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dc.creatorSouza, Ana Maria de Oliveira
dc.date.accessioned2023-06-29T16:37:00Z
dc.date.available2023-06-29T16:37:00Z
dc.date.issued2023-01-17
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2427
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino e aprendizagempt_BR
dc.subjectPandemia do coronaviruspt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectEscolas no interior do nordeste brasileiropt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem durante a pandemia em escolas públicas e privadas de ensino médio em uma cidade do interior nordestinopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes-pt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Luciana Helena Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2572185774067841pt_BR
dc.contributor.referee1Bandeira, Luciana Silva Dias
dc.contributor.referee2Sousa, Pablo Augusto Gurgel de
dc.contributor.referee3Rocha, Luciana Helena Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMacaupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoNo inicio de 2020, a educação mundial sofreu um impacto muito grande por causa da COVID-19. Meses depois, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o mundo estava passando por uma pandemia. Pelo medo da disseminação do novo coronavírus, foi necessária uma rápida mudança de comportamento na educação do mundo inteiro e a educação brasileira adotou o Ensino Remoto Emergencial. O presente trabalho tem como objetivo investigar e comparar o ensino e aprendizagem durante a pandemia em quatro escolas (duas públicas e duas privadas) no município de Macau, Rio Grande do Norte sob a ótica dos docentes. Essa investigação foi feita através de questionário aplicado no Google Formulários. Dos 26 pesquisados, 18 (69,2%) foram docentes de escola pública e 8 (30,8%) de escola particular os quais respostaram diferentes graus de dificuldade com as tecnologias e muitos precisaram adquirir equipamentos eletrônicos para poderem ministrar suas aulas. Com relação ao acompanhamento das atividades e evasão, houve diferença entre as escolas públicas e particulares: os docentes de escolas públicas relataram menor acompanhamento das aulas virtuais e maior evasão por parte dos alunos. Sobre as mídias foram mais usadas, as respostas mais obtidas foram o Google Meet, seguido por WhatsApp e vídeos no YouTube. De modo geral, alguns docentes vêem a experiência durante o ensino remoto emergencial como muito negativa, atribuindo à aprendizagem insatisfatória ou baixa, outros se sentiram desmotivados pela falta de interesse dos alunos. Outros professores responderam que foi um período desafiador, porém, de muita aprendizagem.pt_BR


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