Mostrar registro simples

dc.creatorMedeiros, David de Oliveira
dc.date.accessioned2020-02-04T19:06:03Z
dc.date.available2020-02-04T19:06:03Z
dc.date.issued2019-12-18
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1750
dc.description.abstractIn our daily lives, we are surrounded by various types of electrical circuits in our homes, schools, work, etc., but their identification and understanding is not easy for any citizen. This becomes a problem when it is necessary to change a simple lamp in your own home consciously and safely. Reflecting on this, we believe that this everyday fact can be an ally for the development of a methodological adaptation with reference to Problem Based Learning. Thus, this work aims to develop an intervention proposal that stimulates learning in a more exciting way about the content of electrical circuits. For this we developed a bibliographic research in the most diverse sources referring to the Teaching of Physics. The theoretical framework was based on the dissertation and reflection on Problem-Based Learning and Problematization in Physics teaching has as subsidy PCN + High School. As a result, we elaborated a methodological proposal characterized by the planning of the application of classes that will have the problematization as a driving force of the teaching-learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdaptação metodológicapt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemas
dc.subjectProblematização
dc.subjectEnsino de Física
dc.titleAprendizagem baseada em problemas: uma adaptação metodológica voltado para circuitos elétricospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5551336331086975pt_BR
dc.contributor.advisor1Neto, João Rodrigues da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1318857317088053pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCaicópt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.description.resumoEm nosso cotidiano, estamos rodeados de vários tipos de circuitos elétricos em nossas casas, escolas, trabalhos etc., porém a identificação e compreensão destes não é fácil para qualquer cidadão. Isso se torna um problema quando se faz necessário trocar uma simples lâmpada em sua própria residência de forma consciente e segura. Refletindo sobre isto, acreditamos que este fato cotidiano pode ser um aliado para o desenvolvimento de uma adaptação metodológica tendo como referência a Aprendizagem Baseada em Problemas. Assim o referido trabalho, tem como objetivo desenvolver uma proposta de intervenção que estimule a aprendizagem de forma mais instigante sobre o conteúdo de circuitos elétricos. Para isto desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica nas mais diversas fontes referentes ao Ensino de Física. O referencial teórico baseou-se na dissertação e reflexão sobre Aprendizagem Baseada em Problemas e Problematização no ensino de Física tendo como subsídio PCN+ Ensino Médio. Como resultado, elaboramos uma proposta metodológica caracterizada pelo planejamento da aplicação de aulas que terão a problematização como propulsor norteador do processo de ensino aprendizagem.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples