Mostrar registro simples

dc.creatorSilva de Souza, Elvis
dc.date.accessioned2023-03-20T13:26:06Z
dc.date.available2023-03-20T13:26:06Z
dc.date.issued2022-03-16
dc.identifier.citationSOUZA, Elvis Silva de. Análise da experiência dos usuários da plataforma Moodle na Escola do Govern. Orientadora: Alyana Canindé Macêdo de Barros. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2331
dc.description.abstractOver the course of the 2010's, the academic environment went through several changes to fit with the technological growth today. Therefore, several institutions have started to use systems of academic management looking to improve and automate processes, provide assistance to the student and the teacher, provide lesson material and other types of resources. And so the LMS's started to consolidate and to be effective in the academic environment, facilitating the lives of students and teachers and democratizing access to knowledge. In the state of Rio Grande do Norte, the Escola de Governo uses Moodle platform to conduct short duration courses which aim to add the knowledge of the public employees. Based on several calls that were witnessed, it could be possible to realize that there was a failure in communication between student and platform, which would be indicative of evasions and failures in the courses. Therefore, it was decided to conduct an analysis of the user experience of the Moodle platform at the Escola de Governo and thus suggest possible corrections at points of the interface that cause this deficit in communication.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAVApt_BR
dc.subjectPlataforma Moodlept_BR
dc.subjectExperiência do usuáriopt_BR
dc.subjectAmbiente Virtual de Aprendizagempt_BR
dc.subjectLMS;pt_BR
dc.subjectMoodle platformpt_BR
dc.subjectUser experiencept_BR
dc.titleAnálise da experiência dos usuários da plataforma Moodle na Escola do Governopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the experience of users of the Moodle plataform at the Escola do Governopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID106.885.134-17pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3176995657224851pt_BR
dc.contributor.advisor1Canindé Macêdo de Barros, Alyana
dc.contributor.advisor1ID051.648.534-26pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144250134360545pt_BR
dc.contributor.referee1Canindé Macêdo de Barros, Alyana
dc.contributor.referee1ID051.648.534-26pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144250134360545pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes de Freitas Medeiros, Danielle
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957115777845546pt_BR
dc.contributor.referee3Aranha Freire, Marília
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8869115413376282pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.description.resumoCom o decorrer da década dos anos 2010, o meio acadêmico passou por diversas alterações para se adequar ao crescimento tecnológico na atualidade. Diante disso, diversas instituições passaram a utilizar sistemas de gerenciamento acadêmico visando otimizar e automatizar processos, prestar auxílio ao aluno e professor, dispor materiais de aula entre outras situações. E assim as AVAs começaram a se consolidar e a estarem presentes no meio acadêmico, facilitando a vida de alunos e professores e democratizando o acesso ao conhecimento. No estado do Rio Grande do Norte, a Escola do Governo utiliza a plataforma Moodle para a realização de cursos de curta duração que visam acrescentar os conhecimentos dos servidores públicos do estado. Com base em diversos chamados que foram presenciados, pôde-se perceber que havia uma falha na comunicação entre aluno e plataforma, o que seria um indicativo ocasionador de evasões e reprovações nos cursos. Diante disso, decidiu-se realizar uma análise da experiência dos usuários da plataforma Moodle na Escola do Governo, e assim sugerir possíveis correções, em pontos da interface que causam esse déficit na comunicação.pt_BR
dc.relation.referencesCHIN, David. N. Empirical Evaluation of User Models and User-Adapted Systems. User Modeling and User-Adapted Interaction, v. 11, 2000. CHRIS. Moodle LMS. Disponível em: <https://moodle.com/pt/lms/>. Acesso em: 07 mar. 2022. FRANKENTHAL, Rafaela. Entenda o que é Escala Likert e como aplicá-la. 2022. Disponível em: <https://mindminers.com/blog/entenda-o-que-e-escala-likert/>. Acesso em: 15 fev. 2022. LOUBAK, Ana Letícia. Afinal, o que é Moodle? 2009. Disponível em: <https://ctead.ifpa.edu.br/noticias/544-afinal-o-que-e-moodle>. Acesso em: 21 dez. 2021. MOLICH, Rolf; NIELSEN, Jakob. (1990a). Improving a human-computer dialogue. Communications of the ACM 33, 3 (Março), 338-348. Disponível em: <https://www.cs.uml.edu/~holly/91.550/papers/p338-molich.pdf>. Acesso em: 06 dez. 2021. MOLICH, Rolf, NIELSEN, Jakob. (1990b). Heuristic evaluation of user interfaces. Proc. ACM CHI'90 Conf. (Seattle, WA, 1-5 Abril), 249-256. Disponível em: <https://dl.acm.org/doi/pdf/10.1145/97243.97281>. Acesso em: 06 dez. 2021. NORMAN, Donald A.. The Design of Everyday Things. Introduction to the 2002 Edition, p. xi. The Design of Everyday Things (1988, 2002) PADOVANI, Stephania. Avaliação Ergonômica de Sistemas de Navegação em Hipertextos Fechados. In: MORAES, Anamaria de. Design e Avaliação de Interface. Rio de Janeiro, iUsEr, 2002, p. 27–58. PREECE, Jennifer; ROGERS, Yvonne; SHARP, Helen. Design de interação: além da interação homem-computador. Porto Alegre: Bookman, 2005. xvi, 548p. PRENSKY, Marc. Nativos Digitais, Imigrantes Digitais. On the Horizon, v. 9, n. 5, 2001. SALES, M. V. S. Educação a Distância. Módulo I. Curso de Formação de Conselheiros Municipais de Educação. Salvador: Unilatus, 2019.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples