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dc.creatorCAVALCANTE, ANA ALICE GALDINO
dc.creatorSOARES, BRUNA KEVENLLY PONTES
dc.creatorALVES, SOFIA TERESA DE CARVALHO SILVA
dc.date.accessioned2021-03-02T04:28:53Z
dc.date.available2021-01-07
dc.date.available2021-03-02T04:28:53Z
dc.date.issued2019-11-27
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1949
dc.description.abstractAccording to the development of technology, its range to many audiences and the challenges faced by learning Portuguese and Mathematics in kindergarten, this project aims to develop Aimons, an educational digital game for supporting the formative process of students from the 2nd and 3rd grade of elementary school. Hence, the main goal of this work is to promote a playful learning environment that integrates the act of playing to learning. This research was based on a systematic investigation into the National Common Curricular Base (BNCC) and quanti-qualitative interviews conducted with 6 educators of public elementary schools from 3 municipalities in Rio Grande do Norte. We used Adobe Illustrator for designing, Construct 2 game engine for programming, and finally, Cordova framework for creating and distributing the game Aimons, which was divided into 4 phases and 12 challenges that addressed Portuguese and Mathematics difficulties identified.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.relation.ispartofAIMONS: UM JOGO EDUCACIONAL INFANTILpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectJogo Digitalpt_BR
dc.subjectEnsino Infantilpt_BR
dc.subjectLíngua Portuguesapt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.titleAIMONS: UM JOGO EDUCACIONAL INFANTILpt_BR
dc.typeRelatório de Pesquisapt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências Exatas e da Terrapt_BR
dc.description.resumoTendo em vista o desenvolvimento da tecnologia, seu alcance a diferentes públicos e os desafios enfrentados no ensino infantil da Língua Portuguesa e Matemática, este projeto tem por objetivo o desenvolvimento do Aimons, um jogo educativo que auxilie no processo formativo de alunos dos 2º e 3º anos do ensino fundamental I. Espera-se através deste a promoção de um ambiente de aprendizado lúdico que integre o ato de brincar a aquisição de novos conhecimentos. Este trabalho foi elaborado a partir de pesquisas bibliográficas realizadas na Base Nacional Comum Curricular e entrevistas quanti-qualitativas conduzidas junto a 6 pedagogos/educadores da rede pública de ensino fundamental de 3 municípios do Rio Grande do Norte. No que se diz respeito ao desenvolvimento do aplicativo, foi utilizado o software Illustrator para a construção do design gráfico, a plataforma Construct 2 para a programação, e por fim, o framework Cordova para a criação e distribuição do aplicativo. O jogo desenvolvido foi dividido em 4 fases e 12 desafios que abordam as principais dificuldades de Língua Portuguesa e Matemática identificadas nesta pesquisa.pt_BR


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