dc.creator | Maia, Márcia Rejane dos Santos Gomes | |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T18:49:51Z | |
dc.date.available | 2023-03-29T18:49:51Z | |
dc.date.issued | 2021-02-23 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2333 | |
dc.description.abstract | We understand population growth in urban areas as one of the main causes of climate change. The unbridled consumption of natural resources and the uncontrolled emission of GHG (greenhouse gases) are analyzed by researchers as one of the future problems that will drastically affect the existence of life on planet Earth. In view of the current situation in relation to climate change, research on the environment in which we are inserted as members of society is necessary in all spheres of knowledge, in order to understand environmental problems and adopt practices and measures that alleviate the situation. The explanation and contextualization of the environmental problems applied in the teaching of Physics, favor the understanding of physical phenomena in an interdisciplinary axis. From this perspective, this work aims to present the relationship between Physics teaching and the environmental theme, presenting a methodological proposal so that the teacher can work in the classroom or in the form of remote teaching, Physics, inserted in the socio-environmental context. Therefore, a didactic material will be proposed that will help the teacher to work with Physics contents with his students through an experimental activity related to climate change. For this work, it will be addressed as a Generating Theme: Greenhouse Effect. Thus, it is through the proposed experiment, that we hope to provide students with the conditions for a better understanding of the environmental issues that are present in our daily lives. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Efeito estufa | pt_BR |
dc.subject | Ensino de física | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente | pt_BR |
dc.subject | Atividade experimental | pt_BR |
dc.subject | Metodologia | pt_BR |
dc.title | O ensino de física no contexto das questões ambientais: uma proposta experimental para a sala de aula | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1204972252455284 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Roney Roberto de Melo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6303974202811886 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Lenina Lopes Soares | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1487610808390702 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Jardel Lucena da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0351498074862272 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências exatas e da terra | pt_BR |
dc.description.resumo | Entendemos o crescimento populacional nas áreas urbanas como uma das principais causas das mudanças climáticas. O consumo desenfreado dos recursos naturais e a emissão descontrolada de GEE (gases do efeito estufa) são analisados pelos pesquisadores como um dos problemas futuros que atingirão drasticamente a existência de vida no planeta Terra. Diante da atual situação com relação às mudanças climáticas, a investigação sobre o ambiente em que estamos inseridos como membros da sociedade se faz necessário em todas as esferas do conhecimento, para que se possam entender os problemas ambientais e adotar práticas e medidas que amenizem a situação. A explicação e contextualização dos problemas ambientais aplicados no ensino de Física, favorecem a compreensão dos fenômenos físicos num eixo interdisciplinar. Partindo dessa perspectiva, este trabalho tem como objetivo apresentar a relação do ensino de Física com a temática ambiental, apresentando uma proposta metodológica para que o professor possa trabalhar em sala de aula ou na forma de ensino remoto, a Física, inserida no contexto socioambiental. Sendo assim, será proposto um material didático que irá auxiliar o professor a trabalhar, com seus alunos, conteúdos de Física através de uma atividade experimental relacionada às mudanças climáticas. Para este trabalho será abordado como Tema Gerador: Efeito Estufa. Desse modo, é através do experimento proposto, que esperamos proporcionar, aos estudantes, as condições para uma melhor compreensão das questões ambientais que estão presentes no nosso dia a dia. | pt_BR |