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dc.creatorLima, Alzenir da Silva
dc.date.accessioned2023-06-30T10:10:56Z
dc.date.available2023-03-21
dc.date.available2023-06-30T10:10:56Z
dc.date.issued2023-02-01
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2428
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino por investigaçãopt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.subjectNutrição Humanapt_BR
dc.subjectAlfabetização científicapt_BR
dc.titleSequências didáticas investigativas: uma proposta para abordagem dos conhecimentos sobre a nutrição humanapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0610598423404136pt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Carlos Allan de Souza
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9498152712350318pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Carlos Allan de Souza
dc.contributor.referee2Sousa, Pablo Augusto Gurgel
dc.contributor.referee3Silva, Moabe Pina
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMacaupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.description.resumoNa medida em que a Ciência e a Tecnologia se tornaram essenciais para o desenvolvimento econômico, cultural e social, o ensino das Ciências também foi crescendo em importância, o que tem repercutido em movimentos na área educacional, especificamente no campo do ensino da Biologia. Atualmente muito tem se discutido a respeito do pleno desenvolvimento do cidadão voltado não somente ao desenvolvimento da compreensão de conceitos, mas também à ampliação desses conhecimentos em caráter social, ambiental e tecnológico. Nessa perspectiva as transformações que envolvem a sociedade, o ambiente e os aspectos científico-tecnológicos tem sido o ponto de partida de algumas propostas voltadas para o ensino de Biologia, mas especificamente o Ensino por investigação, baseado na problematização, elaboração de hipóteses e soluções para resolução do problema. Tendo em vista a importância da inserção de novas práticas pedagógicas e metodologias ativas no âmbito educacional, este trabalho objetivou desenvolver e validar uma sequência de atividades investigativas para o ensino-aprendizagem de temas sóciocientificos relacionados aos alimentos. A escolha dessa temática se justifica diante da importância da produção e o consumo de alimentos para a subsistência humana, bem como os danos causados ao meio ambiente decorrentes dessa prática. A sequência de atividades foi validada por meio de um questionário em escala Likert, objetivando a obtenção de dados qualitativos sobre as atividades propostas. A validação da sequência de ensino investigativa ocorreu através da participação de professores de Biologia do IFRN, campus Macau. Os dados revelaram que a proposta apresentada possui potencial para execução em sala de aula, bem como para o desenvolvimento de habilidades e competências associadas ao exercício da cidadania. De modo geral, a proposta teve uma boa aceitação, com ressalva em relação ao tempo de aplicação e planejamento.pt_BR


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