dc.creator | Oliveira, Maria Alessandra de | |
dc.creator | Honda, Clarissa Souza de Andrade | |
dc.date.accessioned | 2021-04-20T20:47:12Z | |
dc.date.available | 2020-02-28 | |
dc.date.available | 2021-04-20T20:47:12Z | |
dc.date.issued | 2019-11-08 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/2005 | |
dc.description.abstract | The present work is entitled “Who are we? For others,
what are we? A sensitive look at the youth of EJA at José
de Carvalho e Silva Municipal School ”. In the midst of the
reality of a class considered difficult by many, it is
necessary to know who these EJA subjects are and to
understand why these students are in school. What
causes some to behave in an “undisciplined” manner,
show a lack of interest in being in the classroom, if the
context seems to interfere with school participation, if
they have had choices over the course of whether their
lives, their interests and expectations. These are
questions that motivated us to investigate. Thus, the
objective of the study is to understand who are the
subjects of the EJA of the José de Carvalho e Silva
Municipal School, through a sensitive look. Using as a
basis, theorists who discuss students as subjects of rights,
such as Arroyo (2014; 2017) and official documents that
guarantee rights to young people, such as the Child and
Adolescent Statute and the Law of Guidelines and Bases
of National Education, the This research investigated a
class of the 3rd period of EJA Elementary School of that
school, located in the Center of Canguaretama / RN. It
used as methodological procedures the observation, the
questionnaire and the didactic intervention. In the
results, we highlight the subjects' view of themselves and
their trajectories, as well as the class teacher's view of
their students. In the final considerations, we raise brief
purposive reflections from the reality investigated,
because we believe that - through a sensitive eye -
understand, rethink and contribute to link these young
people to the teaching-learning process, encouraging
them in their permanence and continuity in their lives.
training process is possible and part of the school's role. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Educação de Jovens e Adultos | pt_BR |
dc.subject | Juventude | pt_BR |
dc.subject | Perfil discente | pt_BR |
dc.title | Para nós, quem somos? Para os outros , o que somos? Um olhar sensível sobre a juventude da EJA na Escola Municipal José de Carvalho e Silva | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Canguaretama | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem por título “Para nós, quem
somos? Para os outros, o que somos? Um olhar sensível
sobre a juventude da EJA na Escola Municipal José de
Carvalho e Silva”. Em meio à realidade de uma turma por
muitos considerada difícil, se faz necessário conhecer
quem são esses sujeitos da EJA e compreender os
porquês que esses alunos estão na escola. O que faz com
que alguns se comportem de forma “indisciplinada”,
demonstrem falta de interesse em estar em sala de aula,
se o contexto parece interferir na participação na escola,
se tiveram escolhas no decorrer se suas vidas, seus
interesses e expectativas... São questões que nos
motivaram à investigação. Assim, o objetivo do estudo é
compreender quem são os sujeitos da EJA da Escola
Municipal José de Carvalho e Silva, por meio de um olhar
sensível. Utilizando como fundamentação, teóricos que
discutem os estudantes como sujeito de direitos, como
Arroyo (2014; 2017) e documentos oficiais que
asseguram direitos aos jovens, como o Estatuto da
Criança e do Adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da
Educação Nacional, a pesquisa investigou uma turma de
3º período do Ensino Fundamental da EJA da referida
escola, situada no Centro de Canguaretama/RN. Utilizou
como procedimentos metodológicos a observação, o
questionário e a intervenção didática. Nos resultados,
destacamos a visão dos sujeitos sobre eles mesmos e
suas trajetórias, bem como a visão da professora da
turma sobre seus alunos. Nas considerações finais,
levantamos breves reflexões propositivas a partir da
realidade investigada, pois acreditamos que - por meio de
um olhar sensível - compreender, repensar e contribuir
para vincular esses jovens ao processo de ensinoaprendizagem, os incentivando na sua permanência e
continuidade no seu processo formativo, é possível e faz
parte do papel da escola. | pt_BR |