dc.description.resumo | As concepções acerca do Role Playing Game demonstram que os resultados da exploração dos estudos compreendem este jogo como relevante para atividades pedagógicas, a fim de desenvolver capacidade crítica, interativa e protagonismo do estudante. Decerto, ele torna o sujeito eixo de uma narrativa para a resolução de um conflito dentro de um espaço de ação criativa, capaz de possibilitar um engajamento coletivo tanto em um conhecimento específico como na construção de valores, noções comportamentais e culturais dentro de um espaço tempo. Diante disso, este trabalho monográfico analisa as potencialidades deste jogo pedagógico na prática de ensino de Ecologia. Para tanto, a abordagem desta pesquisa foi qualiquantitativa e o tipo, optamos pela pesquisa-intervenção. Neste ínterim, para a composição do instrumento de coleta de dados, recorremos a um questionário com perguntas abertas e fechadas destinado aos estudantes, a fim de que por meio das vivências, experiências, compreensões teóricas e práticas em aulas mediadas pelo RPG, pudéssemos alcançar os resultados pretendidos desta pesquisa, amparados pelos aportes teóricos desenvolvidos por Kishimoto (2003); Winnicott (1975); Rocha (2006); Cutler (2014) entre outros. Pela análise realizada dos dados obtidos, é inegável que a aplicabilidade do RPG no contexto do ensino e da aprendizagem, mais precisamente, no ensino de Ecologia, desenvolve importantes conhecimentos baseados nos conteúdos estudados. Em suma, as reflexões proporcionadas por meio dos questionários aplicados após a sequência didática com o jogo, permite-nos inferir que não há limites para caminhos eficazes no contexto escolar. | pt_BR |
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