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dc.creatorSantos, Francisca Elaine dos
dc.date.accessioned2022-06-13T11:39:13Z
dc.date.available2022-06-09
dc.date.available2022-06-13T11:39:13Z
dc.date.issued2022-05-20
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2207
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTDAHpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectDificuldade de Aprendizagempt_BR
dc.titleO ensino de física e o aluno com TDAH: caminhos didáticos e inclusivospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1580360146237707pt_BR
dc.contributor.advisor1Reis, Larissa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee1Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245065934432663pt_BR
dc.contributor.referee2Almeida, Luciane Soares
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7504456676734914pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Ricardo Rodrigues da
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2057761593634233pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que pode vir afetar a aprendizagem. Buscou-se neste estudo identificar as principais situações vivenciadas pelos discente com perfil de TDAH e pelos seus respectivos professores, no estudo da Física, bem como verificar as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes de Física ao planejar suas atividades para estes alunos. Para coleta de dados, foram elaborados dois questionários, um direcionado para os discentes com TDAH e outra para docentes de Física, que tiveram experiência com estudantes com TDAH. Participaram desta pesquisa cinco alunos e dois docente de Física. Observou-se entre os alunos entrevistados que tiveram seus diagnósticos na transição para a adolescência ou na adolescência, e alguns alegaram terem apresentado algum tipo de dificuldade em compreender os conteúdos lecionados na disciplina de Física. Entre os professores, notou-se a necessidade de realizar capacitações para proporcionar aulas mais significativas e que atraísse a atenção desses alunos, os quais, algumas vezes, apresentavam agitação. Conclui-se que as estratégicas metodológicas do ensino de Física precisam ser reformuladas, com a utilização de materiais mais interativos e esquematizados, bem como de aulas práticas. Além disso, os professores destacaram a importância que a troca de experiências entre docentes em encontros formativos. Por fim, sugeriu-se uma proposta de sequência didática para trabalhar o conteúdo de cinemática com esses alunos.pt_BR


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