dc.creator | Medeiros, David de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2020-02-04T19:06:03Z | |
dc.date.available | 2020-02-04T19:06:03Z | |
dc.date.issued | 2019-12-18 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1750 | |
dc.description.abstract | In our daily lives, we are surrounded by various types of electrical circuits in our homes, schools, work, etc., but their identification and understanding is not easy for any citizen. This becomes a problem when it is necessary to change a simple lamp in your own home consciously and safely. Reflecting on this, we believe that this everyday fact can be an ally for the development of a methodological adaptation with reference to Problem Based Learning. Thus, this work aims to develop an intervention proposal that stimulates learning in a more exciting way about the content of electrical circuits. For this we developed a bibliographic research in the most diverse sources referring to the Teaching of Physics. The theoretical framework was based on the dissertation and reflection on Problem-Based Learning and Problematization in Physics teaching has as subsidy PCN + High School. As a result, we elaborated a methodological proposal characterized by the planning of the application of classes that will have the problematization as a driving force of the teaching-learning process. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adaptação metodológica | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem baseada em problemas | |
dc.subject | Problematização | |
dc.subject | Ensino de Física | |
dc.title | Aprendizagem baseada em problemas: uma adaptação metodológica voltado para circuitos elétricos | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5551336331086975 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Neto, João Rodrigues da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1318857317088053 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Caicó | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências exatas e da terra | pt_BR |
dc.description.resumo | Em nosso cotidiano, estamos rodeados de vários tipos de circuitos elétricos em nossas casas, escolas, trabalhos etc., porém a identificação e compreensão destes não é fácil para qualquer cidadão. Isso se torna um problema quando se faz necessário trocar uma simples lâmpada em sua própria residência de forma consciente e segura. Refletindo sobre isto, acreditamos que este fato cotidiano pode ser um aliado para o desenvolvimento de uma adaptação metodológica tendo como referência a Aprendizagem Baseada em Problemas. Assim o referido trabalho, tem como objetivo desenvolver uma proposta de intervenção que estimule a aprendizagem de forma mais instigante sobre o conteúdo de circuitos elétricos. Para isto desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica nas mais diversas fontes referentes ao Ensino de Física. O referencial teórico baseou-se na dissertação e reflexão sobre Aprendizagem Baseada em Problemas e Problematização no ensino de Física tendo como subsídio PCN+ Ensino Médio. Como resultado, elaboramos uma proposta metodológica caracterizada pelo planejamento da aplicação de aulas que terão a problematização como propulsor norteador do processo de ensino aprendizagem. | pt_BR |