dc.creator | Nascimento, Daniel Zenon Lopes do | |
dc.date.accessioned | 2018-05-07T13:28:42Z | |
dc.date.available | 2018-05-07T13:28:42Z | |
dc.date.issued | 2017-12-21 | |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, Daniel Zenon Lopes do. A atuação do PIBID – informática na Escola Estadual Professor Antônio Fagundes. 2018. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Informática)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1496 | |
dc.description.abstract | This work presents an experience related to the work of PIBID (Institutional Scholarship Initiative Program) at the State School Professor Antônio Fagundes, located in the Northern Zone of Natal / RN. The main objective of this work is to present the contributions made by the PIBID scholarship holders, students of the Informatics Degree in the IFRN, in this school both in the minicourses and workshops administration and in the technological area, as regards the insertion of technological means in the process of teaching and learning. In addition, this work highlights the importance of PIBID in the teacher training of the student in Computing and its insertion in the reality of the Brazilian Public Teaching, as well as highlights the performance and the importance of the scholars in the view of students and servants of the school agreed to the program. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | PIBID | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias educacionais | pt_BR |
dc.title | A atuação do PIBID – informática na Escola Estadual Professor Antônio Fagundes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9988037375592870 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Silva Junior, Francisco das Chagas da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9635753221627299 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silva Júnior, Francisco das Chagas da | |
dc.contributor.referee2 | Moreira, Keila Cruz | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/6386073172746976 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Campos Neto, Edmilson Barbalho | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7757325848359241 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Natal - Zona Norte | pt_BR |
dc.publisher.initials | IFRN | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma experiência referente à atuação de bolsistas do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) na Escola Estadual Professor Antônio Fagundes, localizada na Zona Norte de Natal/RN. O principal objetivo deste trabalho é apresentar as contribuições realizadas pelos bolsistas do PIBID, alunos da Licenciatura em Informática no IFRN, na referida escola tanto na ministração de minicursos e oficinas quanto no âmbito tecnológico, no que diz respeito à inserção de meios tecnológicos no processo de ensino-aprendizagem. Além disso, este trabalho ressalta a importância do PIBID na formação docente do licenciando em Informática e sua inserção na realidade do Ensino Público brasileiro, bem como destaca a atuação e a importância dos bolsistas na visão de alunos e servidores da escola conveniada ao programa. | pt_BR |