dc.creator | Bezerra, Maria Luiza Barbosa | |
dc.date.accessioned | 2019-01-18T12:49:41Z | |
dc.date.available | 2018-08-09 | |
dc.date.available | 2019-01-18T12:49:41Z | |
dc.date.issued | 2018-07-06 | |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1600 | |
dc.description.abstract | Today, technology has been used in large part of society as a positive resource for behavior change. It is through the interaction between technology and tasks that are
performed daily that the term gamification appears. Thinking about taking advantage of this integration, gamification and environmental education, the idea of the development of software (web system) that can be adapted to a conventional trash can be
transformed into a garbage bin in order to encourage and make the community aware of the importance of the correct garbage disposal. The objective of this work is to show the management of the data obtained in the garbage dumps. In which it aims to manage a
fun trash, allowing the visualization of its use by day and time, in addition to the performance of the battery level and amount of trash that the bin presents. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.subject | Lixeira | pt_BR |
dc.subject | Sistema | pt_BR |
dc.subject | Gerenciamento | pt_BR |
dc.subject | Gamification | pt_BR |
dc.subject | Trash can | pt_BR |
dc.subject | System | pt_BR |
dc.subject | Business Management | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.title | Um sistema de apoio à lixeiras inteligentes | pt_BR |
dc.title.alternative | A smart trash can support system | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1674660722255032 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Robercy Alves da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0132980303426326 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Cunha, Dannilo Martins | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9044234076308983 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva, Robercy Alves da | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0132980303426326 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cunha, Dannilo Martins | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/9044234076308983 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Medeiros, João Batista de | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/0328785272685867 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Lajes | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Engenharia de Software | pt_BR |
dc.description.resumo | Nos dias atuais a tecnologia vem sendo utilizada em grande parte da sociedade como um recurso positivo para mudança de comportamento. É através da interação entre tecnologia e tarefas que são realizadas diariamente, que surge o termo gamificação. Pensando em aproveitar essa integração, gamificação e educação ambiental, despertou-se a ideia do desenvolvimento de um software (sistema web) que possa ser adaptado a uma lixeira convencional transformando-a em lixeira com características especiais com intuito de incentivar e conscientizar a comunidade sobre a importância do descarte correto de lixo. Este trabalho tem como objetivo mostrar o gerenciamento dos dados obtidos nas lixeiras. No qual visa o gerenciamento de uma lixeira divertida, permitindo a visualização do seu uso por dia e hora, além do desempenho do nível da bateria e quantidade de lixo que a lixeira apresenta. | pt_BR |
dc.creator.Lattes2 | http://lattes.cnpq.br/3331801404771545 | pt_BR |
dc.creator.name2 | Silva, Kayna Daizyanne da | |