dc.creator | Oliveira, Mateus | |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T04:20:48Z | |
dc.date.available | 2017-05-23 | |
dc.date.available | 2021-03-02T04:20:48Z | |
dc.date.issued | 2017-05-23 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1945 | |
dc.description.abstract | Is it possible to apply knowledge of High School Chemistry to Object Oriented
Programming (OOP)? In the technical high school in the integrated modality, these
disciplines are generally taught separately, when they could be related, which would facilitate
the understanding of both. To solve this problem the developing a package in the Python
programming language to make animations that address chemical phenomena has started. In
the development of this module, knowledge from other disciplines has applied too, such as:
Mathematics, with the use of Cartesian coordinates, polar coordinates, rotation matrix and
sparse matrix; Physics, with concepts such as the Laws of reflection; And English, for module
development and in reading the programming language documentation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | software, química, animação, programming, chemistry, animation | pt_BR |
dc.title | QUIMANIMA: animações computacionais para química do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2498134803554912 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Soares JR, Jurandy | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6085850750464811 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Parnamirim | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | É possível aplicar conhecimentos de Química do ensino médio a Programação
Orientada a Objetos (POO)? No ensino médio técnico na modalidade integrada, geralmente
estas disciplinas são ensinadas de maneira separada, quando as mesmas poderiam ser
relacionadas, o que facilitaria o entendimento de ambas. Para resolver este problema foi
iniciado o desenvolvimento de um pacote na linguagem de programação Python para fazer
animações que abordam fenômenos químicos. No desenvolvimento deste módulo, também
foram aplicados conhecimentos de outras disciplinas, como: Matemática, com o uso de
coordenadas cartesianas, coordenadas polares, matriz de rotação e matriz esparsa; Física, com
conceitos como as Leis da reflexão; e Inglês, para o desenvolvimento do módulo e na leitura
da documentação da linguagem de programação. | pt_BR |