dc.creator | Silva Jr., Ricardo Luiz | |
dc.date.accessioned | 2023-06-23T11:30:50Z | |
dc.date.available | 2023-06-23T11:30:50Z | |
dc.date.issued | 2018-06-11 | |
dc.identifier.citation | SILVA JÚNIOR, Ricardo Luiz da. Realidade virtual aplicada ao ensino de empreendedorismo. Orientador: . Fellipe Araújo Aleixo. 2018. 38 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2415 | |
dc.description.abstract | Research conducted by the Global Entrepreneurship Monitor shows the growth situation of the entrepreneurial activity in Brazil has been very positive. However, problems related to entrepreneurship training prove to be one of the main limiting factors for the industry. The use of information technologies applied to education is pointed out as the main solution to improve this framework. In this Context, this work aims to propose, design, develop and evaluate a game in virtual reality aimed at teaching entrepreneurship. In the course of the work are presented aspects of the development of the game, the assessments made, the limitations identified and possible developments in the form of future work. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Realidade virtual | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e educação | pt_BR |
dc.subject | Empreendedorismo | pt_BR |
dc.subject | Virtual reality | pt_BR |
dc.subject | Educational games | pt_BR |
dc.subject | Teaching and education | pt_BR |
dc.subject | Entrepreneurship | pt_BR |
dc.title | Realidade virtual aplicada ao ensino de empreendedorismo | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3836120098384559 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Aleixo, Fellipe Araújo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9598457318220683 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Cláudia Maria Fernandes Araújo | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4724141474353962 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Medeiros, Tainá Jesus | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/8003160556193878 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | Pesquisas realizadas pelo Global Entrepreneurship Monitor apresentam a situação de crescimento da atividade empreendedora no Brasil vem se mostrando bastante positiva. Contudo, problemas relacionados com capacitação dos empreendedores se mostram como um dos principais fatores limitantes para o ramo. O uso de tecnologias da informação aplicadas à educação é apontado como a principal solução para melhorar este quadro. Nesse Contexto, este trabalho visa propor, projetar, desenvolver e avaliar um jogo em realidade virtual visando o ensino do empreendedorismo. No decorrer do trabalho são apresentados aspectos do desenvolvimento do jogo, as avaliações realizadas, as limitações identificadas para o mesmo e os possíveis desdobramentos na forma de trabalhos futuros. | pt_BR |