dc.creator | Diniz, Daiane Jéssica | |
dc.date.accessioned | 2018-11-29T16:33:09Z | |
dc.date.available | 2018-11-29T16:33:09Z | |
dc.date.issued | 2018-07-30 | |
dc.identifier.citation | DINIZ, Daianne Jéssica. Análise da trajetória das professoras de informática do IFRN em Natal e região metropolitana. 2018. 61f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, Natal, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1587 | |
dc.description.abstract | The premise for this work was the unsettling discrepancy in the number of female teachers within the Information Technology sector of the Instituto Federal do Rio Grande do Norte, which leads us to the question: How did this teachers managed to reach this area? Which were the hardships found in that journey? Understanding that gender is not something biologically defined, instead being a social construct, and that the profession choosing process is influenced by it, the present work has as its main objective understanding how the academic-professional trajectory influences in the choosing of the IT teaching profession within the IFRN. As to confirm the factuality of the low number of female teachers in the campi, an objetively quantitative research was made. After constating the hipotesis, five teachers, all which lectured IT classes within the IFRN Natal and Metropolitan Region Campi during the 2017.1 period were selected to be semi-structured comprehensively interviewed. In accordance with the theoretical referential to study subject and gender (GOES, 2000; BEAUVOIR, 2009), the Laurence Bardin content analysis method as described by Câmara (2013) was chosen for data analysis in this work. Results point towards the implication of gender prejudice as much in the choosing as in the permanence of women in IT´s academic and professional areas. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Docência | pt_BR |
dc.subject | Professora | pt_BR |
dc.subject | Gênero | pt_BR |
dc.subject | Informática | pt_BR |
dc.subject | Trajetória | pt_BR |
dc.title | Análise da trajetória das professoras de informática do IFRN em Natal e Região Metropolitana | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0573203362187353 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Soares, Ana Eliza Trajano | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0324153489731303 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Soares, Ana Eliza Trajano | |
dc.contributor.referee2 | Lopes, Alba Sandyra Bezerra | |
dc.contributor.referee3 | Manguinho, Julyana Vilar de França | |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho parte de uma inquietação a respeito da pouca quantidade de professoras do Instituto Federal do Rio Grande do Norte na área de informática, o que leva aos questionamentos: quais fatores levam a esse fato? Como essas professoras chegaram à docência na área? Quais as dificuldades encontradas? Entendendo que gênero não é algo definido biologicamente, mas tomando-o como uma construção social, e que há uma forte influência dessas construções também nas escolhas profissionais dos indivíduos, o presente trabalho tem como objetivo compreender quais os itinerários formativos de uma mulher, professora na área de Informática no IFRN. Para confirmar a realidade de poucas professoras de informática nesses campi, realizei um levantamento quantitativo sem fins de análise. Após constatar a hipótese, foram selecionadas cinco professoras que lecionaram disciplinas de informática nos IFRN’s de Natal e Região Metropolitana no período de 2017.1, para realizar entrevista de caráter semi-estruturado. Coerente com o referencial teórico para pensar sujeito e gênero (GOES, 2000; BEAUVOIR, 2009), escolhi como metodologia de análise de dados a Análise de Conteúdo de Laurence Bardin conforme descrita por Câmara (2013). Os resultados apontam para implicações da discriminação de gênero tanto na escolha como na permanência de mulheres na área de informática em âmbito acadêmico e profissional que nos faz refletir como precisamos avançar para desfazer a desigualdade de gênero na área da Informática. | pt_BR |