes da
dc.date.accessioned2023-06-30T10:19:41Z
dc.date.available2023-06-30T10:19:41Z
dc.date.issued2023-02-09
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2429
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRole Playing Gamept_BR
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectEnsino e Aprendizagempt_BR
dc.titleUso do role playing game (RPG) no ensino de ecologia: uma proposta interventiva em duas turmas de ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7276529413517559pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Vladiere Sousa Torres
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5516035083289418pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Luiz Otavio Silva
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9374976974221312pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Vladiere Sousa Torres
dc.contributor.referee2Silva, Moabe Pina da
dc.contributor.referee3Dantas, Aledson Manuel Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMacaupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoAs concepções acerca do Role Playing Game demonstram que os resultados da exploração dos estudos compreendem este jogo como relevante para atividades pedagógicas, a fim de desenvolver capacidade crítica, interativa e protagonismo do estudante. Decerto, ele torna o sujeito eixo de uma narrativa para a resolução de um conflito dentro de um espaço de ação criativa, capaz de possibilitar um engajamento coletivo tanto em um conhecimento específico como na construção de valores, noções comportamentais e culturais dentro de um espaço tempo. Diante disso, este trabalho monográfico analisa as potencialidades deste jogo pedagógico na prática de ensino de Ecologia. Para tanto, a abordagem desta pesquisa foi qualiquantitativa e o tipo, optamos pela pesquisa-intervenção. Neste ínterim, para a composição do instrumento de coleta de dados, recorremos a um questionário com perguntas abertas e fechadas destinado aos estudantes, a fim de que por meio das vivências, experiências, compreensões teóricas e práticas em aulas mediadas pelo RPG, pudéssemos alcançar os resultados pretendidos desta pesquisa, amparados pelos aportes teóricos desenvolvidos por Kishimoto (2003); Winnicott (1975); Rocha (2006); Cutler (2014) entre outros. Pela análise realizada dos dados obtidos, é inegável que a aplicabilidade do RPG no contexto do ensino e da aprendizagem, mais precisamente, no ensino de Ecologia, desenvolve importantes conhecimentos baseados nos conteúdos estudados. Em suma, as reflexões proporcionadas por meio dos questionários aplicados após a sequência didática com o jogo, permite-nos inferir que não há limites para caminhos eficazes no contexto escolar.pt_BR
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