Mostrar registro simples

dc.creatorCunha, Talita Geórgia da
dc.date.accessioned2023-05-03T20:50:26Z
dc.date.available2023-05-03T20:50:26Z
dc.date.issued2017-06-19
dc.identifier.citationCUNHA, Talita Geórgia da. Construindo conhecimento agroecológico: a trajetória do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) no IFRN Campus Ipanguaçu/RN. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (GraduaçãoTecnologia em Agroecologia), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Ipanguaçu, 2017.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2359
dc.description.abstractThe present study aims to analyze the trajectory of Studies Core in Agroecology (NEA), IFRN Campus Ipanguaçu/RN, in its instructions actions, research and extension regarding to building agroecological knowledge, through the systematization process. For the purpose of this work, some participatory methodologies were used, such as, half-structured interviews, participatory mapping, SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and Threats), Venn’s diagram, and timeline. From this, it was possible to evaluate and evidence the NEA’s trajectory, actions, advances and challenges, taking us to an intense reflection about its function while facilitator subject in agroecological knowledge building. In this way, we concluded that the NEA IFRN Ipanguaçu Campus has contributed for the knowledge building process, in so far as it creates spaces and strategies, so that, the external society can take part, to build and to reflect about the knowledge produced in academy, at same time opportunizing the academic community to experience building knowledge spaces, through of research integration, education and extension in real contexts. But, it’s necessary to overcome some challenges to continue advancing in fortification of agroecology in and out of IFRN Campus Ipanguaçu/RN.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAgricultura Familiarpt_BR
dc.subjectNúcleo de Estudos em Agroecologiapt_BR
dc.subjectSaberpt_BR
dc.titleConstruindo conhecimento agroecológico: a trajetória do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) no IFRN Campus Ipanguaçu/RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3720524828663998pt_BR
dc.contributor.advisor1Pimentel, João Vianey Fernandes
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2810513855063432pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentIpanguaçupt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo tem como objetivo, analisar a trajetória do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), IFRN Campus Ipanguaçu, em suas ações de ensino, pesquisa e extensão no que se refere à construção do conhecimento agroecológico, através do processo de sistematização. Para efeito desse trabalho foram utilizadas algumas metodologias participativas, tais como, Entrevistas semi-estruturada, Mapeamento Participativo, FOFA (Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), Diagrama de Venn, e Linha do tempo. A partir disso, foi possível avaliar e evidenciar a trajetória do NEA, ações, avanços e desafios, levando-nos a uma intensa reflexão sobre o seu papel enquanto sujeito facilitador na construção do conhecimento agroecológico. Dessa forma, concluímos que o NEA IFRN Campus Ipanguaçu tem contribuído para o processo de construção do conhecimento, na medida em que cria espaços e estratégias, para que a comunidade externa possa participar, construir e refletir sobre os conhecimentos que estão sendo produzidos na academia, ao mesmo tempo oportunizando a comunidade acadêmica a vivenciar espaços de construção de saber, através da integração da pesquisa, ensino e extensão em contextos reais. Porém, é necessário superar alguns desafios para continuar avançando no fortalecimento da agroecologia dentro e fora do IFRN Campus Ipanguaçu.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples