Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Wisllane de Oliveira
dc.date.accessioned2020-01-15T19:16:37Z
dc.date.available2020-01-15T19:16:37Z
dc.date.issued2017-02-02
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1739
dc.description.abstractThis monograph presents reflections about the historical approach of Newton's Laws to the teaching of Physics in High School. The study was carried out by means of a bibliographic study about this content, based on the analysis of textbooks adopted in the State Schools in the region of Rio Grande do Norte called Borborema Potiguar Microregion. Its purpose is to present the positives of this didactic strategy, showing physics in a humanized way and the analysis of how this historical approach is used in two textbooks used by high school students. Thus, students' resistance to physics was a considered point to show how this science can be apprehended and learned by them. We emphasize that the literature consulted suggests new ways of teaching necessary to enable students to get involved with this discipline. Thus, we share, in this work, the understanding that the historical trajectory of this science with emphasis on the ideas of Newton are ways to improve the teaching of Physics taking as an approach the history of its theoretical formulations. We do a study on this form of teaching showing the evolution of thought on the movement of bodies that comes from the philosophy of the ancient Greeks until arriving at the scientific method. We believe that textbooks bring elements for reflection on the historical approach, although in a timid way, so we defend from the studies carried out that this practice can awaken in the students a greater interest in the discipline for its great discoveries and relevance for humanity. Keywords: Historical Approach. Newton’s Laws. School Textbooks.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAbordagem históricapt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectLeis de Newtonpt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.titleAbordagem histórica no ensino das Leis de Newton no ensino médio: uma análise de livros didáticospt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4441893523723638pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Lenina Lopes Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1487610808390702pt_BR
dc.contributor.advisor2Almeida, Ubaldo Fernandes de
dc.contributor.advisor2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3273901097621893pt_BR
dc.contributor.referee1Rocha, Rita de Cássia
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9418083462999493pt_BR
dc.contributor.referee2Sousa, Roney Roberto de Melo
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6940678320234781pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.description.resumoEsta monografia apresenta reflexões acerca de abordagem histórica das Leis de Newton para o ensino de Física no Ensino Médio. O trabalho foi desenvolvido por meio de um estudo bibliográfico sobre esse conteúdo tendo como empiria a análise de livros didáticos adotados nas Escolas Estaduais na região do Rio Grande do Norte denominada de Microrregião da Borborema Potiguar. Tem como finalidade apresentar os pontos positivos dessa estratégica didática, mostrando a Física de uma forma humanizada e a análise de como é essa abordagem histórica em dois livros didáticos utilizados pelos alunos de Ensino Médio. Sendo assim, a resistência dos alunos à Física foi um ponto considerado para mostrar como essa Ciência pode ser apreendida e aprendida por eles. Salientamos que a literatura consultada sugere novas formas de ensinar necessárias para possibilitar aos alunos se envolverem com essa disciplina. Assim, partilhamos, neste trabalho, da compreensão de que a trajetória histórica dessa ciência com ênfase nas ideias de Newton são caminhos para melhorar o ensino de Física tendo como abordagem a história de suas formulações teóricas. Fazemos um estudo sobre essa forma de ensino mostrando a evolução do pensamento sobre o movimento dos corpos que vem desde a filosofia dos gregos antigos até chegar ao método científico. Consideramos que os livros didáticos trazem elementos para reflexão sobre a abordagem histórica, embora de forma tímida, por isso, defendemos a partir dos estudos realizados que essa prática pode despertar nos alunos maior interesse pela disciplina por suas grandes descobertas e relevância para a humanidade.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples