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dc.creatorCunha, Carla Virgínia Silva da
dc.date.accessioned2023-06-28T13:48:58Z
dc.date.available2023-02-17
dc.date.available2023-06-28T13:48:58Z
dc.date.issued2023-01-17
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2421
dc.description.abstractThis work aims to validate a didactic sequence (DS) model mediated by gamified active methodologies and multiple intelligences for science teaching. The SD developed addressed the content of the human body and food through the strategy of investigation and arguments with the purpose of promoting discussions for inclusion in the relevance of knowledge construction in the constant teachinglearning process, specifically in the context of teaching in EJA. This inclusive sequence is organized in four modules, which unfold in sixteen classes. The target audience, the EJA fundamental final year class at school Municipal Benvinda Nunes Teixeira, in the municipality of Guamaré -RN, actively participated in the game, as we can see throughout the didactic course exposed in the TCC. This result was successful, since the planning as well as the application of the sequence produced, which took into account the heterogeneity in the age group of the target audience, the present context, the time to complete the pedagogical proposal (one bimester), the listed contents, the diversity in gamified active methodologies that contemplated all aspects of the organization and the evaluation of the class. As for the theoreticalmethodological basis, our research, besides the form tool based on Likert scale to validate the SD by the peers of the school community in question, was based mainly on multiple intelligences, ANTUNES (2008); didactic sequence, DOLZ, NOVERRAZ and SCHNEUWLY (2004) and ZABALA (2014); active methodologies, BACICH AND MORAN (2018); science teaching, TEIXEIRA (2019); the theory of education and learning (constructivism and inclusion), MORETTO (2011) and NÓBILE (2022).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectEJA fundamentalpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.subjectMúltiplas inteligênciaspt_BR
dc.subjectSequência didáticapt_BR
dc.titleSequência didática mediada por metodologias ativas gamificadas e múltiplas inteligências: por uma proposta inclusiva de ensino-aprendizagem de ciências para EJA fundamentalpt_BR
dc.title.alternativeDIDACTIC SEQUENCE MEDIATED BY ACTIVE METHODOLOGIES GAMIFIED AND MULTIPLE INTELLIGENCES: FOR A PROPOSAL INCLUSIVE SCIENCE TEACHING AND LEARNING FOR EJA FUNDAMENTALpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID03380189480pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5657455309401909pt_BR
dc.contributor.advisor1Torres, Francisco Leandro
dc.contributor.advisor1ID05295577465pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3513254197722706pt_BR
dc.contributor.referee1Torres, Francisco Leandro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3513254197722706pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Marcos Leonardo Martins da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2572185774067841pt_BR
dc.contributor.referee3Rocha, Luciana Helena Silva
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMacaupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências biológicaspt_BR
dc.description.resumoEste trabalho se propõe a validar um modelo de sequência didática (SD) mediada pelas metodologias ativas gamificadas e múltiplas inteligências para o ensino de ciências. A SD elaborada abordou o conteúdo do corpo humano e os alimentos através da estratégia de investigação e argumentos com o propósito de promover discussões para inclusão na relevância da construção do conhecimento no constante processo de ensino-aprendizagem, especificamente, no contexto de ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa sequência inclusiva está organizada em 4 módulos, que se desdobram em 16 aulas. O público-alvo contemplado, turma do EJA fundamental anos finais da Escola Municipal Benvinda Nunes Teixeira, município de Guamaré - RN, participou ativamente do jogo. Esse resultado obteve êxito, uma vez que o planejamento, como também a aplicação da sequência produzida, levaram em consideração a heterogeneidade na faixa etária do público-alvo, o contexto presente, o tempo para concluir a proposta pedagógica (um bimestre), os conteúdos elencados, a diversidade nas metodologias ativas gamificadas que contemplassem todos os aspectos da organização e a avaliação da turma. Quanto à fundamentação teórico-metodológica, nossa pesquisa, além da ferramenta formulário baseada na escala Likert para validar a SD pelos pares da comunidade escolar em pauta, respaldou-se, principalmente, em múltiplas inteligências, ANTUNES (2008); sequência didática, DOLZ, NOVERRAZ e SCHNEUWLY (2004) e ZABALA (2014); metodologias ativas, BACICH E MORAN (2018); ensino de ciências, TEIXEIRA (2019); a teoria da educação e da aprendizagem (construtivismo e inclusão), MORETTO (2011) e NÓBILE (2022).pt_BR
dc.relation.referencesANTUNES, Celso. Inteligências e competências. São Paulo: Ciranda Cultural, 2008. BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018. BARROS, Aildil; LEHFELD, Neide. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas. 23. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014. FARDO, M. L. A GAMIFICAÇÃO APLICADA EM AMBIENTES DE APRENDIZAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679- 1916.41629. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629 Acesso em: 9 jan. 2023. GIORDAN, M.; GUIMARÃES, Y. A. F. Estudo Dirigido de Iniciação à Sequência Didática. Especialização em Ensino de Ciências, Rede São Paulo de Formação Docente (REDEFOR). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. LAMPERT, Ernâni et al. Pós modernidade e conhecimento: educação, sociedade, ambiente e comportamento humano. Porto Alegre: Sulina, 2005. Metodologia de ensino: tudo o que você precisa saber sobre o tema. ELEVA plataforma de ensino, 2021. Disponível em: https://blog.elevaplataforma.com.br/metodologia-de-ensino/. Acesso em 04 de dez. 2022. MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula. 5. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011. 38 NÓBILE, Vânia do Carmo. A trajetória do PROEJA EMI nos institutos federais (2005-2020). 2022. Tese (Doutorado) – o Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional (PPGEP), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. Os 4 Pilares da Educação - Aprender a aprender, ATTA Mídias e Educação, São Paulo, Disponível em: https://www.attamidia.com.br/cursos/colecoesvideos/educacao/rubem-alves-os-4-pilares Acesso em: 07 de fev. de 2022. PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Santa Maria, RS: UFSM, NTE, 2018. 1 e-book. Disponível em: < https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/02/Metodologia-da-PesquisaCientifica_final.pdf>. Acesso em: 07 de fev. de 2022. Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: http://bit.ly/2fmnKeD. Acesso em: 04 de dez. de 2022 ROBINSON, Ken. Somos Todos Criativos: Os desafios para desenvolver uma das Principais Habilidades do Futuro. São Paulo: Benvirá, 2019. TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. A Ciência, a Natureza da Ciência e o Ensino de Ciências. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2019, v. 25, n. 4 [Acessado 2 janeiro 2023], pp. 851-854. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516- 731320190040001>. Epub 20 Dez 2019. ISSN 1980-850X. https://doi.org/10.1590/1516-731320190040001. TOLOMEI, B. V. (2017). A Gamificação como Estratégia de Engajamento eMotivação na Educação. EaD Em Foco, 7(2). https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.440 39 ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed, 1998. E-book. Disponível em: < https://pedagogiaparaconcursos.blogspot.com/2021/04/download-do-livro-praticaeducativa.html>. Acesso em: 03 de dez. de 2022. MOREIRA, Sandra. Abandono também na educação de jovens e adultos. Revista Educação. Disponível em: < https://revistaeducacao.com.br/2022/08/23/abandonona-educacao-de-jovens-e-adultos/>. Acesso em: 03 de dez. de 2022.pt_BR


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