dc.creator | Silva, Gilclécia Barbosa da | |
dc.date.accessioned | 2020-01-14T20:18:59Z | |
dc.date.available | 2020-01-14T20:18:59Z | |
dc.date.issued | 2018-12-13 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1737 | |
dc.description.abstract | This work has the aim to analyze didactic books of the discipline of Physics of the National
Program of the Didactic Book, normally adopted in the 1st year of the High School with
regard to the term microgravity. It is common to find spontaneous conceptions about this
subject because the explanation given to the microgravity environment involves concepts
that need to be worked with a care which is not usually got. As a research strategy, it was
adopted the analysis of textbooks because it is understood that they are important tools of
the teaching and learning process and, in addition, they complement the content studied in
the classroom. In this work, we will deal with the concept of microgravity, spontaneous
conceptions and a proposal of an alternative approach to those found in the books
researched. According to research on this topic and from a previous analysis of some
textbooks, it is possible to say that this subject needs more information to clarify and
demystify the idea of zero gravity which is often used in the wrong way. It is hoped that this
work contributes to the teaching of Physics as a research alternative to teachers and
students of the area, providing subsidies for the discussion around the space sciences. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Microgravidade | pt_BR |
dc.subject | Imponderabilidade | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre a ocorrência do termo microgravidade em livros didáticos do 1º ano do ensino médio | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6215269328700012 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Sousa, Roney Roberto de Melo | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6303974202811886 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Muniz, Francisco Tiago Leitão | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9607516142059658 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Silva, Jardel Lucena da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/0351498074862272 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Santa Cruz | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências exatas e da terra | pt_BR |
dc.description.resumo | O presente trabalho tem como objetivo analisar livros didáticos da disciplina de Física do
Programa Nacional do Livro Didático, normalmente adotados no 1º ano do Ensino Médio
no tocante ao termo microgravidade. É comum que se encontre concepções espontâneas
acerca desse tema, pois a explicação dada para o ambiente de microgravidade envolve
conceitos que necessitam ser trabalhados com um cuidado que no senso comum
geralmente não se tem. Como estratégia de pesquisa adotou-se neste trabalho a análise
de livros didáticos por se entender que estes são importantes ferramentas do processo de
ensino e aprendizagem e, além disso, complementam o conteúdo trabalhado em sala de
aula. No decorrer do trabalho trataremos do conceito de microgravidade, das concepções
espontâneas e de uma proposta de abordagem alternativa àquelas encontradas nos livros
pesquisados. De acordo com as pesquisas sobre esse tema e a partir de uma análise prévia
de alguns livros didáticos é possível afirmar que o assunto aqui tratado carece de mais
textos que tenham como objetivo esclarecer e desmistificar a ideia de gravidade zero muitas
vezes utilizada de uma forma equivocada. Espera-se que o trabalho aqui desenvolvido
contribua com o ensino de Física apresentando-se como uma alternativa de pesquisa aos
docentes e estudantes da área, fornecendo subsídios para a discussão em torno da
temática das ciências espaciais. | pt_BR |
dc.relation.references | BARRETO FILHO, Benigno; SILVA, Claudio Xavier da. Física aula por aula: Mecânica.
3. ed. São Paulo: FTD, 2016. p. 172-385.
DOCA, Ricardo Helou; BISCUOLA, Guater José; BÔAS, Newton Villas. Física. 3. ed. São
Paulo: Saraiva, 2016. v. 1, p. 143-351.
GASPAR, Alberto. Compreendendo a Física Mecânica. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016. v.
1.
GATTI, Sandra Regina Teodoro; NARDI, Roberto; SILVA, Dirceu. História da Ciência no
Ensino de Física: Um estudo sobre o ensino de atração gravitacional desenvolvido
com futuros professores. Investigações em Ensino de Ciências – v.15 (1), pp. 7-59,
2010.
GONÇALVES FILHO, Aurelio; TOSCANO, Carlos. Física: interação e tecnologia. 2. ed.
São Paulo: Leya, 2016. v. 1, p. 31-310.
GUIMARÃES, Osvaldo; PIQUEIRA, José Roberto; CARRON, Wilson. Física. 2. ed. São
Paulo: Ática, 2016. v. 1, p. 224-384.
LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n.
69, v. 16, jan./mar. 1996.
LEÃO, Núbia Maria de Menezes; KALHIL, Josefina Barrera. Concepções alternativas e
os conceitos científicos: uma contribuição para o ensino de ciências.
http://www.lajpe.org/dec15/4601_Nubia.pdf. Acesso em 25 de novembro de 2018.
LUZ, Antônio Máximo; ÀLVARES, Beatriz Alavarenga; GUIMARÃES, Carla da Costa.
Física: contexto e aplicações. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016. v. 1, p. 120.
MARTINI, Glorinha; SPINELLI, Walter; REIS, Hugo Carneiro; SANT’ANNA, Blaidi.
Conexões com a Física. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2016. p. 160-336.
SABA, M. M.F. Microgravidade na Sala de Aula. Física na Escola. v. 1. n. 1. 2000.
SOUSA, Roney Roberto De Melo. Construção de um experimento para o ensino de
microgravidade com uso de vídeos. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de
Física), IFRN, Natal, 2015.
TOLEDO, Rafael Cardoso. ESTUDO DA SOLIDIFICAÇÃO DA LIGA METÁLICA
EUTÉTICA DE BiInSn EM AMBIENTE DE MICROGRAVIDADE UTILIZANDO TUBO DE
QUEDA LIVRE, “DROP TUBE”. Dissertação de Mestrado. INPE, São José dos Campos,
2009. p. 43.
YAMAMOTO, Kazuhito; FUKE, Luiz Felipe. Física para o Ensino Médio. 3. ed. São
Paulo: Saraiva, 2016. v. 1, p. 244-245. | pt_BR |