Mostrar registro simples

dc.creatorMorato, Anderson de Almeida
dc.date.accessioned2019-06-12T15:48:43Z
dc.date.available2019-06-12T15:48:43Z
dc.date.issued2018-12-12
dc.identifier.citationMorato, Anderson de Almeida. Análise da aprendizagem de Geografia o primeiro ano do Ensino Médio Integrado do IFRN campus Natal-Central. Orientador; João Correia Saraiva Junior. 2019. 81 f.. Trabalho de Conclusão do Curso (Licenciatura em Geografia) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Natal, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1681
dc.description.abstractThe learning in Geography of students of integrated technical high school on campus Natal-Central of IFRN is target of this research and its analysis is on perspective of the theory developed by David Ausubel, the meaningful learning, from authors who dedicate themselves to his thinking. The adopted conception in this present research is of teaching and learning as distinct concepts, but that work in synchrony to reach the effective learning. With the regard the approach, the research presents features of qualitative and quantitative work. The general objective of this work is understand how it happened the learning in Geography on IFRN, campus Natal-Central, in 2017. The methodology is based on literature review, field research with use of data collection instrument (questionnaire) that was applied in 11 classes totaling 321 questionnaires answered. After the tabulation of objective questions, statistical analysis was used for interpret and organize the data. The results indicate that students did not feel difficulties in studying Geography on the first year of integrated technical high school. It’s clear that the students recognize the difference of the previous institution and the IFRN, with many answers about this theme, followed by rigor, higher level of collection and teacher methodology. The techniques used by the teachers, divided the opinion of the students, since methodologies that facilitate and facilitate learning have been identified.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem em Geografia. Aprendizagem significativa. Ensino Médiopt_BR
dc.titleAnálise da aprendizagem de geografia o primeiro ano do Ensino Médio Integrado do IFRN Campus Natal-Centralpt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9514992166890421pt_BR
dc.contributor.advisor1Saraiva, Joao Correia Junior
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8701271447000580pt_BR
dc.contributor.referee1Alexandre, Malco Jeiel de Oliveira
dc.contributor.referee1LattesCV: http://lattes.cnpq.br/6708396211141197pt_BR
dc.contributor.referee2Galvão, Maria Luiza de Medeiros
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6651401130908271pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Centralpt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.description.resumoA aprendizagem em Geografia dos alunos do Ensino Médio técnico integrado no Campus Natal Central do IFRN é alvo desta pesquisa e sua análise está sob a perspectiva da teoria desenvolvida por David Ausubel, a aprendizagem significativa, a partir de autores que se debruçaram sobre seu pensamento. A concepção adotada na presente pesquisa é de ensino e aprendizagem como conceitos distintos, mas que trabalham em sintonia para o alcance da aprendizagem efetiva. No que se refere à abordagem, a pesquisa apresenta características de um trabalho qualitativo e quantitativo. O objetivo geral deste trabalho é entender como ocorreu a aprendizagem em Geografia no IFRN, Campus Natal Central, em 2017. A metodologia é baseada em revisão de literatura, investigação em campo com utilização de instrumento de coleta de dados (questionário) que foi aplicado em 11 turmas totalizando 321 questionários respondidos. Após a tabulação das questões objetivas dos questionários, fez-se uso de análise estatística para interpretação e organização dos dados. Os resultados apontam que os alunos não sentiram dificuldade em estudar Geografia no primeiro ano do ensino médio técnico integrado. É evidente que os alunos reconhecem a diferença da instituição anterior e o IFRN, com grande número de respostas sobre esse tema, seguido do rigor, maior nível de cobrança e a metodologia do professor. As técnicas utilizadas pelos professores, dividiram a opinião dos estudantes, uma vez que foram identificadas metodologias facilitadoras e não facilitadoras do aprendizado.pt_BR
dc.relation.referencesAUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1 ed. Lisboa: Palátano Edições Técnicas, 2000. 213 p. Disponível em: <http://www.uel.br/pos/ecb/pages/arquivos/Ausubel_2000_Aquisicao%20e%20retencao%20de%20conhecimentos.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2018. ARAÚJO, M. C. C. et al. Identidade (s) do componente curricular de Geografia no ensino técnico integrado do campus CNAT/IFRN. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 4, 2017, Natal. Anais... Natal: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2017. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: geografia. Brasília: Mec/sef, 1998. 156 p. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/geografia.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018. CAVALCANTI, L. de S. Cotidiano, mediação pedagógica e formação de conceitos: uma contribuição de Vygotsky ao ensino de geografia. Cad. Cedes, Campinas, v. 25, n. 66, p. 185-207, 2005. FERNANDES, M. A. As implicações de problemas visuais no processo de aprendizagem escolar das crianças. 2012. 32 f. Dissertação (Mestrado em Optometria Ciências da visão) – Universidade da Beira Interior, Covilhã, 2012. FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 17 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008. 220 p. Disponível em: <https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e-tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2018. GOMES, Paulo Cesar da Costa. O conceito de região e sua discussão. In: CASTRO, Iná Elias de; GOMES, Paulo Cesar da Costa; CORRÊA, Roberto Lobato. Geografia: conceitos e temas. 2. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000. Cap. 2. p. 49-76. Disponível em: <http://www.ligiatavares.com/gerencia/uploads/arquivos/d9f70cc6d16bd1315391ed9004d769ce.pdf>. Acesso em: 21 nov. 2018. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE. Projeto Político-Pedagógico do IFRN: uma construção coletiva. Natal: IFRN, 2012. Disponível em: <http://portal.ifrn.edu.br/institucional/projeto-politico-pedagogico>. INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE (IFRN). Plano estratégico para permanência e êxito dos estudantes do IFRN 2016-2018. Natal: IFRN, 2016. KINPARA, M. M. Motivação humana: motivos envolvidos no processo educacional da UFAC. Tese (Doutorado). Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, 2000, 161 p. LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2006. 262 p. LIMA, W. M.; FREIRE, F. H. M. A.; OJIMA, R. Mobilidade e rendimento escolar dos estudantes do ensino médio em Natal (RN, Brasil). Revista de Gestão Urbana, v. 10, n. 2, p. 346-356, maio/ago., 2018. MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5 ed. São Paulo: Atlas, 2003. 311 p. Disponível em: <https://docente.ifrn.edu.br/olivianeta/disciplinas/copy_of_historia-i/historia-ii/china-e-india>. Acesso: 27 abr. 2018. MENEZES, V. S. Geografia escolar: as concepções teóricas e a epistemologia da prática do professor de Geografia. 2016. 204 f. Dissertação (Mestrado em Geografia) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016. Disponível: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/142241/000993582.pdf?sequence=1>. Acesso em: 27 abr. 2018. MIZUKAMI, M. G. N. Ensino: as abordagens do processo. 12 reimpressão. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 2001. Disponível em: <https://www.docdroid.net/MrZCc0F/maria-das-gracas-nicoletti-mizukami-ensino-as-abordagens-do-processo.pdf#page=70>. Acesso em: 27 abr. 2018. NOGUEIRA, Roberto. Elaboração e análise de questionários: uma revisão da literatura básica e a aplicação dos conceitos a um caso real. Rio de Janeiro: UFRJ/COPPEAD, 2002. 27 p. Disponível em: <http://www.coppead.ufrj.br/upload/publicacoes/350.pdf>. Acesso em: 26 abr. 2018. PILETTI, N. Psicologia Educacional. 17 ed. São Paulo: Ática, 2008. 336 p. RICKMOND, P. G. Piaget – Teoria e prática. 1981. In: CRUZ, Maria Tereza Souza. A aprendizagem da Geografia e a formação de conceitos geográficos. Perspectiva, v. 3, n. 7, p. 41-64, 1982. SACRISTÁN, J. G.; GÓMEZ, A. L. P. Compreender e transformar o ensino. 4 ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. 392 p. ISBN 85-7307-374-8. SELBACH, S. Geografia e Didática. Petrópolis: Vozes, 2010. Coleção com o bem ensinar. SIMIELLI, M. E. R. et al. Do plano ao tridimensional: a maquete como recurso didático. Boletim Paulista de Geografia, n. 70, p. 5-22, 1992. VALADARES, J. A.; MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa: sua fundamentação e implementação. Coimbra: Edições Almedina, 2009. 129 p. ISBN 978-972-40-4040-0. VYGOTSKY, L. S. Aprendizagem e desenvolvimento intelectual na idade escolar. In: VYGOTSKY, L. S.; LURIA, A. R.; LEONTIEV, A. N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. 11. ed. São Paulo: Ícone, 2010. p. 103–117. Disponível em: < https://www.unifal-mg.edu.br/humanizacao/wp-content/uploads/sites/14/2017/04/VIGOTSKI-Lev-Semenovitch-Linguagem-Desenvolvimento-e-Aprendizagem.pdf>. Acesso em: 25 jan. 2018.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples