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dc.creatorBezerra, Maria Luiza Barbosa
dc.date.accessioned2019-01-18T12:49:41Z
dc.date.available2018-08-09
dc.date.available2019-01-18T12:49:41Z
dc.date.issued2018-07-06
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1600
dc.description.abstractToday, technology has been used in large part of society as a positive resource for behavior change. It is through the interaction between technology and tasks that are performed daily that the term gamification appears. Thinking about taking advantage of this integration, gamification and environmental education, the idea of the development of software (web system) that can be adapted to a conventional trash can be transformed into a garbage bin in order to encourage and make the community aware of the importance of the correct garbage disposal. The objective of this work is to show the management of the data obtained in the garbage dumps. In which it aims to manage a fun trash, allowing the visualization of its use by day and time, in addition to the performance of the battery level and amount of trash that the bin presents.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.subjectLixeirapt_BR
dc.subjectSistemapt_BR
dc.subjectGerenciamentopt_BR
dc.subjectGamificationpt_BR
dc.subjectTrash canpt_BR
dc.subjectSystempt_BR
dc.subjectBusiness Managementpt_BR
dc.subjectInformáticapt_BR
dc.titleUm sistema de apoio à lixeiras inteligentespt_BR
dc.title.alternativeA smart trash can support systempt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1674660722255032pt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Robercy Alves da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0132980303426326pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Cunha, Dannilo Martins
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044234076308983pt_BR
dc.contributor.referee1Silva, Robercy Alves da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0132980303426326pt_BR
dc.contributor.referee2Cunha, Dannilo Martins
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9044234076308983pt_BR
dc.contributor.referee3Medeiros, João Batista de
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0328785272685867pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLajespt_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqEngenharia de Softwarept_BR
dc.description.resumoNos dias atuais a tecnologia vem sendo utilizada em grande parte da sociedade como um recurso positivo para mudança de comportamento. É através da interação entre tecnologia e tarefas que são realizadas diariamente, que surge o termo gamificação. Pensando em aproveitar essa integração, gamificação e educação ambiental, despertou-se a ideia do desenvolvimento de um software (sistema web) que possa ser adaptado a uma lixeira convencional transformando-a em lixeira com características especiais com intuito de incentivar e conscientizar a comunidade sobre a importância do descarte correto de lixo. Este trabalho tem como objetivo mostrar o gerenciamento dos dados obtidos nas lixeiras. No qual visa o gerenciamento de uma lixeira divertida, permitindo a visualização do seu uso por dia e hora, além do desempenho do nível da bateria e quantidade de lixo que a lixeira apresenta.pt_BR
dc.creator.Lattes2http://lattes.cnpq.br/3331801404771545pt_BR
dc.creator.name2Silva, Kayna Daizyanne da


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