dc.description.abstract | The learning in Geography of students of integrated technical high school on campus Natal-Central of IFRN is target of this research and its analysis is on perspective of the theory developed by David Ausubel, the meaningful learning, from authors who dedicate themselves to his thinking. The adopted conception in this present research is of teaching and learning as distinct concepts, but that work in synchrony to reach the effective learning. With the regard the approach, the research presents features of qualitative and quantitative work. The general objective of this work is understand how it happened the learning in Geography on IFRN, campus Natal-Central, in 2017. The methodology is based on literature review, field research with use of data collection instrument (questionnaire) that was applied in 11 classes totaling 321 questionnaires answered. After the tabulation of objective questions, statistical analysis was used for interpret and organize the data. The results indicate that students did not feel difficulties in studying Geography on the first year of integrated technical high school. It’s clear that the students recognize the difference of the previous institution and the IFRN, with many answers about this theme, followed by rigor, higher level of collection and teacher methodology. The techniques used by the teachers, divided the opinion of the students, since methodologies that facilitate and facilitate learning have been identified. | pt_BR |
dc.description.resumo | A aprendizagem em Geografia dos alunos do Ensino Médio técnico integrado no Campus Natal Central do IFRN é alvo desta pesquisa e sua análise está sob a perspectiva da teoria desenvolvida por David Ausubel, a aprendizagem significativa, a partir de autores que se debruçaram sobre seu pensamento. A concepção adotada na presente pesquisa é de ensino e aprendizagem como conceitos distintos, mas que trabalham em sintonia para o alcance da aprendizagem efetiva. No que se refere à abordagem, a pesquisa apresenta características de um trabalho qualitativo e quantitativo. O objetivo geral deste trabalho é entender como ocorreu a aprendizagem em Geografia no IFRN, Campus Natal Central, em 2017. A metodologia é baseada em revisão de literatura, investigação em campo com utilização de instrumento de coleta de dados (questionário) que foi aplicado em 11 turmas totalizando 321 questionários respondidos. Após a tabulação das questões objetivas dos questionários, fez-se uso de análise estatística para interpretação e organização dos dados. Os resultados apontam que os alunos não sentiram dificuldade em estudar Geografia no primeiro ano do ensino médio técnico integrado. É evidente que os alunos reconhecem a diferença da instituição anterior e o IFRN, com grande número de respostas sobre esse tema, seguido do rigor, maior nível de cobrança e a metodologia do professor. As técnicas utilizadas pelos professores, dividiram a opinião dos estudantes, uma vez que foram identificadas metodologias facilitadoras e não facilitadoras do aprendizado. | pt_BR |
dc.relation.references | AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. 1 ed. Lisboa: Palátano Edições Técnicas, 2000. 213 p. Disponível em: <http://www.uel.br/pos/ecb/pages/arquivos/Ausubel_2000_Aquisicao%20e%20retencao%20de%20conhecimentos.pdf>. Acesso em: 27 abr. 2018. ARAÚJO, M. C. C. et al. Identidade (s) do componente curricular de Geografia no ensino técnico integrado do campus CNAT/IFRN. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DAS LICENCIATURAS, 4, 2017, Natal. Anais... Natal: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, 2017.
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