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dc.creatorNascimento, Eloiza
dc.date.accessioned2022-02-15T15:16:42Z
dc.date.available2021-02-09
dc.date.available2022-02-15T15:16:42Z
dc.date.issued2022-02-09
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2142
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectEducação do Campopt_BR
dc.subjectInterdisciplinaridadept_BR
dc.subjectCiências Humanas e Sociaispt_BR
dc.titleO ensino interdisciplinar das ciências humanas nas escolas do campo : desafios e possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1880879900217246pt_BR
dc.contributor.advisor1Cavalcanti, Ivickson
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2988412791276633pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Andrade, Clarissa
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2606745555816943pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente estudo é resultado de observações e investigações feitas através de vivências na Escola Municipal Elza Bezerril Ribeiro, localizada no Distrito de Piquiri, Canguaretama, Rio Grande do Norte. A escola, apesar de localizada na zona rural, não está inserida no Paradigma da Educação do Campo, pois reproduz o modelo de organização, gestão das escolas da zona urbana. Partindo desta problemática, o trabalho objetivou pensar que maneiras essas escolas que estão no Campo, mas não são do Campo podem promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas da grande área de Ciências Humanas, como maneira de fugir do modelo capitalista, positivista que fragmenta excessivamente os conhecimentos e promover uma formação omnilateral, crítica e social pautado na concepção de Educação feita no Campo e para o Campo. Para compreender este processo de ensinar através das áreas de conhecimento, partimos do conceito de Totalidade, onde é entendido que os conhecimentos são partes ramificadas advindas de um saber único. Visto isso, podemos pensar através da ótica do materialismo histórico-dialético, o ensino por área de conhecimento como instrumento de fortalecimento do paradigma da Educação do Campo. A interdisciplinaridade prevê a união de conteúdos e disciplinas, porém, seus objetivos vão muito além de metodologias de ensino. Nela está contida a potencialidade de se promover uma educação horizontal e democrática, que proporciona a valorização dos saberes e sujeitos. Para pensar estas reflexões sobre como vem sendo organizado o currículo da Escola Municipal Elza Bezerril Ribeiro e de que maneira isso vem refletindo no ambiente escolar, realizamos uma pesquisa Social, que é imanentemente de caráter qualitativa, utilizando dados dos relatórios de estágios docentes I, II e III, realizando entrevistas semiestruturadas com os professores da escola que lecionam aulas nas disciplinas da grande área de Ciências Humanas juntamente com observações de aulas desses professores. O trabalho está organizado da seguinte maneira: Introdução, onde trazemos os problemas de pesquisa e objetivos a serem alcaçados; Procedimentos metodológicos, primeiro caracterizando os sujeitos da pesquisa e logo em seguida apresentando o método utilizado; Referencial Teórico, subdividido em três categorias: 1-Educação do Campo e o ensino por área de conhecimento, 2- Unificação do Saber: Partes de um único quebra-cabeça e 3- Área de conhecimento na Educação do Campo X Área de conhecimento na Reforma do Ensino Médio; Resultados e Discussões propondo o diálogo entre os dados coletados e as bases teóricas que fundamentaram a pesquisa; Considerações finais, Referências e em apêndice o roteiro de entrevista que utilizamos. Na escola em questão, foi possível observar que há projetos que relacionam as disciplinas, porém a interdisciplinaridade não vem sendo promovida como instrumento de luta e de formação humana, mas apenas como forma de promover práticas metodológicas diferenciadas. Grande parte dos professores de Ciências Humanas pertencentes ao quadro da escola compreendem a importância e a potencialidade do fazer interdisciplinar, porém, apontaram não conseguir promover esta articulação devido à falta de tempo para o planejamento conjunto e a falta de organização na escola para promover tais práticas. Isso se dá devido ao modelo urbano-centrista que a escola apresenta, apesar de ser uma escola do campo com estudantes sujeitos campesinos, a escola segue reproduzindo o modelo de escola das grandes cidades. O ensino das Ciências Humanas de maneira Interdisciplinar pode ser o primeiro passo para inserir o paradigma da Educação no Campo na Escola Elza Bezerril Ribeiro.pt_BR


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