dc.creator | Cunha, Talita Geórgia da | |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T20:50:26Z | |
dc.date.available | 2023-05-03T20:50:26Z | |
dc.date.issued | 2017-06-19 | |
dc.identifier.citation | CUNHA, Talita Geórgia da. Construindo conhecimento agroecológico: a trajetória do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) no IFRN Campus Ipanguaçu/RN. 2023. 76 f. Trabalho de Conclusão de Curso (GraduaçãoTecnologia em Agroecologia), Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Ipanguaçu, 2017. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2359 | |
dc.description.abstract | The present study aims to analyze the trajectory of Studies Core in Agroecology
(NEA), IFRN Campus Ipanguaçu/RN, in its instructions actions, research and extension
regarding to building agroecological knowledge, through the systematization process. For the
purpose of this work, some participatory methodologies were used, such as, half-structured
interviews, participatory mapping, SWOT (Strenghts, Weaknesses, Opportunities and
Threats), Venn’s diagram, and timeline. From this, it was possible to evaluate and evidence
the NEA’s trajectory, actions, advances and challenges, taking us to an intense reflection
about its function while facilitator subject in agroecological knowledge building. In this way,
we concluded that the NEA IFRN Ipanguaçu Campus has contributed for the knowledge
building process, in so far as it creates spaces and strategies, so that, the external society can
take part, to build and to reflect about the knowledge produced in academy, at same time
opportunizing the academic community to experience building knowledge spaces, through of
research integration, education and extension in real contexts. But, it’s necessary to overcome
some challenges to continue advancing in fortification of agroecology in and out of IFRN
Campus Ipanguaçu/RN. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Agricultura Familiar | pt_BR |
dc.subject | Núcleo de Estudos em Agroecologia | pt_BR |
dc.subject | Saber | pt_BR |
dc.title | Construindo conhecimento agroecológico: a trajetória do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) no IFRN Campus Ipanguaçu/RN | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/3720524828663998 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pimentel, João Vianey Fernandes | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2810513855063432 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Ipanguaçu | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente estudo tem como objetivo, analisar a trajetória do Núcleo de Estudos
em Agroecologia (NEA), IFRN Campus Ipanguaçu, em suas ações de ensino, pesquisa e
extensão no que se refere à construção do conhecimento agroecológico, através do processo
de sistematização. Para efeito desse trabalho foram utilizadas algumas metodologias
participativas, tais como, Entrevistas semi-estruturada, Mapeamento Participativo, FOFA
(Fortalezas, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças), Diagrama de Venn, e Linha do tempo. A
partir disso, foi possível avaliar e evidenciar a trajetória do NEA, ações, avanços e desafios,
levando-nos a uma intensa reflexão sobre o seu papel enquanto sujeito facilitador na
construção do conhecimento agroecológico. Dessa forma, concluímos que o NEA IFRN
Campus Ipanguaçu tem contribuído para o processo de construção do conhecimento, na
medida em que cria espaços e estratégias, para que a comunidade externa possa participar,
construir e refletir sobre os conhecimentos que estão sendo produzidos na academia, ao
mesmo tempo oportunizando a comunidade acadêmica a vivenciar espaços de construção de
saber, através da integração da pesquisa, ensino e extensão em contextos reais. Porém, é
necessário superar alguns desafios para continuar avançando no fortalecimento da
agroecologia dentro e fora do IFRN Campus Ipanguaçu. | pt_BR |