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dc.creatorLima, Hilanna Laissa da Silva
dc.date.accessioned2022-09-28T13:01:06Z
dc.date.available2022-09-28T13:01:06Z
dc.date.issued2021
dc.identifier.citationLIMA, Hilanna Laissa da Silva; XAVIER, Maria Renata de Assis; SILVA, Núbia Neuma Fernandes. Análise do perfil do consumidor de hortifrúti orgânico visando ações empreendedoras no município de Lajes-RN. 2021. Trabalho de conclusão de curso (Técnico em Administração) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Lajes, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2246
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectHortaliçaspt_BR
dc.subjectFrutaspt_BR
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectPesquisa de mercadopt_BR
dc.subjectAdministraçãopt_BR
dc.titleAnálise do perfil do consumidor de hortifrúti orgânico visando ações empreendedoras no município de Lajes-RNpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2450671886782790pt_BR
dc.contributor.advisor1Galvão, Anísia Karla de Lima
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5245807015224829pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Capistrano, Ermerson de Oliveira
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9132468697087376pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLajespt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.description.resumoCom o intuito de investir no setor de hortifrúti, esta pesquisa teve como objetivo avaliar o perfil do consumidor de hortaliças e frutas do município de Lajes/RN. Para o estudo, foi realizada uma pesquisa exploratória e descritiva do tipo levantamento (survey) no período de setembro a outubro de 2019. O instrumento utilizado para a coleta dos dados foi um questionário com 16 questões objetivas. Os entrevistados foram abordados nas proximidades do mercado público e os critérios para a seleção foram ser maior de 18 anos e aceitar participar da pesquisa. Como resultados, registrou-se que a maioria dos entrevistados (73%) era do sexo feminino, 70% possuíam idade entre 18 e 49 anos e 53% possuíam baixa escolaridade. Quanto à ocupação, 40% eram funcionários públicos ou privados, 22% eram domésticas, 14% aposentados e 12% autônomos. Em relação a renda familiar, a maioria (59%) possuía renda familiar de até um salário mínimo. Quase todos (96%) consideram importante o consumo de produtos orgânicos. Quando perguntados sobre o valor gasto em hortifrúti, observou-se que 61% dos entrevistados gastavam entre R$ 30,00 e R$ 50,00 semanalmente. Em relação a entrega, a maioria (77%) gostaria de receber suas compras em casa e 57% aceitariam pagar uma taxa pelo serviço de entrega em domicílio. No que se refere aos meios de comunicação para acesso às propagandas, a maioria (77%) citou o carro de som. Quanto ao local de compra, 48% relataram preferir o supermercado, 42% o mercado público e apenas 10% citaram a frutaria. Os principais fatores que determinam a escolha do estabelecimento são o preço, a localização e a qualidade. Entretanto, todos os entrevistados consideravam a “qualidade” como um fator muito importante no momento da compra. Por fim, conclui-se que a pesquisa atingiu o objetivo, caracterizando o perfil e os interesses do consumidor de hortifrúti do município de Lajes. Apesar de existirem opções de estabelecimentos para compra de hortifrúti no município, a abertura de um novo empreendimento que considere as demandas e interesses dos consumidores pode ser uma boa alternativa, porém é necessária a elaboração do plano de negócio completo para que se recomende ou não o empreendimento.pt_BR
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/5186906786200570pt_BR
dc.creator.name2Xavier, Maria Renata de Assis


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