dc.creator | Lima, Alzenir da Silva | |
dc.date.accessioned | 2023-06-30T10:10:56Z | |
dc.date.available | 2023-03-21 | |
dc.date.available | 2023-06-30T10:10:56Z | |
dc.date.issued | 2023-02-01 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2428 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.subject | Nutrição Humana | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização científica | pt_BR |
dc.title | Sequências didáticas investigativas: uma proposta para abordagem dos conhecimentos sobre a nutrição humana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0610598423404136 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira, Carlos Allan de Souza | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9498152712350318 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Oliveira, Carlos Allan de Souza | |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Pablo Augusto Gurgel | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Moabe Pina | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Macau | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.description.resumo | Na medida em que a Ciência e a Tecnologia se tornaram essenciais para o desenvolvimento econômico, cultural e social, o ensino das Ciências também foi crescendo em importância, o que tem repercutido em movimentos na área educacional, especificamente no campo do ensino da Biologia. Atualmente muito tem se discutido a respeito do pleno desenvolvimento do cidadão voltado não somente ao desenvolvimento da compreensão de conceitos, mas também à ampliação desses conhecimentos em caráter social, ambiental e tecnológico. Nessa perspectiva as transformações que envolvem a sociedade, o ambiente e os aspectos científico-tecnológicos tem sido o ponto de partida de algumas propostas voltadas para o ensino de Biologia, mas especificamente o Ensino por investigação, baseado na problematização, elaboração de
hipóteses e soluções para resolução do problema. Tendo em vista a importância da inserção de novas práticas pedagógicas e metodologias ativas no âmbito educacional, este trabalho objetivou desenvolver e validar uma sequência de atividades investigativas para o ensino-aprendizagem de temas sóciocientificos relacionados aos alimentos. A escolha dessa temática se justifica diante da importância da produção e o consumo de alimentos para a subsistência humana, bem como os danos causados ao meio ambiente decorrentes dessa prática. A sequência de atividades foi validada por meio de um questionário em escala Likert, objetivando a obtenção de dados qualitativos sobre as atividades propostas. A validação da sequência de ensino investigativa ocorreu através da participação de professores de Biologia do IFRN, campus Macau. Os dados revelaram que a proposta apresentada possui potencial para execução em sala de aula, bem como para o desenvolvimento de habilidades e competências associadas ao exercício da cidadania. De modo geral, a proposta teve uma boa aceitação, com ressalva em relação ao tempo de aplicação e planejamento. | pt_BR |