Mostrar registro simples

dc.creatorSilva, Elisandra Claudia da
dc.date.accessioned2017-12-11T18:17:10Z
dc.date.available2017-12-11T18:17:10Z
dc.date.issued2014-06-26
dc.identifier.citationSILVA, Elisandra Claudia da. Análise do uso dos recursos tecnológicos na Escola Estadual Myriam Coeli: um estudo de caso. 2014. 69f. Trabalho de Conclusão de Curso (Monografia)- Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.pt_BR
dc.identifier.urihttp://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1418
dc.description.abstractAt school the pedagogical changes resulting from the inclusion of new technological resources, does not simply depends on the acquisition of equipment. There needs to be an investment in teacher training for conscious use of these resources, in addition, it is necessary that teachers believe that change. This research proposes to rethink the process of teaching and learning making use of technological resources available at the school. Consequently, the research aims to study the use of technological resources, in high school at the State School of Myriam Coeli Natal, RN. It is understood, in this work, that the teacher is one of the main characters of this building and that he needs to rethink his formation. However, the main point of this work is the use of these technological resources in the school environment, for all areas of knowledge, identifying difficulties for teachers to use these methodological resources. Starting from the history of the educational system and the projects undertaken to improve human resources, and going through the inclusion of new technological resources in education, we aim to encourage questioning about the methods and the educational practice. The routings followed in order to acquire information about the inclusion of these theoretical and methodological resources were literature reviewing, data collected through a questionnaire applied to seventeen teachers, and analyze of this material. With the information gathered the teachers’ experiences are reported and we propose some ideas for the use of technological resources available at the school already mentioned, in order to assist teachers for the use of the resources yet not appropriated by them.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Nortept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRecursos tecnológicos na escolapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectProcesso de ensino e aprendizagempt_BR
dc.titleAnálise do uso dos recursos tecnológicos na Escola Estadual Myriam Coeli: um estudo de casopt_BR
dc.typeTrabalho de Conclusão de Cursopt_BR
dc.creator.Lattes.pt_BR
dc.contributor.advisor1Morais, Pauleany Simóes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777805A5pt_BR
dc.contributor.referee1Morais, Pauleany Simóes de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777805A5pt_BR
dc.contributor.referee2Silva Júnior, Francisco das Chagas
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4774137T8pt_BR
dc.contributor.referee3Souza, Givanaldo Rocha de
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773394Y3pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentNatal - Zona Nortept_BR
dc.publisher.initialsIFRNpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANASpt_BR
dc.description.resumoNa escola, as mudanças pedagógicas advindas da inclusão de novos recursos tecnológicos não dependem simplesmente da aquisição de equipamentos. É necessário que exista um investimento na formação dos docentes para utilização consciente desses recursos; além disso, é preciso que os docentes acreditem nessa mudança. Este trabalho de pesquisa propõe repensar o processo de ensino e aprendizagem, com a utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na escola. Por consequência, a pesquisa tem o objetivo de estudar a utilização dos recursos tecnológicos no ensino médio da Escola Estadual Myriam Coeli, localizada na cidade de Natal/ RN. Entende-se, neste trabalho, que o docente é um dos principais agentes dessa construção e que ele precisa repensar sua formação. No entanto, o principal objetivo é compreender e analisar a importância da utilização dos recursos tecnológicos no espaço escolar por todas as áreas do conhecimento, identificando as dificuldades dos docentes ao utilizarem esses recursos metodológicos. Partindo da historização do sistema educacional e dos projetos realizados para implantar melhorias em recursos humanos, até a inclusão dos novos recursos tecnológicos na educação, procura-se provocar o questionamento de alguns métodos e práticas educacionais. Como encaminhamento relacionado à inclusão desses recursos teórico-metodológico, utilizou-se a revisão da literatura, a coleta de dados por meio de um questionário aplicado a dezessete docentes e a análise desse material. Com as informações colhidas, relatam-se as vivências dos docentes e propõem-se algumas ideias para utilização dos recursos tecnológicos disponíveis na escola em questão, a fim de auxiliar os docentes no uso de recursos ainda não apropriados por eles.pt_BR


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples