Mostrar registro simples

dc.creatorManço, Elaine Gadelha
dc.date.accessioned2023-06-16T17:59:51Z
dc.date.available2023-06-16T17:59:51Z
dc.date.issued2016-08-25
dc.identifier.citationMANCO, Elaine Gadelha. Diálogos entre Geografia e Matemática no aprendizado da Cartografia na Licenciatura em Geografia do IFRN - Campus Natal Central. 2015; 71 f. Orientador: João Correia Saraiva Junior. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Geografia) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2394
dc.description.abstractThe Dialogue between geography and mathematics learning of Cartography in the Degree in Geography IFRN / Campus Natal Central, is the subject of this study, resulting from qualitative research applied to students of the Geography and teacher who taught Cartography discipline, both said institution. The overall objective is to understand the relationship between geography and mathematics learning of the students of the Degree in Geography and the construction of the Cartographic knowledge, aiming to relate the possible difficulties that students present in Mathematics and the influence of these difficulties in the construction of knowledge cartographic. The constructivist theory and analysis through qualitative research techniques served as the North for the preparation of this work, where we propose reflection discussion on the topic for a better development of pedagogical knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectOrdenação do currículo - Curso de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino-Aprendizagempt_BR
dc.titleDiálogos entre Geografia e Matemática no aprendizado da Cartografia na Licenciatura em Geografia do IFRN/Campus Natal Central.pt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3385121909082870pt_BR
dc.contributor.advisor1Saraiva, Joao Correia Junior
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8701271447000580pt_BR
dc.contributor.referee1Cândido, Daniela Karina
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4831795950874084pt_BR
dc.contributor.referee2Carvalho, Eulália Raquel Gusmão Neto
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8242989320965827pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqGeografiapt_BR
dc.description.resumoO diálogo entre Geografia e Matemática no aprendizado da Cartografia na Licenciatura em Geografia do IFRN/ Campus Natal Central, é o tema do presente trabalho, resultante da pesquisa qualitativa aplicada aos graduandos em Geografia e a professora que ministrou a disciplina de Cartografia, ambos da referida instituição. O objetivo geral do trabalho é compreender as relações entre a Geografia e a Matemática no aprendizado dos alunos da Licenciatura em Geografia e a construção do conhecimento Cartográfico, visando relacionar as possíveis dificuldades que os alunos apresentem em Matemática e a influência dessas dificuldades na construção do conhecimento cartográfico. A teoria construtivista e a interdisciplinaridade bem como as análises por meio das técnicas de pesquisa qualitativa serviram de norte para elaboração deste trabalho, onde propomos reflexão discussão sobre o tema para um melhor desenvolvimento do saber pedagógico. Os resultados apontam que, na Licenciatura em Geografia do IFRN, existem dificuldades na aprendizagem cartográfica motivados por deficiente conhecimento de matemática básica no Ensino Fundamental e médio.pt_BR
dc.relation.referencesALMEIDA, Roângela Doin de.Cartografia escolar.1. ed. Sao Paulo: Contexto, 2007. ALMEIDA, Roângela Doin de . Uma proposta metodologica para compreensão de mapas geograficos. São Paulo: 1994. ______I. N. de (Coord.).Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. p16-24 ARCHELA, Rosely S.; ARCHELA, Edison. Síntese cronológica da cartografia no Brasil. 2000. – disponivel em: www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia/article/d ownload/1364/1081 – acesso em: 24/07/2016. ARGENTO, Heloisa. Teoria Construtivista: Genético-Cognitivo, pressupostos essenciais do modelo, de Piaget. http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/construtivismo.pdf – acesso em 08/08/2016. ASSIS,Francisco de; COSTA, Franklin R. da ; LIMA, Fernandes. A linguagem cartográfica e o ensino-aprendizagem da Geografia: algumas reflexões. Rio Grande do norte: Geografia Ensino & Pesquisa. Vol. 16, n. 2, maio/ ago. 2012. Disponivel em: http://periodicos.ufsm.br/index.php/geografia/article/viewFile/7338/4377> acessado em 10/01/2015 BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. CNE/CES 492/2001. FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. 11 º.ed. São Paulo: Papirus, 2006. 54 FERNANDES,Sandro Soares.Uma proposta de atividades investigativas envolvendo Sistema Métrico.Rio de Janeiro,2012. Disponível em: http://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2012_Sandro_Fernan des/dissertacao_Sandro_Fernandes.pdf. Acesso em 23/07/2016 GERHARDT,Tatiana Engel;SILVEIRA Denise Tolfo.Métodos de Pesquisa.1ª ed. Rio Grande do Sul. 2009. Disponível em: http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf Acesso em: 28/07/2016 JACOBINI, Maria Leticia De Paiva. Metodologia Do Trabalho Acadêmico. 4ª ed.São Paulo: Alinea, 2011. MELO, Ismail Barra Nova de.Proposição de uma Cartografia Escolar no Ensino Superior. São paulo, 2007. Disponível em: http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/104434/melo_ibn_dr_rcla.pdf?s equence=1&isAllowed=y –Acesso em 26/07/2016 MIRAS, Mariana. In O construtivismo. In: COLL, Cesar; MARTÍNS, Elena; MAURI, Teresa, et all. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006. OLIVEIRA, Licia de . Estudo Metodológico e Cognitivo do Mapa. São Paulo: 1978. ALMEIDA ,Rosâgela I. N. de (Coord.).Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. p16-24 PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto político-pedagógico da escola. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 55 PARECER CNE/CES 492/2001 - HOMOLOGADO Despacho do Ministro em 4/7/2001, publicado no Diário Oficial da União de 9/7/2001, Seção 1e, p. 50. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf - acesso em 11/06/2016 Resolução Nº 11/2012-CONSUP/IFRN, de 01/03/2012 ROQUE,Tatiana;PITOMBEIRA,João Bosco.Tópicos de História da Matemática. 1ª. Ed. p.07. CBM. 2012. Disponível em: http:Topicos_20de_20Historia_20da_20Matematica_28PROFMAT_29_TatianaRoq ue_Pitombeira.pdf - Acesso em 24/07/2016 ROQUE,Tatiana;PITOMBEIRA,João Bosco.Tópicos de História da Matemática. 1ª. Ed. p.09. CBM. 2012. Disponível em: http:Topicos_20de_20Historia_20da_20Matematica_28PROFMAT_29_TatianaRoq ue_Pitombeira.pdf - Acesso em 24/07/2016 SANN, janine G. Le. Metodologia para inserir a Geografia no ensino Fundamental. Paris.1989. ALMEIDA ,Rosâgela I. N. de (Coord.).Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. p115 SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs). Práticas Avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do currículo. 8º ed. Porto Alegre: Mediação, 2010. SIMIELLI,Maria Elena. O Mapa como meio de comunicação e alfabetização Cartográfica. São Paulo: 1986. ALMEIDA ,Rosâgela I. N. de (Coord.).Cartografia escolar. São Paulo: Contexto, 2007. p72. SOUZA, Joamir Roberto.Matemática: Coleção um novo olhar.1ª Ed. São 56 Paulo:FTD s.a.2010. 99-101p. SPÓSITO, M. E. As diferentes propostas curriculares e o livro didático. In: PONTUSCHKA, N. N; OLIVEIRA, A. U. de. (Orgs.) Geografia em perspectiva: ensino e pesquisa. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 308. THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação v. 13 n. 39 set./dez. 2008. Disponível em: http://www.famam.com.br/admin/anexos/24-02-2015_05_09_36_.pdf acesso em 08/08/2016 http://www.somatematica.com.br/fundam/comprimento/comprimento2.php - Acesso em 24/07/2016 VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Cortez .1977 GERHARDT,Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa. coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples