dc.creator | Medeiros, Pablo Gorgonho de | |
dc.date.accessioned | 2022-06-08T16:17:26Z | |
dc.date.available | 2022-06-06 | |
dc.date.available | 2022-06-08T16:17:26Z | |
dc.date.issued | 2022-05-19 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2206 | |
dc.description.abstract | Considering that there is a consensus among constructivist researchers that teaching focused on students' alternative conceptions is fundamental in the learning process. Furthermore, considering that interactive simulations in the form of computer modeling are useful tools to make students protagonists of their learning process, an intervention proposal was made on the conservation of electric current in simple circuits based on the model of conceptual profile, using the free software Physics Education Technology (PHET) to be applied in High School. Therefore, it was necessary to identify in research the main alternative conceptions associated with the conservation of electric current, define the most appropriate simulation software for the proposal among the simulations available on the PHET website, elaborate a script for using the software with problem situations and a specific lesson plan for the intervention activity. A propositional, descriptive and bibliographic research is then carried out. In view of this, it was found that the elaboration of an intervention proposal like the one shown in this work is possible as long as the simulator to be used is chosen with good criteria and provided that a script and a lesson plan are elaborated with previously established objectives. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Simulador | pt_BR |
dc.subject | Perfil conceitual | pt_BR |
dc.subject | Corrente Elétrica | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de intervenção sobre o conceito de conservação de corrente elétrica | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0908755819302137 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Souza, Alcindo Mariano de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4798473329850773 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Virginio, Rhodriggo Mendes | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7197290222922509 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ricardo Rodrigues da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2057761593634233 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ensino de Ciências Naturais e Física | pt_BR |
dc.description.resumo | Considerando o consenso entre pesquisadores construtivistas que o ensino focado nas concepções alternativas dos estudantes é fundamental no processo de aprendizagem e que as simulações interativas na forma de modelagens computacionais são ferramentas úteis para tornar os alunos protagonistas do seu processo de aprendizagem, elaborou-se uma proposta de intervenção sobre a conservação da corrente elétrica em circuitos simples com base no modelo de perfil conceitual, utilizando o software livre Physics Education Technology (PHET) para ser aplicada no Ensino Médio. Para tanto, foi necessário identificar em pesquisas as principais concepções alternativas associadas à conservação da corrente elétrica, definir o software de simulação mais adequado à proposta dentre as simulações disponíveis no sítio do PHET, elaborar um roteiro para uso do software com situações-problema e um plano de aula específico para a atividade de intervenção. Realiza-se, então, uma pesquisa propositiva, descritiva e bibliográfica. Diante disso, verificou-se que a elaboração de uma proposta de intervenção como a mostrada nesse trabalho é possível desde que se escolha com base no referencial teórico os critérios e o simulador a ser utilizado e nesta perspectiva um roteiro e um plano de aula com objetivos previamente estabelecidos. | pt_BR |