Mostrar registro simples

dc.creatorRibeiro, Stefaneo
dc.date.accessioned2023-03-20T12:11:22Z
dc.date.available2023-03-20T12:11:22Z
dc.date.issued2023-02-01
dc.identifier.citationRIBEIRO, Stefaneo. Aplicação do método de avaliação heurística no sistema compre perto. Orientadora: Alyana Canindé Macêdo de Barros. 2023. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2329
dc.description.abstractThe present work intends to present the application of the heuristic evaluation method in the sales flow of the Compre Perto system, with the objective of identifying which usability heuristics were violated in the construction of the system, defining which changes should be applied according to the degree of importance and propose a new version of the user interface based on the violated usability heuristics. For this, the exploratory research method was adopted in order to collect inputs on Nielsen's usability heuristics and the application of the heuristic evaluation process. Finally, improvements were proposed for the Compre Perto system interface through the modeling of a prototype.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação heurísticapt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectInterface de usuáriopt_BR
dc.subjectHeuristic evaluationpt_BR
dc.subjectUsabilitypt_BR
dc.subjectUser interfacept_BR
dc.titleAplicação do método de avaliação heurística no sistema Compre Pertopt_BR
dc.title.alternativeApplication of the heuristic evaluation method in the system Compre Pertopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.ID072.072.224-16pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8872048405507224pt_BR
dc.contributor.advisor1Canindé Macêdo de Barros, Alyana
dc.contributor.advisor1ID051.648.534-26pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144250134360545pt_BR
dc.contributor.referee1Canindé Macêdo de Barros, Alyana
dc.contributor.referee1ID051.648.534-26pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7144250134360545pt_BR
dc.contributor.referee2Gomes de Freitas Medeiros, Danielle
dc.contributor.referee2ID010.915.384-76pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3957115777845546pt_BR
dc.contributor.referee3Jose de Souza, Alessandro
dc.contributor.referee3ID877.479.794-87pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2702521324454898pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem o intuito de apresentar a aplicação do método de avaliação heurística no fluxo de vendas do sistema Compre Perto, tendo como objetivo identificar quais heurísticas de usabilidade foram violadas na construção do sistema, definir quais mudanças devem ser aplicadas conforme o grau de importância e propor uma nova versão da interface de usuário a partir das heurísticas de usabilidade violadas. Para isso, o método de pesquisa exploratória foi adotado, a fim de coletar insumos sobre as heurísticas de usabilidade de Nielsen e a aplicação do processo de avaliação heurística. Por fim, foram propostas melhorias para a interface do sistema do Compre Perto por meio da modelagem de um protótipo.pt_BR
dc.relation.referencesBAPTISTA, D. M. T. O Debate Sobre o Uso de Técnicas Qualitativas e Quantitativas de Pesquisa. In: MARTINELLI, Maria Lúcia (Org.). Pesquisa Qualitativa: um instigante desafio. São Paulo: Veras, 1999. BARBOSA, Simone. Interação Humano-Computador. Rio de Janeiro, Brasil: Elsevier Editora Ltda, 2000 CHIZZOTTI, A. (1998). Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 3a. ed. São Paulo: Cortez. DIX, Alan. Human-Computer Interaction. 3ª edição. Essex, Inglaterra. Pearson Education Limited: 2004 GIBBONS, Sarah . Journey Mapping 101. Nielsen Norman Group: 2018. Disponível em: <https://www.nngroup.com/articles/journey-mapping-101/>. Acesso em: 20 de out. de 2022. GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2009. LÉVY, Pierre. As Tecnologias Da Inteligência: O Futuro do Pensamento na Era da Informática. Editora 34. 1993 - 1ª edição, 2010 - 2ª edição. MORAN, T. The Command Language Grammars: A representation for the user interface of interactive computer systems. International Journal of Man-Machine Studies, 15:3-50, Academic Press, 1981. NIELSEN, Jakob. Usability Engineering. San Francisco, CA, USA: Morgan Kaufmann Publishers Inc, 1993. NIELSEN, Jakob. Usability Inspection Methods. In: Conference Companion on Human Factors in Computing Systems (CHI ‘94), New York, NY, USA: ACM, 1994. RADFAHRER, Luli. Design/Web/Design:2. São Paulo, Brasil: Market Press, 2000. SEBRAE. Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Pesquisa com empresários: Impactos Da Covid-19 Nos Pequenos Negócios. 2. ed. SEBRAE, 2020. Disponível em: <https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Imagens%20SebraeNA/resumo_executivo_-_2a_edicao_pesquisa_com_empresa_rios_covid19_1_.pdf >. Acesso em: 20 de out. de 2022. YIN, R. K. Estudo de caso: Estudo de caso - Planejamento e métodos. 2. ed. Porto Alegre: Bookman, 2001.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples