dc.creator | Silva, Rosângela | |
dc.creator | Nascimento, Venícius | |
dc.creator | Nóbrega, Cristiane | |
dc.date.accessioned | 2021-03-02T04:17:13Z | |
dc.date.available | 2021-01-31 | |
dc.date.available | 2021-03-02T04:17:13Z | |
dc.date.issued | 2019-09-04 | |
dc.identifier.issn | 2358-1190 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1943 | |
dc.description.abstract | This paper, based on an expository documentary research, is dedicated to analyzing public policies for the development of education in the Borborema Potiguar / RN microregion and what are the results of these policies, in order to verify whether the IDEB target, established by Inep , reaching an average 6.0 by 2021, is being observed. The data analyzed were extracted from QEdu, Inep and IBGE, from 2011 to 2017, beginning and final years, related to the basic education of the microregion. Based on the data, verified and compared, it was noticed that the microregion, as well as the country, are facing difficulties in reaching the goals established in the final years. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.relation.ispartof | V Colóquio Nacional e II Colóquio Internacional – A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: Regressão social e resistência da classe trabalhadora | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Borborema Potiguar, IDEB, Educação básica | pt_BR |
dc.title | BORBOREMA POTIGUAR: REALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA | pt_BR |
dc.title.alternative | BORBOREMA POTIGUAR: REALITY OF BASIC EDUCATION | pt_BR |
dc.title.alternative | BORBOREMA POTIGUAR: REALITY OF BASIC EDUCATION | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Educação | pt_BR |
dc.citation.issue | V COLÓQUIO NACIONAL E II COLÓQUIO INTERNACIONAL | pt_BR |
dc.description.resumo | Este artigo, de pesquisa documental de caráter expositivo, dedica-se a analisar as políticas públicas para o desenvolvimento da educação na microrregião Borborema Potiguar/RN e quais os resultados decorrentes dessas políticas, com intuito de verificar se a meta do IDEB, estabelecida pelo Inep, de atingir média 6,0 até 2021, está sendo observada. Os dados analisados foram extraídos do QEdu, Inep e IBGE, entre o período de 2011 a 2017, anos inicias e anos finais, relativos à primeira etapa da Educação Básica, o Ensino Fundamental da microrregião. Com base nos dados, verificados e comparados, foi percebido que a microrregião, bem como o país vêm enfrentando dificuldades em alcançar as metas estabelecidas nos anos finais. | pt_BR |