| português (Brasil)English | A-AA+
    • português (Brasil)
    • English
  • Enviar Arquivo
  • Portal IFRN
  • Navegar  
    • Comunidades e Coleções
    • Por data do documento
    • Autores
    • Títulos
    • Assuntos
  • Sobre
  • Ajuda  
    • Em Construção
  • Entrar
Ver item 
  •   Página inicial
  • Trabalhos acadêmicos e técnicos
  • Defendidos no IFRN
  • Trabalho de conclusão de curso de graduação
  • Licenciatura em Física
  • Ver item
  •   Página inicial
  • Trabalhos acadêmicos e técnicos
  • Defendidos no IFRN
  • Trabalho de conclusão de curso de graduação
  • Licenciatura em Física
  • Ver item
JavaScript is disabled for your browser. Some features of this site may not work without it.

Navegar

Todo o repositórioComunidades e ColeçõesPor data do documentoAutoresTítulosAssuntosEsta coleçãoPor data do documentoAutoresTítulosAssuntos

Minha conta

Entrar

Análise da evasão no curso de licenciatura em física do IFRN – Campus Caicó

Thumbnail
Visualizar/Abrir
TCC - Licenciatura em Física - Campus Caicó do IFRN. (811.0Kb)
Data
2022-05-31
Autor
Santos, Cláudia Rejane dos
https://wwws.cnpq.br/cvlattesweb/PKG_MENU.menu?f_cod=D33ECB1CD2CB277D538C700F1E8CF51F#
Metadados
Mostrar registro completo
Resumo
No presente estudo buscou-se identificar quais os principais motivos da evasão Licenciatura em Física do IFRN/Campus Caicó, no período de 2012 a 2018. Para isso, além de dados coletados na ferramenta de controle e registro acadêmico pelo SUAP-EDU, foram realizadas revisões bibliográficas, análises documentais e questionário disponibilizado por meio da plataforma do Google Forms. Participaram da pesquisa, 38 ex-estudantes da Licenciatura em Física, cujo contato foi realizado por e-mail e outros canais vinculado às redes sociais. Constatou-se com este estudo, que entre os principais motivos para evasão do curso, estavam as dificuldades de conciliar trabalho e estudos; questões familiares (gravidez, separação, morte entre outros); problemas de saúde pessoal ou familiar; dificuldades financeiras; falta de identificação ou desvalorização da profissão de professor; aprovação em outro curso. Estudar sobre esta temática, é o ponto de partida no planejamento de ações para a implantação de melhorias dos serviços oferecidos aos discentes e, consequentemente, diminuição dos índices de evasão.
URI
http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2208
Coleções
  • Licenciatura em Física
Entre em contato | Deixe sua opinião
Instituto Federal do Rio Grande do Norte Copyright © 2015 
 
Entre em contato | Deixe sua opinião
Instituto Federal do Rio Grande do Norte Copyright © 2015