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dc.creatorNascimento, Maria Clara do
dc.date.accessioned2021-08-27T19:33:47Z
dc.date.available2021-08-02
dc.date.available2021-08-27T19:33:47Z
dc.date.issued2021-08-02
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2068
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectJuventudes do campopt_BR
dc.subjectSofrimentopt_BR
dc.subjectEnsino Médio Integradopt_BR
dc.subjectCorpopt_BR
dc.title“Mulheres Selvagens" : Reflexões sobre experiências de sofrimento de estudantes campesinas do ensino médio integradopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7961722553612301pt_BR
dc.contributor.advisor1Lima Neto, Avelino Aldo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3231870235953025pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCanguaretamapt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoO presente artigo se constitui no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da Licenciatura em Educação do Campo/Habilitação em Ciências Humanas e Sociais. Neste trabalho, objetiva-se compreender como as estudantes campesinas de Ensino Médio Integrado do IFRN/Campus Canguaretama experienciam sofrimentos relativos às questões de gênero. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi empregada a metodologia qualitativa. Enquanto estratégias de construção de dados, foram realizadas análise documental e entrevistas semiestruturadas, interpretadas a partir da Análise Textual Discursiva (ATD). A pesquisa se organizou em três fases. Na primeira, foram realizados o estado da arte e a revisão de literatura, tendo como uma das principais referências Le Breton (2007), Butler (2014), Manacorda (1996) e Abramovay; Andrade; Esteves (2007). Na segunda, por sua vez, procedeu-se à realização de entrevistas on-line através do WhatsApp e Skype. Na terceira, por fim, a partir dos procedimentos da ATD, chegou-se a três categorias principais presentes nas entrevistas: as violências na relação com o corpo; a sociabilidade juvenil e a percepção de si; e o processo de autoconhecimento e o empoderamento juvenil. Os resultados da pesquisa apontam a existência de sofrimentos invisíveis no cotidiano da EPT, como também a necessidade de propor ações e políticas institucionais de escuta e acolhimento.pt_BR


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