dc.creator | Cunha, Carla Virgínia Silva da | |
dc.date.accessioned | 2023-06-28T13:48:58Z | |
dc.date.available | 2023-02-17 | |
dc.date.available | 2023-06-28T13:48:58Z | |
dc.date.issued | 2023-01-17 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2421 | |
dc.description.abstract | This work aims to validate a didactic sequence (DS) model mediated by gamified
active methodologies and multiple intelligences for science teaching. The SD
developed addressed the content of the human body and food through the strategy
of investigation and arguments with the purpose of promoting discussions for
inclusion in the relevance of knowledge construction in the constant teachinglearning process, specifically in the context of teaching in EJA. This inclusive
sequence is organized in four modules, which unfold in sixteen classes. The target
audience, the EJA fundamental final year class at school Municipal Benvinda Nunes
Teixeira, in the municipality of Guamaré -RN, actively participated in the game, as we
can see throughout the didactic course exposed in the TCC. This result was
successful, since the planning as well as the application of the sequence produced,
which took into account the heterogeneity in the age group of the target audience,
the present context, the time to complete the pedagogical proposal (one bimester),
the listed contents, the diversity in gamified active methodologies that contemplated
all aspects of the organization and the evaluation of the class. As for the theoreticalmethodological basis, our research, besides the form tool based on Likert scale to
validate the SD by the peers of the school community in question, was based mainly
on multiple intelligences, ANTUNES (2008); didactic sequence, DOLZ, NOVERRAZ
and SCHNEUWLY (2004) and ZABALA (2014); active methodologies, BACICH AND
MORAN (2018); science teaching, TEIXEIRA (2019); the theory of education and
learning (constructivism and inclusion), MORETTO (2011) and NÓBILE (2022). | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | EJA fundamental | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.subject | Múltiplas inteligências | pt_BR |
dc.subject | Sequência didática | pt_BR |
dc.title | Sequência didática mediada por metodologias ativas gamificadas e múltiplas inteligências: por uma proposta inclusiva de ensino-aprendizagem de ciências para EJA fundamental | pt_BR |
dc.title.alternative | DIDACTIC SEQUENCE MEDIATED BY ACTIVE METHODOLOGIES GAMIFIED AND MULTIPLE INTELLIGENCES: FOR A PROPOSAL INCLUSIVE SCIENCE TEACHING AND LEARNING FOR EJA FUNDAMENTAL | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.ID | 03380189480 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5657455309401909 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Torres, Francisco Leandro | |
dc.contributor.advisor1ID | 05295577465 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3513254197722706 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Torres, Francisco Leandro | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3513254197722706 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Marcos Leonardo Martins da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2572185774067841 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rocha, Luciana Helena Silva | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Macau | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências biológicas | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho se propõe a validar um modelo de sequência didática (SD) mediada
pelas metodologias ativas gamificadas e múltiplas inteligências para o ensino de
ciências. A SD elaborada abordou o conteúdo do corpo humano e os alimentos
através da estratégia de investigação e argumentos com o propósito de promover
discussões para inclusão na relevância da construção do conhecimento no
constante processo de ensino-aprendizagem, especificamente, no contexto de
ensino da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Essa sequência inclusiva está
organizada em 4 módulos, que se desdobram em 16 aulas. O público-alvo
contemplado, turma do EJA fundamental anos finais da Escola Municipal Benvinda
Nunes Teixeira, município de Guamaré - RN, participou ativamente do jogo. Esse
resultado obteve êxito, uma vez que o planejamento, como também a aplicação da
sequência produzida, levaram em consideração a heterogeneidade na faixa etária do
público-alvo, o contexto presente, o tempo para concluir a proposta pedagógica (um
bimestre), os conteúdos elencados, a diversidade nas metodologias ativas
gamificadas que contemplassem todos os aspectos da organização e a avaliação da
turma. Quanto à fundamentação teórico-metodológica, nossa pesquisa, além da
ferramenta formulário baseada na escala Likert para validar a SD pelos pares da
comunidade escolar em pauta, respaldou-se, principalmente, em múltiplas
inteligências, ANTUNES (2008); sequência didática, DOLZ, NOVERRAZ e
SCHNEUWLY (2004) e ZABALA (2014); metodologias ativas, BACICH E MORAN
(2018); ensino de ciências, TEIXEIRA (2019); a teoria da educação e da
aprendizagem (construtivismo e inclusão), MORETTO (2011) e NÓBILE (2022). | pt_BR |
dc.relation.references | ANTUNES, Celso. Inteligências e competências. São Paulo: Ciranda Cultural,
2008.
BACICH, Lilian; MORAN, José. Metodologias ativas para uma educação
inovadora: uma abordagem teórico-prática. 1. ed. Porto Alegre: Penso, 2018.
BARROS, Aildil; LEHFELD, Neide. Projeto de Pesquisa: Propostas Metodológicas.
23. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.
FARDO, M. L. A GAMIFICAÇÃO APLICADA EM AMBIENTES DE
APRENDIZAGEM. RENOTE, Porto Alegre, v. 11, n. 1, 2013. DOI: 10.22456/1679-
1916.41629. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/renote/article/view/41629
Acesso em: 9 jan. 2023.
GIORDAN, M.; GUIMARÃES, Y. A. F. Estudo Dirigido de Iniciação à Sequência
Didática. Especialização em Ensino de Ciências, Rede São Paulo de Formação
Docente (REDEFOR). Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São
Paulo, 2012.
LAMPERT, Ernâni et al. Pós modernidade e conhecimento: educação, sociedade,
ambiente e comportamento humano. Porto Alegre: Sulina, 2005.
Metodologia de ensino: tudo o que você precisa saber sobre o tema. ELEVA
plataforma de ensino, 2021. Disponível em:
https://blog.elevaplataforma.com.br/metodologia-de-ensino/. Acesso em 04 de dez.
2022.
MORETTO, Vasco Pedro. Construtivismo: a produção do conhecimento em aula.
5. Ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.
38
NÓBILE, Vânia do Carmo. A trajetória do PROEJA EMI nos institutos federais
(2005-2020). 2022. Tese (Doutorado) – o Programa de Pós-Graduação em
Educação Profissional (PPGEP), Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022.
Os 4 Pilares da Educação - Aprender a aprender, ATTA Mídias e Educação, São
Paulo, Disponível em: https://www.attamidia.com.br/cursos/colecoesvideos/educacao/rubem-alves-os-4-pilares Acesso em: 07 de fev. de 2022.
PEREIRA, Adriana Soares et al. Metodologia da pesquisa científica. 1. ed. Santa
Maria, RS: UFSM, NTE, 2018. 1 e-book. Disponível em: <
https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/02/Metodologia-da-PesquisaCientifica_final.pdf>. Acesso em: 07 de fev. de 2022.
Resolução nº 510, de 07 de abril de 2016. Dispõe sobre as normas aplicáveis a
pesquisas em Ciências Humanas e Sociais. Diário Oficial [da] República Federativa
do Brasil, Brasília, DF, 24 maio 2016. Disponível em: http://bit.ly/2fmnKeD. Acesso
em: 04 de dez. de 2022
ROBINSON, Ken. Somos Todos Criativos: Os desafios para desenvolver uma das
Principais Habilidades do Futuro. São Paulo: Benvirá, 2019.
TEIXEIRA, Odete Pacubi Baierl. A Ciência, a Natureza da Ciência e o Ensino de
Ciências. Ciência & Educação (Bauru) [online]. 2019, v. 25, n. 4 [Acessado 2 janeiro
2023], pp. 851-854. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/1516-
731320190040001>. Epub 20 Dez 2019. ISSN 1980-850X.
https://doi.org/10.1590/1516-731320190040001.
TOLOMEI, B. V. (2017). A Gamificação como Estratégia de
Engajamento eMotivação na Educação. EaD Em Foco, 7(2).
https://doi.org/10.18264/eadf.v7i2.440
39
ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: Artmed,
1998. E-book. Disponível em: <
https://pedagogiaparaconcursos.blogspot.com/2021/04/download-do-livro-praticaeducativa.html>. Acesso em: 03 de dez. de 2022.
MOREIRA, Sandra. Abandono também na educação de jovens e adultos. Revista
Educação. Disponível em: < https://revistaeducacao.com.br/2022/08/23/abandonona-educacao-de-jovens-e-adultos/>. Acesso em: 03 de dez. de 2022. | pt_BR |