dc.creator | Nascimento, Maria Clara do | |
dc.date.accessioned | 2021-08-27T19:33:47Z | |
dc.date.available | 2021-08-02 | |
dc.date.available | 2021-08-27T19:33:47Z | |
dc.date.issued | 2021-08-02 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2068 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Juventudes do campo | pt_BR |
dc.subject | Sofrimento | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Integrado | pt_BR |
dc.subject | Corpo | pt_BR |
dc.title | “Mulheres Selvagens" : Reflexões sobre experiências de sofrimento de estudantes campesinas do ensino médio integrado | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7961722553612301 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Lima Neto, Avelino Aldo de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3231870235953025 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente artigo se constitui no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em
Educação do Campo/Habilitação em Ciências Humanas e Sociais. Neste trabalho, objetiva-se
compreender como as estudantes campesinas de Ensino Médio Integrado do IFRN/Campus
Canguaretama experienciam sofrimentos relativos às questões de gênero. Para o
desenvolvimento da pesquisa, foi empregada a metodologia qualitativa. Enquanto estratégias de
construção de dados, foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas,
interpretadas a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa se organizou em três
fases. Na primeira, foram realizados o estado da arte e a revisão de literatura, tendo como uma
das principais referências Le Breton (2007), Butler (2014), Manacorda (1996) e Abramovay;
Andrade; Esteves (2007). Na segunda, por sua vez, procedeu-se à realização de entrevistas
on-line através do WhatsApp e Skype. Na terceira, por fim, a partir dos procedimentos da ATD,
chegou-se a três categorias principais presentes nas entrevistas: as violências na relação com o
corpo; a sociabilidade juvenil e a percepção de si; e o processo de autoconhecimento e o
empoderamento juvenil. Os resultados da pesquisa apontam a existência de sofrimentos
invisíveis no cotidiano da EPT, como também a necessidade de propor ações e políticas
institucionais de escuta e acolhimento. | pt_BR |