Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Gilclécia Barbosa da
dc.date.accessioned2020-01-14T20:18:59Z
dc.date.available2020-01-14T20:18:59Z
dc.date.issued2018-12-13
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1737
dc.description.abstractThis work has the aim to analyze didactic books of the discipline of Physics of the National Program of the Didactic Book, normally adopted in the 1st year of the High School with regard to the term microgravity. It is common to find spontaneous conceptions about this subject because the explanation given to the microgravity environment involves concepts that need to be worked with a care which is not usually got. As a research strategy, it was adopted the analysis of textbooks because it is understood that they are important tools of the teaching and learning process and, in addition, they complement the content studied in the classroom. In this work, we will deal with the concept of microgravity, spontaneous conceptions and a proposal of an alternative approach to those found in the books researched. According to research on this topic and from a previous analysis of some textbooks, it is possible to say that this subject needs more information to clarify and demystify the idea of zero gravity which is often used in the wrong way. It is hoped that this work contributes to the teaching of Physics as a research alternative to teachers and students of the area, providing subsidies for the discussion around the space sciences.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectMicrogravidadept_BR
dc.subjectImponderabilidadept_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleUma análise sobre a ocorrência do termo microgravidade em livros didáticos do 1º ano do ensino médiopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6215269328700012pt_BR
dc.contributor.advisor1Sousa, Roney Roberto de Melo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6303974202811886pt_BR
dc.contributor.referee1Muniz, Francisco Tiago Leitão
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9607516142059658pt_BR
dc.contributor.referee2Silva, Jardel Lucena da
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0351498074862272pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentSanta Cruzpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCiências exatas e da terrapt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar livros didáticos da disciplina de Física do Programa Nacional do Livro Didático, normalmente adotados no 1º ano do Ensino Médio no tocante ao termo microgravidade. É comum que se encontre concepções espontâneas acerca desse tema, pois a explicação dada para o ambiente de microgravidade envolve conceitos que necessitam ser trabalhados com um cuidado que no senso comum geralmente não se tem. Como estratégia de pesquisa adotou-se neste trabalho a análise de livros didáticos por se entender que estes são importantes ferramentas do processo de ensino e aprendizagem e, além disso, complementam o conteúdo trabalhado em sala de aula. No decorrer do trabalho trataremos do conceito de microgravidade, das concepções espontâneas e de uma proposta de abordagem alternativa àquelas encontradas nos livros pesquisados. De acordo com as pesquisas sobre esse tema e a partir de uma análise prévia de alguns livros didáticos é possível afirmar que o assunto aqui tratado carece de mais textos que tenham como objetivo esclarecer e desmistificar a ideia de gravidade zero muitas vezes utilizada de uma forma equivocada. Espera-se que o trabalho aqui desenvolvido contribua com o ensino de Física apresentando-se como uma alternativa de pesquisa aos docentes e estudantes da área, fornecendo subsídios para a discussão em torno da temática das ciências espaciais.pt_BR
dc.relation.referencesBARRETO FILHO, Benigno; SILVA, Claudio Xavier da. Física aula por aula: Mecânica. 3. ed. São Paulo: FTD, 2016. p. 172-385. DOCA, Ricardo Helou; BISCUOLA, Guater José; BÔAS, Newton Villas. Física. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. v. 1, p. 143-351. GASPAR, Alberto. Compreendendo a Física Mecânica. 3. ed. São Paulo: Ática, 2016. v. 1. GATTI, Sandra Regina Teodoro; NARDI, Roberto; SILVA, Dirceu. História da Ciência no Ensino de Física: Um estudo sobre o ensino de atração gravitacional desenvolvido com futuros professores. Investigações em Ensino de Ciências – v.15 (1), pp. 7-59, 2010. GONÇALVES FILHO, Aurelio; TOSCANO, Carlos. Física: interação e tecnologia. 2. ed. São Paulo: Leya, 2016. v. 1, p. 31-310. GUIMARÃES, Osvaldo; PIQUEIRA, José Roberto; CARRON, Wilson. Física. 2. ed. São Paulo: Ática, 2016. v. 1, p. 224-384. LAJOLO, Marisa. Livro didático: um (quase) manual de usuário. Em Aberto, Brasília, n. 69, v. 16, jan./mar. 1996. LEÃO, Núbia Maria de Menezes; KALHIL, Josefina Barrera. Concepções alternativas e os conceitos científicos: uma contribuição para o ensino de ciências. http://www.lajpe.org/dec15/4601_Nubia.pdf. Acesso em 25 de novembro de 2018. LUZ, Antônio Máximo; ÀLVARES, Beatriz Alavarenga; GUIMARÃES, Carla da Costa. Física: contexto e aplicações. 2. ed. São Paulo: Scipione, 2016. v. 1, p. 120. MARTINI, Glorinha; SPINELLI, Walter; REIS, Hugo Carneiro; SANT’ANNA, Blaidi. Conexões com a Física. 3. ed. São Paulo: Moderna, 2016. p. 160-336. SABA, M. M.F. Microgravidade na Sala de Aula. Física na Escola. v. 1. n. 1. 2000. SOUSA, Roney Roberto De Melo. Construção de um experimento para o ensino de microgravidade com uso de vídeos. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física), IFRN, Natal, 2015. TOLEDO, Rafael Cardoso. ESTUDO DA SOLIDIFICAÇÃO DA LIGA METÁLICA EUTÉTICA DE BiInSn EM AMBIENTE DE MICROGRAVIDADE UTILIZANDO TUBO DE QUEDA LIVRE, “DROP TUBE”. Dissertação de Mestrado. INPE, São José dos Campos, 2009. p. 43. YAMAMOTO, Kazuhito; FUKE, Luiz Felipe. Física para o Ensino Médio. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. v. 1, p. 244-245.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples