dc.creator | Souza, Ana Maria de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-06-29T16:37:00Z | |
dc.date.available | 2023-06-29T16:37:00Z | |
dc.date.issued | 2023-01-17 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2427 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Pandemia do coronavirus | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Escolas no interior do nordeste brasileiro | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem durante a pandemia em escolas públicas e privadas de ensino médio em uma cidade do interior nordestino | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | - | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Rocha, Luciana Helena Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2572185774067841 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Bandeira, Luciana Silva Dias | |
dc.contributor.referee2 | Sousa, Pablo Augusto Gurgel de | |
dc.contributor.referee3 | Rocha, Luciana Helena Silva | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Macau | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | No inicio de 2020, a educação mundial sofreu um impacto muito grande por causa da COVID-19. Meses depois, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o mundo estava passando por uma pandemia. Pelo medo da disseminação do novo coronavírus, foi necessária uma rápida mudança de comportamento na educação do mundo inteiro e a educação brasileira adotou o Ensino Remoto Emergencial. O presente trabalho tem como objetivo investigar e comparar o ensino e aprendizagem durante a pandemia em quatro escolas (duas públicas e duas privadas) no município de Macau, Rio Grande do Norte sob a ótica dos docentes. Essa investigação foi feita através de questionário aplicado no Google Formulários. Dos 26 pesquisados, 18 (69,2%) foram docentes de escola pública e 8 (30,8%) de escola particular os quais respostaram diferentes graus de dificuldade com as tecnologias e muitos precisaram adquirir equipamentos eletrônicos para poderem ministrar suas aulas. Com relação ao acompanhamento das atividades e evasão, houve diferença entre as escolas públicas e particulares: os docentes de escolas públicas relataram menor acompanhamento das aulas virtuais e maior evasão por parte dos alunos. Sobre as mídias foram mais usadas, as respostas mais obtidas foram o Google Meet, seguido por WhatsApp e vídeos no YouTube. De modo geral, alguns docentes vêem a experiência durante o ensino remoto emergencial como muito negativa, atribuindo à aprendizagem insatisfatória ou baixa, outros se sentiram desmotivados pela falta de interesse dos alunos. Outros professores responderam que foi um período desafiador, porém, de muita aprendizagem. | pt_BR |