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dc.creatorOliveira, Maria do Socorro de
dc.date.accessioned2023-04-04T13:05:46Z
dc.date.available2023-04-04T13:05:46Z
dc.date.issued2023-02-15
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2339
dc.description.abstractSeveral studies emphasize the need for some adjustments in education to ensure effective learning for deaf students. Many have learning difficulties in certain subjects, such as Physics, in high School, with that in mind, the present work aimed to propose a didactic sequence in Physics Teaching, focusing on the content of Thermology, from an inclusive perspective, thinking of a regular classroom with deaf and hearing students. For this study, a qualitative approach was chosen, developing an applied and explanatory research. As for the methodological procedures, these were carried out through bibliographic research. As a result of the research, it was found that the use of experiments and videos are considered quite viable resources for teaching Physics, which contribute significantly to the teaching-learning process of this discipline. In this way, the didactic sequence proposed here was developed in nine moments, with the purpose of helping the Physics teacher in his pedagogical practice and, consequently, facilitating the learning of deaf students about the contents of thermology.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSurdopt_BR
dc.subjectTermologiapt_BR
dc.subjectInclusãopt_BR
dc.titleO ensino da termologia ao aluno surdo: uma proposta metodológica para professores de físicapt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7266602296474645pt_BR
dc.contributor.advisor1Santos Júnior, Cícero Elias dos
dc.contributor.advisor1IDhttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, Ednaldo Bernardo de
dc.contributor.referee1IDhttp://lattes.cnpq.br/4610971280639497pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4610971280639497pt_BR
dc.contributor.referee2Maia, Joaildo
dc.contributor.referee2IDhttp://lattes.cnpq.br/9501400008776063pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9501400008776063pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoVários estudos enfatizam a necessidade de alguns ajustes na educação para garantir a aprendizagem eficaz para os alunos surdos. Muitos possuem dificuldades de aprendizagem em determinadas disciplinas, como a Física, no Ensino Médio. Pensando nisso, o presente trabalho teve por objetivo propor uma sequência didática na área do Ensino de Física, focando o conteúdo de Termologia, sob uma perspectiva inclusiva, pensando em uma sala de aula regular com alunos surdos e ouvintes. Para esse estudo, optou-se por uma abordagem qualitativa, desenvolvendo uma pesquisa aplicada e explicativa. Quanto aos procedimentos metodológicos, estes foram realizados por meio de uma pesquisa bibliográfica. Como resultados da pesquisa, constatou-se que o uso de experimentos e vídeos são considerados recursos bastante viáveis para o ensino de Física, que contribuem significativamente para o processo de ensino-aprendizagem desta disciplina. Dessa forma, a sequência didática aqui proposta foi desenvolvida em nove momentos, com a finalidade de auxiliar o professor de Física em sua prática pedagógica e, consequentemente, facilitar a aprendizado de alunos surdos sobre os conteúdos de termologia.pt_BR
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