dc.creator | Silva, Camila Francicláudia da | |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T17:46:04Z | |
dc.date.available | 2022-10-11T17:46:04Z | |
dc.date.issued | 2022-08-25 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Camila Franciclaudia da. Proposta de ensino sobre óptica geométrica: usando quadros táteis para cegos. Orientador: Flávio Urbano da Silva. 43 f. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciado em Física) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2254 | |
dc.description.abstract | The teaching proposal is aimed at high school physics teachers who have blind students in
their classes. The goal is to propose a didactic sequence that will serve as a basis for the
teacher to systematize the contents of Geometric Optics. To achieve this goal, tactile pictures
were prepared to provide sensory and memory experiences for the students. In addition,
Vygotsky's sociointeractionist approach is used to promote the development of teaching and
learning. These boards are divided into five themes: the occurrence of vision, rays and beams
of light, optical media, principles of geometric optics, and visual angle. To assemble the
boards, we chose low-cost materials. These boards have dimensions that facilitate handling
and demand little effort in their locomotion. The materials have different textures, rough or
smooth. As for thickness, they can be thin or thick. These characteristics make these
materials excellent tactile stimulators. The exhibition of these paintings in the classroom can
be divided into two previous steps: in the first, the teacher will give a description of the
paintings, informing the materials used and how they are organized so that the student can
build the scenario; in the second, the teacher gives the student the experience of handling the
paintings, which will contribute to familiarization with the material used. The third step will
take place during the class in which the teacher will make the material available in a
sequential manner so that the student can follow the class as the content advances. It is
expected that with the use of tactile boards in the classroom it will be possible to build
knowledge, thus promoting an inclusive education. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cegos | pt_BR |
dc.subject | Óptica geométricA | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física - Material didático | pt_BR |
dc.subject | Blind people | pt_BR |
dc.subject | Geometric optics | pt_BR |
dc.subject | Physics education - Didactic materials. | pt_BR |
dc.title | Proposta de ensino sobre óptica geométrica: usando quadros táteis para cegos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5947607331473557 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Flávio Urbano da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6068204393972418 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Flávio Urbano da | |
dc.contributor.referee2 | Bezerra, Maria Emília Barreto | |
dc.contributor.referee3 | Silva, Maria Emília Barreto Bezerra | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Central | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Física | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino | pt_BR |
dc.description.resumo | A proposta de ensino tem como público-alvo professores de Física do Ensino Médio que têm alunos cegos em suas turmas. O objetivo é propor uma sequência didática que servirá de base para o docente sistematizar os conteúdos de Óptica Geométrica. Para alcançar tal objetivo, foram elaborados quadros táteis capazes de proporcionar experiências sensoriais e
memorísticas dos alunos. Além disso, usa-se a abordagem sociointeracionista de Vygotsky para promover o desenvolvimento do ensino e aprendizagem. Esses quadros estão divididos em cinco temas: a ocorrência da visão, raios e feixes de luz, meios ópticos, princípios da óptica geométrica e ângulo visual. Para a montagem dos quadros, optou-se por materiais de baixo custo. Tais quadros possuem dimensões que facilitam o manuseio e demandam pouco esforço na sua locomoção. Os materiais são de texturas diferentes, áspero ou liso. Quanto à espessura podem ser finos ou espessos. Estas características tornam estes materiais excelentes estimuladores táteis. A exposição desses quadros em sala de aula pode ser dividida em dois passos prévios: no primeiro, o docente fará uma descrição dos quadros, informando os materiais utilizados e como eles estão organizados para que o aluno possa construir o cenário; no segundo, o docente proporciona ao aluno a experiência de manusear os quadros que contribuirá para a familiarização com o material utilizado. O terceiro passo, ocorrerá durante a aula na qual o docente deixará o material disponibilizado de maneira sequencial para que o
aluno possa acompanhar a aula na medida em que o conteúdo avançar. Espera-se que com a utilização dos quadros táteis em sala de aula seja possível a construção do conhecimento, promovendo, assim, uma educação inclusiva. | pt_BR |