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dc.creatorSILVA, GISELE FREITAS DA
dc.date.accessioned2021-05-28T14:37:13Z
dc.date.available2021-05-27
dc.date.available2021-05-28T14:37:13Z
dc.date.issued2021-04-22
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2030
dc.description.abstractThis work aims to show the need for adapted classes, reinforce the importance of teacher training, reflect on the role of the school and the importance of the physics teacher for the insertion of the autistic student in the classroom. It emphasizes the importance of the teacher in the teaching-learning process and the need for teacher training. It gives a brief contextualization about autism, in order for the reader to appropriate the theme. The study was based on theoretical sources, such as Mendes (2006), Kassar (2011), Campos (2009), Obadia (2016), Mello (2007), among other authors who investigate the theme. A bibliographic research was carried out, being a descriptive study with a qualitative approach. Having as a research instrument a semi-structured questionnaire, formed by 4 categories of analysis. The questionnaire was applied to a teacher licensed in physics who works in regular education with the presence of an autistic student. The analysis of the data collected points to the need for teacher training courses and the adaptation of content for a better socialization of knowledge in physics classes. The study of the theme, important and necessary, for inclusion in the teaching of physics stands out.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAutismopt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem
dc.subjectPossibilidades didáticas
dc.subjectEnsino de Física
dc.subjectInclusão
dc.titleO ensino de física na perspectiva inclusiva e o espectro autista: possibilidades didáticas no ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8057720901379886pt_BR
dc.contributor.advisor1BRITO, FABIANA ERICA DE
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5319869538210325pt_BR
dc.contributor.referee1SANTOS JUNIOR, CÍCERO ELIAS DOS
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1691282390276293pt_BR
dc.contributor.referee2MEDEIROS, ALBERANIR ARAÚJO DE
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9492413893242233pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo mostrar a necessidade de aulas adaptadas, reforçar a importância da capacitação docente, refletir sobre o papel da escola e a importância do professor de física para a inserção do aluno autista em sala de aula. Ressalta a importância do professor no processo de ensino-aprendizagem e a necessidade da capacitação docente. Faz uma breve contextualização sobre o autismo, a fim do leitor se apropriar do tema. O estudo foi embasado em fontes teóricas, tais como Mendes (2006), Kassar (2011), Campos (2009), Obadia (2016), Mello (2007), dentre outros autores que investigam a temática. Foi realizado uma pesquisa de formato bibliográfico, tratando-se de um estudo descritivo com abordagem qualitativa. Tendo como instrumento de investigação um questionário semiestruturado, formado por 4 categorias de análise. O questionário foi aplicado para um professor licenciado em física que atua no ensino regular com a presença de aluno autista. A análise dos dados coletados aponta a necessidade de cursos de capacitação docente e da adaptação de conteúdo para uma melhor socialização do conhecimento em aulas de física. Destaca-se o estudo da temática, importante e necessária, para a inclusão no ensino de física.pt_BR


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