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dc.creatorMedeiros, Diego
dc.date.accessioned2020-02-21T18:20:34Z
dc.date.available2020-02-21T18:20:34Z
dc.date.issued2019-12-12
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1762
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsino de Física. TICs. Simulação.pt_BR
dc.titleO USO DAS SIMULAÇÕES NO ENSINO DE FÍSICA A NÍVEL DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIAS PUBLICADOS EM PERIÓDICOS CIENTÍFICOS NACIONAISpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6161443452862253pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Raimundo Fábio da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2335846006739370pt_BR
dc.contributor.referee1Beltrão, Alexandre Vieira
dc.contributor.referee2Silva, Ricardo
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoAnalisar as razões pelas quais se utilizam as simulações no ensino de Física, os objetivos empregados ao utilizá-las, a identificação dos resultados satisfatórios no uso de simulações para prática docente e suas possíveis limitações na prática docente são as razões impulsionadoras deste trabalho. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, tem como objetivo analisar o uso das simulações no ensino de Física a nível do Ensino Médio a partir dos relatos de experiências publicados em periódicos científicos nacionais. O corpus de análise foi coletado por meio de uma busca via website de revistas científicas de ensino, resultando na obtenção de dez publicações científicas que compõem os melhores níveis avaliativos do cenário em pesquisa nacional. Os dados, tratados através da análise de conteúdo de Bardin (2011), apontam para a contribuição na aprendizagem do aluno, favorecendo a pesquisa, a testagem de hipóteses, a interação com o conteúdo conceitual e com os conteúdos práticos, possibilitando também ao docente construir um ambiente interativo, criando condições para práticas pedagógicas mais participativas e descentralizadas. Por essa razão, a pesquisa atesta que as simulações no Ensino de Física são ferramentas capazes de facilitar a aprendizagem e aprimorar os processos de ensino.pt_BR
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