dc.relation.references | ALMEIDA, Roângela Doin de.Cartografia escolar.1. ed. Sao Paulo: Contexto,
2007.
ALMEIDA, Roângela Doin de . Uma proposta metodologica para compreensão de
mapas geograficos. São Paulo: 1994. ______I. N. de (Coord.).Cartografia
escolar. São Paulo: Contexto, 2007. p16-24
ARCHELA, Rosely S.; ARCHELA, Edison. Síntese cronológica da cartografia
no Brasil. 2000. – disponivel em:
www.uel.br/revistas/uel/index.php/portalcartografia/article/d
ownload/1364/1081 – acesso em: 24/07/2016.
ARGENTO, Heloisa. Teoria Construtivista: Genético-Cognitivo, pressupostos
essenciais do modelo, de Piaget.
http://penta3.ufrgs.br/midiasedu/modulo11/etapa2/construtivismo.pdf – acesso em
08/08/2016.
ASSIS,Francisco de; COSTA, Franklin R. da ; LIMA, Fernandes. A linguagem
cartográfica e o ensino-aprendizagem da Geografia: algumas reflexões. Rio
Grande do norte: Geografia Ensino & Pesquisa. Vol. 16, n. 2, maio/ ago. 2012.
Disponivel em:
http://periodicos.ufsm.br/index.php/geografia/article/viewFile/7338/4377>
acessado em 10/01/2015
BRASIL, Lei de Diretrizes e B. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996.
CNE/CES 492/2001.
FAZENDA, Ivani. Didática e interdisciplinaridade. 11 º.ed. São Paulo: Papirus,
2006.
54
FERNANDES,Sandro Soares.Uma proposta de atividades investigativas
envolvendo Sistema Métrico.Rio de Janeiro,2012. Disponível em:
http://www.if.ufrj.br/~pef/producao_academica/dissertacoes/2012_Sandro_Fernan
des/dissertacao_Sandro_Fernandes.pdf. Acesso em 23/07/2016
GERHARDT,Tatiana Engel;SILVEIRA Denise Tolfo.Métodos de Pesquisa.1ª ed.
Rio Grande do Sul. 2009. Disponível em:
http://www.ufrgs.br/cursopgdr/downloadsSerie/derad005.pdf Acesso em:
28/07/2016
JACOBINI, Maria Leticia De Paiva. Metodologia Do Trabalho Acadêmico. 4ª
ed.São Paulo: Alinea, 2011.
MELO, Ismail Barra Nova de.Proposição de uma Cartografia Escolar no
Ensino Superior. São paulo, 2007. Disponível em:
http://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/104434/melo_ibn_dr_rcla.pdf?s
equence=1&isAllowed=y –Acesso em 26/07/2016
MIRAS, Mariana. In O construtivismo. In: COLL, Cesar; MARTÍNS, Elena;
MAURI, Teresa, et all. O construtivismo na sala de aula. São Paulo: Ática, 2006.
OLIVEIRA, Licia de . Estudo Metodológico e Cognitivo do Mapa. São Paulo: 1978.
ALMEIDA ,Rosâgela I. N. de (Coord.).Cartografia escolar. São Paulo: Contexto,
2007. p16-24
PADILHA, Paulo Roberto. Planejamento dialógico: como construir o projeto
político-pedagógico da escola. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
55
PARECER CNE/CES 492/2001 - HOMOLOGADO Despacho do Ministro em
4/7/2001, publicado no Diário Oficial da União de 9/7/2001, Seção 1e, p. 50.
Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES0492.pdf - acesso
em 11/06/2016
Resolução Nº 11/2012-CONSUP/IFRN, de 01/03/2012
ROQUE,Tatiana;PITOMBEIRA,João Bosco.Tópicos de História da Matemática.
1ª. Ed. p.07. CBM. 2012. Disponível em:
http:Topicos_20de_20Historia_20da_20Matematica_28PROFMAT_29_TatianaRoq
ue_Pitombeira.pdf - Acesso em 24/07/2016
ROQUE,Tatiana;PITOMBEIRA,João Bosco.Tópicos de História da Matemática.
1ª. Ed. p.09. CBM. 2012. Disponível em:
http:Topicos_20de_20Historia_20da_20Matematica_28PROFMAT_29_TatianaRoq
ue_Pitombeira.pdf - Acesso em 24/07/2016
SANN, janine G. Le. Metodologia para inserir a Geografia no ensino Fundamental.
Paris.1989. ALMEIDA ,Rosâgela I. N. de (Coord.).Cartografia escolar. São
Paulo: Contexto, 2007. p115
SILVA, Janssen Felipe da; HOFFMANN, Jussara; ESTEBAN, Maria Teresa (Orgs).
Práticas Avaliativas e aprendizagens significativas em diferentes áreas do
currículo. 8º ed. Porto Alegre: Mediação, 2010.
SIMIELLI,Maria Elena. O Mapa como meio de comunicação e alfabetização
Cartográfica. São Paulo: 1986. ALMEIDA ,Rosâgela I. N. de (Coord.).Cartografia
escolar. São Paulo: Contexto, 2007. p72.
SOUZA, Joamir Roberto.Matemática: Coleção um novo olhar.1ª Ed. São
56
Paulo:FTD s.a.2010. 99-101p.
SPÓSITO, M. E. As diferentes propostas curriculares e o livro didático. In:
PONTUSCHKA, N. N; OLIVEIRA, A. U. de. (Orgs.) Geografia em perspectiva:
ensino e pesquisa. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2009. p. 308.
THIESEN, Juares da Silva. A interdisciplinaridade como um movimento
articulador no processo ensino-aprendizagem. Revista Brasileira de Educação
v. 13 n. 39 set./dez. 2008. Disponível em:
http://www.famam.com.br/admin/anexos/24-02-2015_05_09_36_.pdf
acesso em 08/08/2016
http://www.somatematica.com.br/fundam/comprimento/comprimento2.php -
Acesso em 24/07/2016
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e linguagem. São Paulo: Martins Cortez .1977
GERHARDT,Tatiana Engel. SILVEIRA, Denise Tolfo. Métodos de pesquisa.
coordenado pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UFRGS e pelo Curso de
Graduação Tecnológica – Planejamento e Gestão para o Desenvolvimento Rural
da SEAD/UFRGS. – Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. | pt_BR |