Mostrar registro simples

dc.creatorda Silva Castelo Branco, Yuri
dc.date.accessioned2023-03-20T12:45:43Z
dc.date.available2023-03-20T12:45:43Z
dc.date.issued2022-03-16
dc.identifier.citationBRANCO, Yuri da Silva Castelo. Desenvolvimento de jogo digital de RPG. Orientadora: Alyana Canindé Macêdo de Barros. 2022. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2330
dc.description.abstractThe present work is a software development project, more specifically a 2D digital game of the RPG genre, developed using the Construct 2 engine and other software development support tools, such as image editing software, audio, among others. Its main objective is the development and delivery of the high-fidelity playable prototype of the first stage of the digital game. To this end, the paper presents the software development process, based on the phases of software engineering construction and application of the agile Scrum methodology for the organization in the stages of software construction, in addition to presenting the development process from the point of view of a digital game, based on the MDA methodology, applied to game development.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo digitalpt_BR
dc.subjectDesenvolvimentopt_BR
dc.subjectProtótipopt_BR
dc.subjectScrumpt_BR
dc.subjectMDApt_BR
dc.subjectDigital gamept_BR
dc.subjectDevelopmentpt_BR
dc.subjectPrototypept_BR
dc.subjectScrumpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de jogo digital de RPGpt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of RPG digital gamept_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID070.448.823-07pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4217383792221362pt_BR
dc.contributor.advisor1Canindé Macêdo de Barros, Alyana
dc.contributor.advisor1ID051.648.534-26pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144250134360545pt_BR
dc.contributor.referee1Canindé Macêdo de Barros, Alyana
dc.contributor.referee1ID051.648.534-26pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144250134360545pt_BR
dc.contributor.referee2Araújo Aleixo, Fellipe
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9598457318220683pt_BR
dc.contributor.referee3Jesus Medeiros, Tainá
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/8003160556193878pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.subject.cnpqCiência da Computaçãopt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho trata-se de um projeto de desenvolvimento de software, mais especificamente de um jogo digital 2D do gênero RPG, desenvolvido com uso da engine Construct 2 e de outras ferramentas de apoio ao desenvolvimento do software, tais como softwares de edição de imagem, áudio, dentre outros. Tem como principal objetivo o desenvolvimento e entrega do protótipo jogável em alta fidelidade, da primeira fase do jogo digital. Para tal, o trabalho apresenta o processo de desenvolvimento de software, baseado nas fases de construção de engenharia de software e aplicação da metodologia ágil Scrum para a organização nas etapas de construção do software, além de apresentar o processo de desenvolvimento do ponto de vista de um jogo digital, utilizando como base a metodologia MDA, aplicada ao desenvolvimento de jogos.pt_BR
dc.relation.referencesBRINKMANN, Martin. A Look at Tiled - Tiled map editor for GNU/Linux. GHacks Technology News. Disponível em: <https://www.ghacks.net/2018/03/04/tiled-rpg-map-editor-linux/>. Acesso em: 6 mar. 2022. CONSTRUCT 2 ONLINE MANUAL & DOCUMENTATION. SCIRRA LTD. Disponível em: <https://www.construct.net/en/construct-2/manuals/construct-2/>. Acesso em: 10 mar. 2022. CUPERSCHMID, Ana Regina Mizrahy; HILDEBRAND, Hermes Renato. Avaliação Heurística de Jogabilidade: Counter-Strike: Global Offensive. SBGAMES. Disponível em: <http://www.sbgames.org/sbgames2013/proceedings/artedesign/44-dt-paper.pdf/>. Acesso em: 9 mar. 2022. FULLERTON, Tracy. Game Design Workshop: a playcentric approach to creating innovative games. 3. ed. New York: A K Peters/CRC Press, 2014. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2019. HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: Study of the Play Element in Culture. New Edition. London: Routledge, 1980. HUNICKE, Robin; LEBLANC, Marc; ZUBEK, Robert. MDA: A Formal Approach to Game Design and Game Research. Disponível em: <https://users.cs.northwestern.edu/~hunicke/pubs/MDA.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2022. INTRODUCTION - TILED DOCUMENTATION. Disponível em: <https://doc.mapeditor.org/en/stable/manual/introduction/>. Acesso em: 10 mar. 2022. KAPLAN, Andreas; HAENLEIN, Michael. Siri, Siri, in my hand: Who’s the fairest in the land? On the interpretations, illustrations, and implications of artificial intelligence. Business Horizons, 2018. LEI DO BEM: OS INCENTIVOS FISCAIS À INOVAÇÃO TECNOLÓGICA. ABGI. Disponível em: <https://brasil.abgi-group.com/lei-do-bem/>. Acesso em: 26 jan. 2022. MEDEIROS, Tainá Jesus; SILVA, Thiago Reis da; ARANHA, Eduardo Henrique da Silva. Ensino de programação utilizando jogos digitais: Uma revisão sistemática da literatura. 2013. 10f. TCC (Graduação) - Curso de TI, UFRN, Natal, 2013. MIRANDA, Frederico S; STADZISZ, Paulo C. Jogo Digital: definição do termo. SBC - Proceedings of SBGames 2017. Disponível em: <https://www.sbgames.org/sbgames2017/papers/ArtesDesignShort/173500.pdf/>. Acesso em: 4 mar. 2022. NOVAK, Jeannie. Desenvolvimento de Games. Tradução da 2ª edição norte-americana. São Paulo: Cengage Learning, 2017. RABIN, Steve. AI Game Programming Wisdom. Massachusetts: Charles River Media, 2002. SALEN, Katie; ZIMMERMAN, Eric. Rules of Play: Game Design Fundamentals. The Mit Press, 2003. SALES, Matheus. RPG (Role-Playing Game). Brasil Escola. Disponível em: <https://brasilescola.uol.com.br/curiosidades/rpg.htm/>. Acesso em: 4 mar. 2022. SCHWABER, Ken; SUTHERLAND, Jeff. Guia do Scrum. Um guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. 2013. Disponível em: <https://scrumguides.org/docs/scrumguide/v1/Scrum-Guide-Portuguese-BR.pdf>. Acesso em: 4 mar. 2022.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples