dc.creator | Santos, Francisca Elaine dos | |
dc.date.accessioned | 2022-06-13T11:39:13Z | |
dc.date.available | 2022-06-09 | |
dc.date.available | 2022-06-13T11:39:13Z | |
dc.date.issued | 2022-05-20 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2207 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | TDAH | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade de Aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O ensino de física e o aluno com TDAH: caminhos didáticos e inclusivos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1580360146237707 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Reis, Larissa | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Reis, Larissa Fernanda Santos Oliveira | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0245065934432663 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Almeida, Luciane Soares | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7504456676734914 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Ricardo Rodrigues da | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2057761593634233 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que pode vir afetar a aprendizagem. Buscou-se neste estudo identificar as principais situações vivenciadas pelos discente com perfil de TDAH e pelos seus respectivos professores, no estudo da Física, bem como verificar as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes de Física ao planejar suas atividades para estes alunos. Para coleta de dados, foram elaborados dois questionários, um direcionado para os discentes com TDAH e outra para docentes de Física, que tiveram experiência com estudantes com TDAH. Participaram desta pesquisa cinco alunos e dois docente de Física. Observou-se entre os alunos entrevistados que tiveram seus diagnósticos na transição para a adolescência ou na adolescência, e alguns alegaram terem apresentado algum tipo de dificuldade em compreender os conteúdos lecionados na disciplina de Física. Entre os professores, notou-se a necessidade de realizar capacitações para proporcionar aulas mais significativas e que atraísse a atenção desses alunos, os quais, algumas vezes, apresentavam agitação. Conclui-se que as estratégicas metodológicas do ensino de Física precisam ser reformuladas, com a utilização de materiais mais interativos e esquematizados, bem como de aulas práticas. Além disso, os professores destacaram a importância que a troca de experiências entre docentes em encontros formativos. Por fim, sugeriu-se uma proposta de sequência didática para trabalhar o conteúdo de cinemática com esses alunos. | pt_BR |