dc.creator | Melo, Wallison de | |
dc.date.accessioned | 2020-02-18T18:38:47Z | |
dc.date.available | 2020-02-18T18:38:47Z | |
dc.date.issued | 2019-12-20 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1759 | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Jogo didático. Ensino da Física. Relação aluno-professor. | pt_BR |
dc.title | A construção e a utilização de um jogo didático como instrumento facilitador/motivador no ensino-aprendizagem da física | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8772120966837499 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Beltrão, Alexandre | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7116439133099930 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Costa, Carlos | |
dc.contributor.referee2 | Silva, Raimundo | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.description.resumo | A disciplina de Física é tratada pelo PCNs de forma que visa utilizar ferramentas que leva o aluno a compreender os conteúdos que é explicado em sala de aula pelo professor com os fenômenos do dia-a-dia. Visando, dessa forma, transformar a sala de aula em um ambiente mais dinâmico, o jogo de tabuleiro como instrumento metodológico torna-se uma ferramenta rica e de grande efeito para contribuição do ensino/aprendizagem mais lúdico. O presente trabalho tem como objetivo produzir e aplicar um jogo de tabuleiro como instrumento facilitador/ motiva-dor, observando a interação aluno-professor e aluno-aluno em uma turma do ensino médio. O produto elaborado foi aplicado em uma turma do 1º ano do Ensino Médio de uma escola pública da cidade de Jardim do Seridó. Logo, a atividade proposta promoveu a discussão de conceitos físicos, associada ao trabalho em grupo. Como resultados, observou-se que a interação entre os alunos e o diálogo foi frequente em sala de aula na utilização desta metodologia, a qual proporcionou um aumento no interesse dos estudantes em aprender Física. | pt_BR |