dc.creator | Silva, Lenina Lopes Soares | |
dc.creator | Costa, Gilmara Catarine Dantas | |
dc.date.accessioned | 2020-06-16T15:34:54Z | |
dc.date.available | 2020-06-16T15:34:54Z | |
dc.date.issued | 2020-01-12 | |
dc.identifier.citation | COSTA, Gilmara Catarine Dantas; SILVA, Lenina Lopes Soares (Org.). A fotografia como narrativa visual para o ensino de matemática. Santa Cruz: [s.n.], 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1811 | |
dc.description.abstract | Photography as a Visual Narrative for Teaching Mathematics is
a didactic exhibition developed as a concluding academic activity
Guidance Seminar on the Development of Educational Practices and
Teacher Training II, Campus Mathematics Degree
Santa Cruz, Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio
Great North. It was developed in the semester 2019.2, with the class of the
second period of that course.
The activity had as its general objective: to guide an academic activity
(virtual exposition) to promote reflections on the teaching-learning process of mathematics in basic education, observing their relationships
with the daily life lived through photographs in photo reports, and how
specific objectives: familiarize undergraduate mathematics students with practical
mathematics teachers that enable the visibility of
everyday mathematics; stimulate the use of information technologies and
of communication in educational research applied to teaching; and promote
academic writing in the production of scientific texts using photography
as a visual narrative in a photo report. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Ensino da matemática | pt_BR |
dc.title | A fotografia como narrativa visual para o ensino de matemática | pt_BR |
dc.type | Outro | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Exatas e da Terra | pt_BR |
dc.description.resumo | A Fotografia como Narrativa Visual para o Ensino de Matemática é
uma exposição didática desenvolvida como atividade acadêmica de conclusão
do Seminário de Orientação ao Desenvolvimento de Práticas Educativas e
Formação Docente II, do curso de Licenciatura em Matemática do Campus
Santa Cruz, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio
Grande do Norte. Foi desenvolvida no semestre letivo 2019.2, com a turma do
segundo período do referido curso.
A atividade teve como objetivo geral: orientar uma atividade acadêmica
(exposição virtual) para promover reflexões acerca do processo de ensinoaprendizagem de matemática na Educação Básica, observando suas relações
com o cotidiano vivido por meio de fotografias em fotorreportagens, e como
objetivos específicos: familiarizar os licenciandos em matemática com práticas
docentes de ensino de matemática que possibilitem a visibilidade da
matemática no cotidiano; estimular a utilização de tecnologias da informação e
da comunicação em pesquisas educacionais aplicadas ao ensino; e promover a
escrita acadêmica na produção de textos científicos utilizando a fotografia
como narrativa visual em uma fotorreportagem. | pt_BR |